i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Boca no trombone

Melhores e piores marcas de carro nas avaliações do Reclame Aqui

Fizemos um ranking da reputação das fabricantes baseado no site que registra e acompanha reclamações do consumidor 

    • AutoPapo, com Gazeta do Povo
    • 28/11/2018 16:55
    O site Reclame Aqui usa emojis para classificar o índice de satisfação do consumidor com a marca. | Arte / Gazeta do Povo
    O site Reclame Aqui usa emojis para classificar o índice de satisfação do consumidor com a marca.| Foto: Arte / Gazeta do Povo

    Foi-se o tempo em que o Procon - entidade de proteção aos direitos do consumidor - era o único canal a se recorrer quando se ficava insatisfeito por uma empresa na compra de um produto. 

    A disseminação da internet fez surgir um outro caminho para solucionar problemas recorrentes do mal atendimento prestado: o site Reclame Aqui.

    >> Chevrolet Monza está de volta e com motor turbo

    Para quem ainda não conhece, saiba que atualmente é o maior portal de reclamações e de pesquisa de reputação de marcas e serviços no Brasil. São mais de 18 milhões de consumidores que acessam a plataforma.

    E as empresas perceberam a força do canal, passando a usá-lo como balizamento para atrair clientes - quando o índice de satisfação no site é favorável - ou resolver o quanto antes as reclamações quando o emoji está zangado - a figura representa o nível da reputação d marca, acompanhado de uma nota (que vai de 1 a 10).

    >> Volks revela a picape Tarok para provocar a Toro

    O pós-venda é um dos serviços que fideliza o cliente à marca.Hyundai / DIvulgação

    Resolvemos fazer um recorte para o mercado automotivo, listando as piores e as melhores marcas de carro conforme o Reclame Aqui. Não deixa de ser um bom termômetro para quem está querendo comprar ou trocar de automóvel.

     O site usa como base para realizar o índice de reputação a porcentagem de reclamações respondidas, a nota do consumidor (após a reclamação ser finalizada), o índice de solução e a possibilidade de o consumidor lesado aceitar fazer um novo negócio com a empresa reclamada. 

    >> Fusca mais antigo do mundo, da 2.ª Guerra, volta à ativa; assista

    Estão presentes no ranking as 20 marcas de carro que mais venderam em 2018, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

    Lembrando que notas dadas pela plataforma variam de 1 a 10, considerando um a pior avaliação possível e 10 a melhor. 

    A Chevrolet, responsável pelo carro mais vendido no Brasil há quatro anos, o Onix, impressiona. Apesar de apresentar quase quatro mil reclamações, a fabricante tem um índice de resolução de problemas de 87%. 

    >> Avisar de blitz policial nas redes sociais pode virar crime

    Surpreendentemente, a Honda, ocupa o pior lugar dentre empresas do ramo automobilístico, seguida por Citroën, Peugeot e Ford. Subaru e Mitsubishi, por sua vez, destacam-se pelos bons índices. Confira:

    As 10 marcas com os piores índices:
    MARCA NOTA RECLAMAÇÕES RESOLVEU
    1 Honda 3.9 1.466 36,8%
    2 Citroën 4.2 766 42,2%
    3 Peugeot 4.3 560 46,1%
    4 Ford 5.3 4.033 52,7%
    5 Fiat 5.7 2.678 55,9%
    6 Jeep 5.9 2.241 63,9%
    7 JAC 5.3 768 54,7%
    8 Lifan 5.0 227 51,5%
    9 BMW 3.6 203 35,3%
    10 Mercedes-Benz 3.5 227 23,6%

    * Como explicado anteriormente, o ranking do Reclame Aqui leva inúmeros critérios em consideração. Por isso, as notas das marcas não estão em ordem decrescente.

    As 10 marcas com os melhores índices:
    MARCA NOTA RECLAMAÇÕES RESOLVEU
    1 Subaru 8.9 69 94,7%
    2 Mitsubishi 8.9 452 93,2%
    3 Chevrolet 8 3.773 86,8%
    4 Toyota 8 1.584 81,3%
    5 Hyundai Caoa 7.9 821 78,1%
    6 Nissan 7.8 2.303 85,2%
    7 Hyundai Motors 7.4 1.970 74,6%
    8 Land Rover 7.5 189 69,6%
    9 Volkswagen 7.1 2.875 75%
    10 Renault 7 3.523 71.7%

    Entre as 20 fabricantes que mais emplacaram em 2018, ainda estão Chery, Volvo, Kia e Audi. Confira a reputação:

    MARCA NOTA RECLAMAÇÕES RESOLVEU
    1 Volvo 6.7 74 69,6%
    2 Audi 6.6 241 63,2%
    3 Caoa Chery 6.4 220 66,2%
    4 Kia 3 167 44,4%

    SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.