• Carregando...
O ano será empolgante para o setor automotivo de janeiro a dezembro. Selecionamos as principais estreias de universo de mais de 50 novidades | /
O ano será empolgante para o setor automotivo de janeiro a dezembro. Selecionamos as principais estreias de universo de mais de 50 novidades| Foto: /

A estimativa da indústria automotiva ainda não é das melhores para este ano, que projeta um tímido crescimento nas vendas.

Porém, não faltarão novidades para tentar aquecer o mercado - serão mais de 50 veículos entre projetos inéditos, nacionalizações, novas gerações e motorizações e facelifts.

LEIA MAIS: Relembre os principais lançamentos de 2016 e vote no seu preferido

Os SUVs/crossovers continuarão em alta, com pelo menos 14 lançamentos, enquanto marcas como Fiat e Ford apostam na atualização da gama.

Já as chinesas buscam um espaço com produtos mais elaborados. Confira algumas das estreias:

FORD ECOSPORT

Previsão: até meados do ano

O novo Ford EcoSport foi apresentado no fim do ano passado no Salão de Los Angeles (EUA). É primeira mudança visual desde 2012, quando mudou para a segunda geração e tornou-se um produto global.

A aparência se aproximou do novo Edge, com faróis menos afilados que o atual e a grade cromada. As luzes de neblina estão maiores, com nova moldura e agora seguem o movimento do volante nas curvas.

Na traseira, o estepe foi retirado da tampa do porta-malas, seguindo a medida adotada na Europa. O novo EcoSport deve estrear uma nova família de motores, a Dragon, com o 1.5 litro no lugar do 1.6 Sigma, além do 1.0 turbo. Leias mais

FIAT X6H e X6S

.Fiat/ Divulgação
Previsão: a partir do 2.º semestre

Depois do Mobi e do Toro, a Fiat prepara mais dois modelos inéditos para o mercado nacional neste ano. Um hatch que substituirá Palio e Punto e será produzido na fábrica de Betim (MG). Por enquanto, atende pelo código de X6H.

O outro é um sedã para o lugar de Siena, Grand Siena e Linea. O X6S, como é chamado, virá da Argentina. A inspiração visual da dupla será a mesma da família Tipo europeia.

Na opção de motores estão Fire Fly 1.0 3-cilindros, 1.3 e o 1.8 atualizado do Jeep Renegade e Fiat Toro. Leia mais

RENAULT CAPTUR

Renault/ Divulgação
Previsão: fevereiro

A Renault aposta alto em seu crossover para ir na esteira do sucesso de Honda HR-V e Jeep Renegade.O modelo feito no Paraná emprestará a plataforma do Duster, e não do Clio IV como acontece na Europa.

O modelo já está em pré-venda e, por ora, somente na versão 2.0, de 143/148 cv (gasolina/ etanol), associado ao câmbio automático de quatro marchas.

Porém, quando chegar às lojas terá também a nova motorização 1.6 16V , de 118/ 120 cv (g/e), associado à transmissão manual ou do tipo automática CVT. Leia mais

AUDI Q2

Audi/ Divulgação
Previsão: último trimestre.

A Audi projeta transformar o Q2 em seu novo best-seller de vendas. O crossover deverá ser produzido em São José dos Pinhais, dividindo a multiplataforma MQB do A3 Sedan e Q3, já feitos no local.

Na Europa já é vendido com motores 1.0 3-cilindros turbo (TFSI), de 116 cv, usado pelo A1 alemão, 1.4 turbo TFSI, de 150 cv, do Golf - provavelmente o propulsor a equipá-lo por aqui -, e outras opções a gasolina e diesel com potências até 190 cv.

Com porte semelhante ao do HR-V, irá brigar com as versões mais caras do modelo Honda e também do Jeep Renegade, além do Compass. Leia mais

RENAULT KWID

Renault/ Divulgação
Previsão: 1.º trimestre.

Outro Renault a sair da fábrica de São José dos Pinhais. O substituto do Clio tem jeitão de SUV subcompacto e ficará numa faixa de preço abaixo do Sandero.

Terá como destaque a presença de airbags laterais em todas as versões. Sob o capô, o novo motor 1.0 3-cilindros, recém-estreado pelo Sandero e Logan.

O Kwid exibe traços que lembram os irmãos Duster, na grade integrada ao conjunto óptico, e Sandero, nos faróis e para-choques. A traseira é mais arredondada e com uma pegada também de suvinho. Leia mais

HYUNDAI CRETA

Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Previsão: 2.º quinzena de janeiro.

Estrela da marca no Salão de São Paulo, em novembro passado,o Creta é fabricado em Piracicaba (SP) sobre a plataforma do Elantra.

A marca projeta fazer dele um sucesso semelhante ao do HB20, lançado em 2012 e hoje o segundo carro mais emplacado no país.

Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Ele compartilha o motor 1.6 do hatch, porém recalibrado com 2 cv a mais (130 cv), associado ao câmbio manual e automático de seis marchas. Há ainda o 2.0 flex, vindo do ix35, que desenvolve 166 cv e está sempre associado à transmissão que dispensa a embreagem. Leia mais

HONDA WR-X

Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Previsão: 1.º semestre.

Apresentado como crossover, a novidade é quase um Fit vitaminado. Ficará posicionado justamente entre o monovolume e o HR-V.

O WR-V foi desenvolvido para o mercado brasileiro e deve compartilhar o motor 1.5 do Fit, de 116 cv, associado à caixa automática CVT, provavelmente com opção do manual de cinco marchas.

Renyere Trovão/Divulgação

Em 2018, caberá ao modelo estrear um inédito motor 1.0 turbo, que substituirá o atual 1.5 aspirado e irá migrar para os outros modelos da marca. Leia mais

CHERY TIGGO 2

Renyere Trovão/Gazeta do Povo
Previsão: fim do 1º semestre.

É o principal lançamento da marca chinesa no ano. O crossover será feito em Jacareí (SP), ao lado do Celer, do qual é baseado, e do New QQ. A Chery o venderá como a segunda geração do atual Tiggo.

Digamos que segue a mesma linha do Honda WR-X, que brigará com as versões de entrada dos SUVs compactos e tentará fisgar que não se contenta em ficar no sedã compacto-médio.

Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Usará o motor 1,5, de 109 cv, conectado a um câmbio manual de cinco marchas e também com a opção CVT.

CHRYSLER PACIFICA

O modelo chegará para substituir a Town & Country, com enormes 5,17 metros de comprimento. A novidade tem visual dianteiro inspirado no sedã médio Chrysler 200, como também o interior.

Há uma tela sensível ao toque de 8,4” para comandar a central multimídia, além de um novo sistema de entretenimento nos bancos traseiros com telas de 10”.

A minivan é equipada com portas corrediças em ambos os lados para facilitar o acesso dos passageiros. O motor é o conhecido Pentastar V6 3.6, de 287 cv, gerenciado por um câmbio automático de nove marchas. Leia mais

CHEVROLET TRACKER

Renyere Trovão/Gazeta do Povo

A segunda geração do utilitário já pode ser vista rodando sem placa por aí, mas o início das vendas nas lojas começa na segunda quinzena de janeiro.

O modelo adotou a nova identidade da Chevrolet, já vista por aqui no novo Cruze e na dupla Onix/Prisma. Destaque para a linha de leds pontilhados na base dos faróis da versão LTZ.

Renyere Trovão/Gazeta do Povo

A grande novidade é o motor 1.4 turboflex, que estreou na nova geração do Cruze. Ele rende 153 cv e está associado ao câmbio automático de seis marchas. Leia mais

CITROËN C4 CACTUS

Deve ganhar cidadania nacional, pois é feito sobre a plataforma PF1, a mesma do Citroën C3 e dos Peugeot 208 e 2008.

Na Europa, a versão de entrada usa o motor 1.2 PureTech, de três cilindros, já lançado no 208 e C3 em solo brasileiro. Já as demais são empurrados por propulsores turbinados.

Previsão: 2.º semestre.

O C4 Cactus chama a atenção pelo visual. Nas laterais (e nas portas por dentro), as inovadoras ‘escamas’ chamadas de Airbumps. É uma espécie de almofada cheia de ar que visa proteger o veículo de arranhões e impactos leves.

Tem uma proposta jovem, com várias opções de cor e com forte apelo à conexão multimídia.

HONDA CR-V

Previsão: último trimestre.

Assim como a Fiat, a Honda também está renovando praticamente todo o portfólio. Um das estreias para 2017 é a quinta geração do CR-V .

O SUV médio traz visual mais marcante do que o modelo anterior. A dianteira é totalmente nova e traz grade dianteira cromada integrada aos faróis com luzes diurnas em led. Na traseira, as lanternas agora invadem a tampa do porta-malas.

O CR-V virá equipado com o motor 1.5 turbo (o mesmo do Civic Touring), só que recalibrado para oferecer 193 cv, associado ao CVT - o câmbio está presente também na versão de entrada LX, única opção com o propulsor 2.4 aspirado, de 186 cv.

HYUNDAI i30

Previsão: 2.º semestre

A terceira geração do hatch médio fez sua estreia mundial no Salão de Paris, em outubro passado. Ela absorve de vez o estilo europeu, cada vez mais presente nos carros do grupo Kia-Hyundai desde que o designer alemão Peter Schreyer, ex-Audi, passou a projetar os modelos - hoje ele preside a Hyundai.

A principal mudança está na linha de motores , que é quase toda turbo para entregar mais força e reduzir o consumo de combustível.

Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Há apenas um versão com propulsor aspirado, a 1.4, de quatro cilindros, que rende 100 cv. As demais são sobrealimentadas: a 1.0 turbo, de três cilindros (120 cv), a 1.4 turbo, de quatro cilindros (140 cv) e a 1.6 turbodiesel, cujas potências variam de 95 cv a 133 cv.

JAC T3

Previsão: 2.º semestre

É um carro totalmente pensado para o mercado brasileiro, uma espécie de ‘CrossFox’ da JAC. Trata-se da versão aventureira de uma nova linha de compactos que a JAC pretende emplacar no Brasil a partir deste ano.

Chega primeiro importado da China e depois vira nacional quando a marca inaugurar a fábrica na Bahia. O T3, ou S2, como é conhecido na Ásia, irá para brigar com o próprio CrossFox, Renault Sandero Stepway e Hyundai HB20X, além do Honda WR-X, que segue o mesmo estilo.

O motor será o 1.5 Jetflex, de 127 cv, já disponível na linha J3 S, acoplado ao câmbio manual de seis marchas ou CVT.

LAND ROVER DISCOVERY

Renyere Trovão/Gazeta do Povo
Previsão: 1.º semestre.

A quinta geração do utilitário é baseada no conceito Discovery Vision, que foi revelado em 2014 e também deu origem às linhas do Discovery Sport. O ‘suvão’ familiar tem um visual muito próximo ao do Evoque.

Os faróis são bem afilados e para-choques enormes e com entradas de ar marcantes. Design que transmite mais agressividade.

Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Deverá vir com os motores TD6 a diesel, de 258 cv, e o Si6 3.0 V6 a gasolina, de 340 cv, ambos V6. Todos associados à transmissão automática de nove marchas.

VOLKSWAGEN GOLF

Previsão: 2.º semestre.

A sétima geração do hatch médio foi lançada em 2012 na Europa e no fim do ano seguinte desembarcou no Brasil. Agora acaba de ganhar a sua primeira reestilização lá fora, que também vira para cá.

Produzido em São José dos Pinhais, as principais mudanças estão nos faróis em led e no novo formato do para-choques. O sistema multimídia também foi atualizado. No ano passado, o Golf VII adotou no Brasil a motorização 1.0 TSI (turbo), de 125 cv. Leia mais

NISSAN FRONTIER

Renyere Trovão/Divulgação
Previsão: meados do ano.

A picape deve chegar primeiro importada do México para depois sair da fábrica da Argentina, onde já é vendida. A Frontier é construída sob um novo chassis, com suspensão multilink e melhores ângulos de saída e entrada.

A dianteira ficou menos quadrada, com a nova grade em V e os faróis de leds espichados. Os faróis de neblina ganharam uma moldura triangular.

No país vizinho, o modelo vem equipado com propulsor 2.3 biturbo de quatro cilindros a diesel, com 190 cv, associado a uma transmissão manual de seis velocidades (com tração traseira ou integral com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro) ou automática de sete marchas (apenas 4x4).

PEUGEOT 3008

Previsão: meados do ano.

O repaginado 3008 tirou a roupa de crossover para assumir de vez a proposta de utilitário esportivo. A dianteira foi inspirada no hatch médio 308.

A grade se destaca e é emoldurada por linhas cromadas. Os faróis são bem recortados e vem acompanhados de luz diurna em led pontilhada.

Na traseira, as lanternas em led ganharam assinatura tipo ‘garra de leão’ e são ligadas por um acabamento em preto que percorre toda a tampa do porta-malas.

O propulsor será o consagrado 1.6 THP, que equipa o modelo atual e rende 165 cv. Leia mais

TOYOTA COROLLA

Previsão: meados do ano

A atualização do Corolla segue a nova linguagem visual da marca, trazida pelo Mirai, seu carro a hidrogênio, e já vista na picape Hilux e utilitário SW4.

Os faróis, agora com iluminação em led, estão mais afilados, invadindo mais as laterais e integrados à luz diurna em led. A grade superior foi encolhida e está mais fina, enquanto a inferior cresceu.

Atrás, as lanternas também receberam led, novas lentes e um rearranjo das luzes. As opções de motorização permanecerão as mesmas: 1.8, de 144 c,v e 2.0 de 154 cv, associados à transmissão manual ou CVT. Leia mais

Tem mais...

Confira outros lançamentos previstos para 2017:

Modelo

Mudança

Quando

Audi A5 nova geração 1.º trimestre
Audi Q5 nova geração 1.º trimestre
BMW Serie 5 nova geração 2.º semestre
Chery Arrizo 3 inédito 2.º semestre
Chery Arizo 5 inédito 2.º semestre
Chevrolet Spin reestilização 1.º semestre
RAM 1500 inédito último trimestre
Ford Ka Trail nova versão 1.º trimestre
Honda City reestilização 2.º semestre
Kia Rio inédito 2.º semestre
Nissan Kicks nacionalização 1.º semestre
Mercedes Classe E Coupé inédito 1.º semestre
Mini Coutryman nova geração último trimestre
Mitsubishi ASX reestilização 2.º semestre
Porsche Panamera Hybrid nova versão 1.º trimestre
Renault Koleos inédito meados do ano
Renault Alaskan inédito último trimestre
Suzuki Swift nova geração último trimestre
Suzuki Jimny nova versão 2.º semestre
Toyota RAV4 reestilização 1.º semestre
Volkswagen Gol GT nova versão último trimestre
Volkswagen up! reestilização 1.º trimestre
Volkswagen Golf reestilização 2.º semestre
Volkswagen Tiguan nova geração 1.º trimestre
Volkswagen Amarok nova motorização 2.º semestre
Volvo S90 inédito 1.º semestre
Volvo XC40 inédito último trimestre
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]