• Carregando...
Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação
Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação| Foto:

Apresentada com pompa em 2017 como a primeira picape de uma marca de luxo, a Classe X pode estar com os dias contados. A Daimler AG, da qual faz parte a Mercedes-Benz, estaria disposta a encerrar a produção do modelo em 2020, com o intuito de reduzir custos.

A informação é do site Automotive News Europe, que afirmou ter ouvido fontes ligadas à fabricante. No começo de julho a Daimler anunciou que diminuiria a expectativa de lucro pela quarta vez em 13 meses e que estava adotando medidas para reduzir seu custo operacional.

E uma delas teria sido o cancelamento da produção do carro na Argentina, comunicado em abril deste ano. O Classe X estava até programado para chegar ao Brasil via importação do país vizinho.

>> Fábrica falsificava Ferrari e Lamborghini e vendia para todo o Brasil

>> Série especial deixa Chevrolet Camaro mais potente que Bugatti

Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação
Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação

Atualmente o veículo é feito apenas em Barcelona, na Espanha, juntamente com o Nissan Frontier, do qual compartilha a plataforma e outros componentes.

E apesar de ostentar a famosa estrela de três pontas no meio da grade, o carro não transmite a mesma sofisticação dos demais modelos da Mercedes.

No entanto, o preço cobrado pelo Classe X tem o peso da marca. E isso pode ser um dos motivos para o modelo não emplacar.

>> Governo oficializa as novas regras para tirar a CNH; veja o que muda

Na Alemanha ele custa 37,3 mil euros (cerca de R$ 157 mil), bem mais caro que as concorrentes Volkswagen Amarok e Ford Ranger. Em 2018, foram comercializadas 16,7 mil unidades na África do Sul, Austrália e Europa.

Já nos Estados Unidos, tradicional mercado consumidor de picapes, pesquisas revelam que o modelo é considerado caro demais pelo o que oferece.

>> Projeto propõe fim da obrigatoriedade de fazer autoescola para tirar a CNH

>> Governo oficializa mais pontos para perda da CNH e novo prazo de renovação

O Classe X surgiu de um projeto conjunto entre Mercedes, Nissan e Renault, com o compartilhamento da mesma arquitetura para Frontier, Alaskan e Classe X, além de motores nas versões de entrada e intermediária. O modelo alemão vem ainda com o 3.0 V6, de 258 cv, ausente nos 'irmãos'.

 Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação
Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação
 Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação
Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]