• Carregando...
Actros com câmeras digitais no lugar do retrovisor é o destaque  na Fenatran 2019. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Actros com câmeras digitais no lugar do retrovisor é o destaque na Fenatran 2019. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo| Foto:

A Mercedes-Benz será a primeira marca a lançar no Brasil um veículo sem retrovisores externos. A fabricante anunciou para abril de 2020 a estreia da tecnologia no Actros, caminhão extrapesado que ganha uma nova geração e chega ao mercado nacional no próximo ano.

A novidade é um dos destaques do 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran), que começou nesta segunda-feira (14) no São Paulo Expo e vai até sexta-feira (18).

O novo Actros chega ao mercado em abril de 2020. Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação
O novo Actros chega ao mercado em abril de 2020. Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação

A solução da Mercedes antecipa outra montadora alemã, a Audi, que utiliza o mesmo recurso no SUV elétrico e-tron, porém com a estreia no Brasil prevista para maio de 2020.

De qualquer forma, o Audi ficará com o título de o primeiro carro em solo nacional a substituir os retrovisores convencionais por câmeras - virá como item opcional ao dispositivo com espelho.

No Actros, o sistema também será vendido como opcional e custará cerca de 2% do valor do cavalo mecânico.

Telas digitais nas extremidades da cabina projetam as imagens laterais. Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação
Telas digitais nas extremidades da cabina projetam as imagens laterais. Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação

Batizada de MirrorCam, a tecnologia utiliza câmeras digitais para captar as imagens laterais do caminhão e projetar em duas telas de alta definição com 15 polegadas, uma do lado do motorista e outra, do passageiro.

De acordo com a Mercedes a novidade melhora visibilidade ao redor do caminhão, inclusive à noite, aumentando a segurança do motorista e carga.

"Mesmo com as cortinas internas da cabina fechadas, o motorista pode acionar o sistema a qualquer hora para verificar as imagens captadas pela câmera, monitorando assim o entorno do caminhão sem precisar sair da boleia."

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Também há uma redução do consumo de combustível, uma vez que as pequenas câmeras no lugar dos retrovisores melhoram a aerodinâmica. Isso gera uma menor resistência ao ar, contribuindo para diminuir o gasto de diesel.

Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação
Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação| MALAGRINE
Câmeras digitais no lugar de espelhos retrovisores melhoram a aerodinâmica do Actros. Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação
Câmeras digitais no lugar de espelhos retrovisores melhoram a aerodinâmica do Actros. Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação

"O MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o novo Actros a partir de 2020.”

Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

O motorista pode visualizar os veículos e objetos identificados numa área de até 250 metros. O MirrorCam oferece ainda a função “vista para manobra”, que otimiza o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h e permite observar simultaneamente o eixo do caminhão e do implemento durante a realização de manobras.

O novo Actros vem com dois monitores 100% digitais. O principal exibe as principais informações do veículo, enquanto o multimídia, com tela sensível ao toque, permite espelhar celulares por meio da conexão Apple CarPlay e Android Auto.

Soma-se no pacote de tecnologia a partida por botão, carregamento de celular sem fio (por indução), abertura das portas sem chave e ajuste pneumático do volante.

Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação
Foto: Mercedes-Benz/ Divulgação
| MALAGRINE

O modelo também oferece de série o pacote de segurança ativa ABA 5, com frenagem automática de emergência (capaz de identificar pedestres), controle eletrônico de estabilidade (ESP) e sensor de fadiga.

Outra novidade é o inédito motor OM 471, de seis cilindros e 530 cv, para os novos modelos 2553 LS 6x2 e 2653 LS 6x4 - totalizando seis versões do modelo. Ambos já com suspensão pneumática. O Actros 2653 S 6x4, por sua vez, vem com suspensão convencional.

CONFIRA COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA MIRRORCAM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]