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Modelo estará à venda no final de 2011 na Europa pelo equivalente a R$ 340 mil | Divulgação/McLaren
Modelo estará à venda no final de 2011 na Europa pelo equivalente a R$ 340 mil| Foto: Divulgação/McLaren

Exclusividade

Pagani Zonda F é vendido por R$ 4 milhões

O carro mais caro do mercado nacional, o superesportivo Pagani Zonda F, no valor de R$ 4 milhões, foi vendido para um empresário paulista e será emplacado em abril. Produzido na Itália, o carro é fruto de uma linha exclusiva de veículos superluxuosos que produz no máximo 25 unidades por ano. A importadora Platinuss, representante da marca no país, que vendeu o carro, também comercializa os bólidos da Spyker e Koenigsegg. Este último chega em julho com preço acima de R$ 6 milhões.

O Pagani Zonda F foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra de 2006. A carroceria do carro é de fibra de carbono e pode ser aberta pelo motorista para se ter acesso ao motor, tan­­que de combustível e até espaço para bagagens nas laterais do carro. Sob o capô esconde um motor Mercedes-Benz AMG com 12 cilindros em V, capaz de entregar uma potência de 659 cavalos a 6.150 rpm e alcançar uma velocidade máxima de 345 km/h. E para sair de 0 e atingir os 100 km/h o superesportivo gasta somente 3,5 segundos. Já para frear de 200 km/h e parar completamente o modelo precisa de 4,4 segundos.

O Pagani Zonda F mede 4,43 metros de comprimento, 2,05 m de largura, 1,14 m de altura e 2,73 de entreeixos. Segundo a fabricante, a origem do "F" deste modelo Pagani Zonda F é uma homenagem ao ex-piloto Juan Manuel Fangio. Já o nome Zonda surgiu por causa do "El viento de los Andes".

  • Os pilotos de F-1 da McLaren Jenson Button e Lewis Hamilton testaram o superesportivo antes do lançamento
  • O bólido que ultrapassa os 345 km/h é fruto de uma linha exclusiva de veículos superluxuosos

O bólido MP4-12C que marca o regresso da McLaren aos carros de rua já pode ser con­­siderado mais do que um sucesso de aprovação. Apre­­sen­tado oficialmente na se­­ma­­na passada no Reino Unido, o modelo já recebeu 1.600 pedidos de encomendas. As primeiras unidades devem chegar no início de 2011 com um preço sugerido entre 125 mil libras e 150 mil libras, o equivalente a R$ 340 mil e R$ 408 mil, sem taxas de im­­portação e impostos. Caso al­­guma uni­­da­­de venha para Brasil, não irá cus­­tar menos de R$ 2 milhões.

Os testes do superesportivo an­­tes do lançamento foram feitos pe­­los pilotos de F-1 da McLaren Jen­­son But­­­­­ton e Lewis Hamilton. O bólido conta com componentes derivados da experiência acumulada na Fór­­mula 1, como por exem­­plo a suspensão activa e en­­tradas de ar. Ele mede 4,50 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,19 m de altura e tem uma distância entreeixos de 2,67 m. Os cer­­ca de 1.300 quilos de peso es­­tão distribuídos na razão de 43% pa­­ra a dianteira e 57% para a traseira.

Seu interior é elegante, com con­­sole central elevado e vazado por trás. Há comandos de ar-condicionado digitais independentes, localizados nas portas, bem como uma tela sensível ao toque para configurar as funções do veículo. O contagiros analógico é o destaque entre os mostradores e o velocímetro é digital.

Equipado com um motor V8 Bitur­bo, 3.8 de 600 cv, o carro ainda não teve os números de performance divulgados, mas pode-se esperar velocidade máxima de quase 325 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. Nas ruas, o novo bólido irá concorrer com a Ferrari 458 Italia e modelos da Porsche e Lambor­ghini.

Das 1.600 unidades en­­co­­men­da­das, 25% serão destinadas ao Reino Unido, 25% serão co­­mer­cializadas no mercado norte-americano e os outros 50% serão vendidos no mercado europeu.

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