i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Competição

Maratona da Eficiência Energética premia alunos

Estudantes universitários apresentaram 54 protótipos de veículos com baixo consumo de combustível

  • PorViviane Favretto
  • 04/08/2012 21:03
O evento reuniu 500 universitários de 29 institições do país | Rodolfo Bührer/Renault
O evento reuniu 500 universitários de 29 institições do país| Foto: Rodolfo Bührer/Renault

Pódio

Conheça as instituições vencedoras da 9ª Edição da Maratona Energética.

• Categoria Gasolina: Colégio Técnico Santa Maria – RS

• Categoria Etanol: Centro de Educação Técnica (Cefet) de Minas Gerais – MG

• Categoria Elétrico: Universidade Federal de Itajuba (Unifei) – MG

• Categoria Projeto: Centro de Educação Técnica (Cefet) de Minas Gerais – MG

  • Mais de 54 protótipos participaram da prova em Pinhais
  • Os vencedores receberam como prêmio seis automóveis

A 9.ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, realizada entre os dias 24 e 27 de julho no Kartódromo Raceland, em Pinhais (PR), recebeu neste ano um número recorde de projetos. Ao todo, foram inscritos 54 protótipos, com participação de mais de 500 universitários e 29 instituições de ensino superior. Na edição deste ano, patrocinada pela Renault do Brasil, os vencedores receberam como prêmio seis automóveis e oito motores da marca, para uso didático em laboratórios e oficinas das universidades.

Disputada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América Latina. Mais de 500 alunos e professores trabalharam na finalização dos modelos e venceram aqueles que conseguiram obter o menor consumo de combustível.

A prova premiou as duas universidades que alcançaram o menor consumo (em cada categoria: gasolina, etanol e elétrico) com automóveis para uso didático. As terceiras colocadas receberam três motores.

Os participantes enfrentaram, ainda, outro desafio: produzir os carros com o menor impacto ambiental possível, explorando materiais de origem natural ou praticando a reciclagem. "Já tivemos exemplos incríveis, como o uso da casca de bananeira, fibra de bambu, plástico derivado da cana-de-açúcar, entre outros materiais, na produção das carenagens", destaca Alberto Andriolo, idealizador e organizador da Maratona.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.