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Após um 2016 inesquecível, com o patrocínio da Olimpíada do Rio, e o lançamento do crossover Kicks, a Nissan fechará o ano com uma notícia indigesta. O programa Latin NCap, que realiza teste de colisão e segurança veicular em modelos vendidos na América do Sul, acaba de rebaixar as notas do March e do Versa.

A medida veio após a empresa comparar os resultados das avaliações de unidades feitas no México com as fabricadas em Resende (RJ). Em dezembro do ano passado, a dupla com cidadania brasileira recebeu 4 estrelas para proteção de adultos (num total de 5), enquanto que de crianças a classificação foi de 2 para o sedã e 1 para o hatch.

Já em crash test recente realizado no país norte-americano os dois modelos se saíram pior: alcançaram 3 estrelas para adultos, porém mantiveram as notas para o ocupante infantil.

Confira as notas de todos os modelos avaliados pelo Latin NCap

Os dez carros mais seguros do país

Nissan Versa foi reavaliado com três estrelas para proteção a adulto - as duas estrelas para criança permaneceram.

Segundo a Latin NCap, a montadora japonesa havia afirmado anteriormente que o March e o Versa produzidos no Brasil e no México eram iguais, daí o motivo do novo relatório com a classificação alterada.

“Os dois modelos feitos no México proporcionam uma proteção menor para o ocupante adulto em relação aos fabricados no Brasil, tendo sido testados sob o mesmo protocolo de avaliação”, alega o órgão, que passou a classificar de 3 estrelas como a nota oficial de ambos.

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De acordo com a entidade, as diferenças apareceram, principalmente, nos sistemas retenção e na estrutura dos dois veículos, que foram consideradas instáveis - em 2015, eles foram avaliados como estáveis.

“Os cintos, em combinação com os airbags, ofereceram menos proteção para o peito do motorista do que em 2015”, disse Alejando Furas, secretário-geral do Latin NCap.

A Nissan mexicana se comprometeu “a pesquisar e entender as diferenças entre os veículos brasileiros e mexicanos, para reconquistar as 4 estrelas para adultos”.

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Critérios mais rigorosos na avaliação

A partir de 2016, o Latin NCap passou a ser mais criterioso na avaliação, exigindo a presença dos controles de tração e estabilidade para a obtenção da nota máxima, além de aumentar o peso das notas com a presença de airbags complementares e sistema de fixação da cadeira infantil.

Desde 2010, a entidade já testou mais de 50 carros, o que possibilitou a criação de um ranking dos carros mais seguros, no qual os modelos são classificados por estrelas (máximo de cinco).

Eles são submetidos a impactos frontais e laterais e são observados ainda o nível de equipamentos de segurança, bem como a presença ou não de avisos de advertência para o uso correto dos dispositivos.

Leva-se em conta os riscos de lesões fatais que apresentam em caso de acidente, tanto para o motorista e passageiro adultos que vão à frente quanto para crianças de 1 ano e meio a 3 anos de idade que ficam atrás nas cadeirinhas infantis.

Confira os dez melhores desempenhos obtidos até hoje no teste de colisão do Latin NCap. Quem sabe a lista possa ajudá-lo na escolha do próximo carro.

  • VOLKSWAGEN GOLF: Fabricado em São José dos Pinhais, é o único da lista com sete airbags (duplo frontal, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista). Vem ainda com controles de estabilidade e de tração e sistema Multicollision Brake, que freia o veículo após detectar uma colisão, diminuindo os danos, e sensores de estacionamento traseiro e dianteiro. Como opcional, oferece o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que freia e acelera o veículo automaticamente. Motores: 1.0 turbo, de 125 cv, 1.4 turbo, de 150 cv, 1.6, de 120 cv, e 2.0, de 220 cv. Preço: a partir de R$ 74.990.
  • TOYOTA HILUX: A picape média feita na Argentina se saiu ainda melhor bem na proteção de crianças devido aos novos Sistemas de Retenção Infantil (SRI). A unidade testada trazia três airbags (incluindo o de joelho para o motorista), cinto de três pontos para todos os ocupantes e ancoragens Isofix. Controles de estabilidade e de tração e assistente de rampa vem de série a partir da versão SRV 4x2 (R$ 121.300) Motores: 2.7 flex, de 163 cv, e 2.8 turbodiesel, de 177 cv. Preços: a partir de R$ 112.150 (cabine dupla).
  • HONDA HR-V: Líder de vendas em 2016 no segmento SUVs/ Crossovers, o HR-V oferece desde a versão de entrada EX controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em subida e Isofix. Câmera de ré equipa a versão intermediária EX (R$ 93.000). Motor: 1.8, de 140 cv. Preços: a partir de R$ 79.000.
  • JEEP RENEGADE: Completa o quarteto com nota máxima nos testes. Também vem com os controles de estabilidade e de tração, controle eletrônico anticapotamento, sensor de ré, Isofix e auxílio de partida em subidas - traz ainda o controle de descida e câmera de ré na versão a diesel (R$ 115.990). Como diferencial, há o Panic Brake Assist, que ‘pressiona’ o freio ao máximo nas rodas em uma situação de emergência, mesmo que condutor não tenha pisado tão forte no pedal. A tração 4x4 está presente na versão a diesel. Motores: 1.8, de 139 cv, e 2.0 turbodiesel, de 170 cv. Preços: a partir de R$ 72.990.
  • TOYOTA COROLLA: Vem equipado de série com cinco airbags (duplo frontal, dois laterais e para o joelho do motorista). Curiosamente, o modelo analisado trazia apenas três (sem os laterais), além de Isofix. Os airbags do tipo cortina estão presentes na versão mais cara Altis (R$ 108.000). O senão no modelo é a ausência dos controles de estabilidade e de tração, que serão adicionados na reestilização que chegará em 2017. Motores: 1.8, de 144 cv, e 2.0, de 154 cv. Preços: a partir de R$ 68.740.
  • HONDA CITY: A primeira da relação a perder uma estrela na proteção às crianças (no adulto permanecem as cinco estrelas). O sedã vem com airbags laterais e de cortina na versão topo ELX (R$ 81.400). A presença do sensor de ré com câmera multivisão, a partir da EX (R$ 75.700), auxiliam na segurança. Motor: 1.5, de 116 cv. Preços: a partir de R$ 60.900
  • HONDA FIT: É outro que oferece airbags laterais dianteiros para motorista e passageiro, porém apenas na versão topo EXL (R$ 78.900), que não foi a configuração testada. A câmera de ré multivisão está no pacote de fábrica a partir da EX (R$ 73.800). Há até um pino de segurança para tapete do condutor. Motor: 1.5, de 116 cv. Preços: a partir de R$ 57.700.
  • TOYOTA RAV4: O modelo traz câmera de ré integrada ao multimídia de série e a partir da versão 2.0 CVT TOP entrega oito airbags (sendo dois laterais e quatro de cortina). Motores: 2.0, de 145 cv, e 2.5, de 179 cv. Preços: a partir de R$ 132.950
  • FORD FOCUS HATCH: Vem equipado de série com os controles de estabilidade e de tração, auxiliado pelo Sistema de Estabilidade Preventivo, que prevê e evita uma situação de risco considerando a velocidade do carro e o giro do volante. A versão topo Titanium Plus (R$ 109.400) oferece a frenagem autônoma, que freia automaticamente o carro ao perceber que ele se aproxima rapidamente do veículo à frente, e sistema de estacionamento automático. Motores: 1.6, de 135 cv, e 2.0, de 178 cv. Preços: a partir de R$ 76.200.
  • VOLKSWAGEN JETTA: A versão de entrada Trendline já vem dois airbags laterais, controles de estabilidade e de tração, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e Isofix. A topo Highline (R$ 114.576) adiciona os airbags de cortina e assistente de partida na subida (também presente na Comfortline). Motores: 1.4, de 150 cv, e 2.0, de 211 cv. Preços: a partir de R$ 85.656.

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