• Carregando...
Lexus Hoverboard é um protótipo e não deve ser vendido. | Divulgação/Lexus
Lexus Hoverboard é um protótipo e não deve ser vendido.| Foto: Divulgação/Lexus

A clássica sequência em que o garoto Marty McFly foge dos vilões sobre um skate voador em ‘De Volta Para o Futuro II’, de 1989, era uma das soluções futurísticas vistas no filme que mais impressionaram os fãs da trilogia. Pois, a proeza do personagem vivido pelo ator Michael J. Fox virou realidade pela Lexus, fabricante de carros de luxo pertencente ao grupo Toyota .

A marca divulgou nesta quarta-feira (5) um vídeo (veja abaixo) no qual exibe o Hoverboard em ação numa praça de Barcelona, na Espanha. O skate flutua tal qual o brinquedinho de McFly na ficção. Segundo a empresa, o desenvolvimento começou há 18 meses e teve ajuda de cientistas especializados em tecnologia de levitação magnética.

A apresentação do Lexus Slide, como foi batizada a maquina voadora japonesa, usou uma pista com 200 metros de manta magnética por baixo do piso e trechos com água por onde a prancha sem rodinhas flutua perfeitamente.

Skate voador

A Lexus, divisão de luxo da Toyota, exibe o primeiro Hoverboard em ação. O skate sem rodinhas ainda não será colocado à venda, mas reforça o slogan da marca japonesa de que ‘ímpossível é possível’.

+ VÍDEOS

O skatista Ross McGouran foi chamado para ‘dropar’ na experiência. É possível ver que ele e outros ‘cobaias’ sofrem no começo para conseguir realizar algumas manobras.

“Passei mais de 20 anos andando de skate, mas sem atrito é como se eu precisasse aprender uma nova técnica, principalmente em relação a postura e equilíbrio”, afirmou McGouran.

Segundo a Lexus, o equipamento funciona utilizando um mecanismo de imãs e supercondutores resfriados com nitrogênio líquido, o que explica a fumaça branca saindo da máquina voadora.

Ou seja, por conta dos imãs, só é possível andar no skate flutuante quando usado sobre superfícies metálicas especiais, o que o torna inutilizável em outros locais comuns. É possível que, num primeiro momento, a tecnologia seja explorada em ambientes como shoppings e parque de diversões, com uma pista devidamente preparado para o veículo flutuar. No entanto, a fabricante esclarece que se trata de um protótipo único e não tem planos para comercializá-lo, por enquanto.

A apresentação da tecnologia neste ano é muito estratégica para a Lexus, afinal, em 1989, o futuro visitado por Marty McFly era exatamente em 2015. Neste caso, a iniciativa faz parte de uma tentativa de mostrar a capacidade de inovação e imaginação da marca japonesa, que tem como slogan a frase “Fazendo o impossível possível”.

Não é pioneiro

Esta não é a primeira vez que uma empresa tenta tornar realidade a ficção vista no filme de Robert Zemeckis. No ano passado, a empresa Hendo apresentou um projeto semelhante, o Hendo Hoverboard, e até conseguiu arrecadar mais de US$ 500 mil no site de crowdfunding Kickstarter para construir o primeiro skate sem rodinhas comercial.

Apesar de funcionar, o produto decepcionou, principalmente por não atingir uma velocidade satisfatória, de ser utilizado apenas em superfícies especiais - como é o caso da projeto da Lexus -, além de a bateria durar apenas alguns minutos.

Marty McFly, vivido por Michael J. Fox, e o skate flutuante no filme De Volta para o Futuro II.Reprodução/YouTube
Os imãs estão colocados abaixo da superfície, apesar de não aparecerem na imagem.Reprodução/YouTube
Skatista Ross McGouran testa o Lexus Hoverboard na Espanha.Divulgação/Lexus
Skatista Ross McGouran testa o Lexus Hoverboard na Espanha.Divulgação/Lexus
Os imãs estão colocados abaixo da superfície, apesar de não aparecerem na imagem.Divulgação/Lexus
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]