• Carregando...
 |
| Foto:

As vendas de carros em abril fecharam um quadrimestre de recuperação do setor automotivo. O crescimento foi de 20,45% em relação ao mesmo período de 2017 - 737.282 contra 612.117 unidades emplacadas. 

Só no mês passado foram 210.017 exemplares emplacados, um aumento de 37,8% sobre abril do ano passado.É o melhor desempenho desde dezembro de 2015. Em relação a março, o crescimento foi de 5%.

Abril também consolidou a volta do Renault Kwid entre os modelos mais vendidos no Brasil, ressurgiu Sandero, que estava longe dos holofotes, e mostrou que o Volkswagen Virtus fará dobradinha com o irmão Polo na preferência em seus segmentos.

>> HR-V perde fôlego e SUVs compactos têm novo líder de vendas; veja top 10

Kwid começou sua trajetória em 2017 desbancando em outubro o Hyundai HB20 e o Ford Ka na venda mensal. Porém o sucesso meteórico foi prejudicado com o anúncio de recalls, que paralisaram a entrega do carro aos compradores e a novos clientes. 

Mas em fevereiro deste ano, o subcompacto voltou a figurar na parte de cima do ranking, cravando por três meses consecutivos a quinta posição entre os veículos mais licenciados no país - no mês passado foram 6.616 exemplares.

Já o Sandero resgatou o bom desempenho de um passado recente ao aparecer na oitava colocação, com 5.814 unidades emplacadas. O hatch compacto colou no VW Polo, o sétimo da lista (5.818), e ficou à frente de Toyota Corolla (5.664) e VW Gol (5.449), dois tradicionais campeões de venda.

>> Vendas em baixa! Os carros mais injustiçados no Brasil

Virtus, por sua vez, começa a brigar pela liderança do segmento de sedãs. Com 3.860 exemplares negociados em abril, ele já se posiciona na segunda colocação entre os compactos, atrás apenas do  Prisma, com 6.630 - o Volks fechou em 18.º no geral e o Chevrolet, em 4.º.

Vale lembrar que que o Virtus parte de R$ 59.990, enquanto o Prisma começa em R$ 47.990 na versão 1.0 Joy, que traz o visual antigo - o modelo reestilizado sai de R$ 57.550.

Ainda dentro da categoria, o Ford Ka Sedan terminou abril na terceira posição, seguido de Fiat CronosToyota Etios Sedan, Volkswagen VoyageHB20S.

Onix continua soberano

O líder absoluto continua sendo o Onix, que atropela os rivais. O hatch de entrada da Chevrolet faturou 16.617 unidades no mês passado, ante as 9.606 do HB20 e 8.764 do Ford Ka. 

No acumulado do ano o Onix já somou 58.390 emplacamentos. O HB20 retomou o segundo posto, com 33.618, deixando o Ford Ka em terceiro, com 32.790.

O top 10 do ano tem um novo integrante: o Fiat Argo, que totalizou 17.818 unidades vendidas de janeiro a abril. Curiosamente, nenhum SUV está na lista dos dez mais, já que é o segmento mais em alta do momento - talvez pelas inúmeras opções no mercado. O Jeep Compass é o mais bem colocado, em 11.º, com 17.584 carros negociados no período. 

TOP 30
Em abril (unidades)
1.º Chevrolet Onix
16.617
2.º Hyundai HB20
9.806
3.º Ford Ka
8.764
4.º Chevrolet Prisma
6.635
5.º Renault Kwid
6.616
6.º Fiat Strada
6.357
7.º Volkswagen Polo
5.818
8.º Renault Sandero
5.814
9.º Toyota Corolla 
5.664
10.º Volkswagen Gol
5.449
11.º Fiat Toro
5.142
12.º Fiat Argo
4.953
13.º Jeep Compass
4.607
14.º Volkswagen Saveiro
4.489
15.º Jeep Renegade
4.462
16.º Fiat Mobi
4.204
17.º Toyota Etios
3.968
18.º Volkswagen Virtus
3.864
19.º Hyundai Creta
3.785
20.º Nissan Kicks
3.701
21.º Ford Ka Sedan
3.525
22.º Honda HR-V
3.523
23.º Fiat Cronos
3.383
24.º VW Fox
3.292
25.º Toyota Etios sedã
3.255
26.º Toyota Hilux
3.195
27.º Ford EcoSport
2.932
28.º VW Voyage
2.825
29.º Honda Civic
2.765
30.º Hyundai HB20S
2.651
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]