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Homem segura pedra enquanto corre da polícia | REUTERS/Siphiwe Sibeko
Homem segura pedra enquanto corre da polícia| Foto: REUTERS/Siphiwe Sibeko

Velocidade

Versys é mais esportiva na estrada

A diferença de comportamento entre as motos é bastante perceptível na estrada. Enquanto o condutor da NC 700X pode desfrutar da linearidade do motor que entrega potência quase sem vibração nos pedais, punhos e retrovisores, na Kawasaki é possível sentir a vibração, porém nada que incomode. A impressão é que o motor pede mais velocidade a cada troca de marchas.

Em estradas de retas longas e asfalto perfeito, a Kawasaki literalmente "despacha" a NC. Sua aceleração, retomada e velocidade final, que supera os 180 km/h, são mais rápidas e despertam no condutor a vontade de rodar esportivamente. Já a Honda mostra ser uma moto mais racional. Ela pede uma tocada mais regular, embora consiga manter velocidade de cruzeiro de 140 km/h e chega a mais de 160 km/h de velocidade máxima.

Já em trechos sinuosos, enquanto a Versys permite atacar as curvas com maior esportividade, a rival supera os obstáculos com respostas eficientes do conjunto quadro/suspensão. Resumindo: a Versys instiga a deitar nas curvas e encher o motor nas retomadas, enquanto a NC 700X pede uma tocada mais suave entrando na curva com o motor cheio e contornando-a de forma linear, sem sustos, com eficiência mas sem emoção. Porém quando usada esportivamente, a NC dá conta do recado e acompanha a Kawa sem problemas.

Quanto ao consumo em rodovia, a Versys faz média de 22 km/litro contra os 31 km/litro da concorrente. Como são estradeiras, a autonomia pode ser um fator de decisão na compra, com 14 litros de capacidade a NC pode percorrer mais de 430 km, diante dos 418 km da Versys, com tanque de 19 litros.

Conclusão

Antes de decidir sobre qual moto, cabe ao comprador perguntar a si mesmo que tipo de piloto ele é. Se for tranquilo na tocada, gostar de passeios e der valor à praticidade e economia de combustível ficará satisfeito com a Honda NC 700X – R$ 30.990 (ABS). Se tiver espírito esportivo, curtir o motor subindo de giro e adorar contornar as curvas de forma radical a Kawa Versys – R$ 29.990 (ABS) – é a sua moto.

A nova Honda NC 700X e a já conhecida Kawasaki Versys 650 têm muitas semelhanças: ambas possuem motores de dois cilindros paralelos, suspensões de longo curso e visual de aventureiro. Porém, gostam muito mais de asfalto do que de terra, como evidenciam suas rodas dianteiras de 17 polegadas calçadas com pneus esportivos sem câmara. Até mesmo seus preços são bastante próximos: giram em torno de R$ 30 mil. Mas antes de escolher entre as duas, o consumidor deve conhecê-las bem, pois apesar das semelhanças técnicas, na prática, os dois modelos se diferenciam e muito.

A Honda NC 700X é equipada com um motor que se caracteriza pela economia de combustível conseguida por meio de muito torque em baixos giros e potência comedida, como mostram os números de desempenho. Produz 52,5 cv de potência máxima a 6.250 rpm e oferece torque máximo de 6,3 kgfm a 4.750 rpm.

As primeiras marchas do câmbio de seis velocidades são bem curtas e o motor corta os giros já a 6.500 rpm. Leva certo tempo até se acostumar com seu estilo de pilotagem, mas na cidade roda com muita suavidade e o bicilíndrico quase não vibra, garantindo conforto para o uso urbano.

Com um banco largo e baixo, ela permite apoiar bem os dois pés no chão e ainda conta com um pequeno parabrisa que ajuda a desviar o vento. Na cidade, o porta-capacete instalado no lugar do tanque completa a praticidade. Tem capacidade para levar uma pequena mochila e, na hora de estacionar, comporta luvas e um capacete integral.

Apesar de seu visual aventureiro, a NC se sai bem mesmo é no uso urbano. Trata-se de uma moto racional: seu motor não desperta grandes emoções e nem altos giros, mas é econômico e o comportamento, bastante dócil. O conjunto ciclístico oferece estabilidade e bom controle e seus freios a disco nas duas rodas proporcionam frenagens com segurança, ainda mais na versão com sistema combinado e ABS (C-ABS).

A Versys também nasceu com uma proposta multiuso. As rodas de liga leve e pneus esportivos gostam mais do asfalto do que da terra. Entretanto, tem uma pegada mais "esportiva" do que a Honda. Seu motor é o mesmo da naked ER-6n e da Ninja 650. Com 649 cm³ de capacidade (não muito menos do que os 669,3 cm³ da NC), oferece quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote (DOHC), enquanto a NC 700X conta com comando simples. Ambos são alimentados por injeção eletrônica e dotados de refrigeração líquida.

A Versys é mais potente que a concorrente da Honda e gira mais: produz 64 cv a 8.000 rpm e 6,2 kgfm de torque a 6.800 rpm. O propulsor tem um caráter divertido nas acelerações de 0 a 100 km/h. Os giros e a velocidade sobem rapidamente e garantem uma pilotagem mais prazerosa do que na NC 700X. Mas cobra o preço no consumo: roda em média 19 km/litro. Nessa situação surge o grande trunfo da NC que supera os 26 km/l.

A Kawa traz um amortecedor posicionado na lateral direita da moto que tem 145 mm de curso. Especificações suficientes para enfrentar os obstáculos do dia a dia, como lombadas e buracos. Mas, assim como na NC, não são completamente adequadas para uma estrada de terra com muitas imperfeições. Também dispõe de uma versão com sistema ABS.

A Kawa é feita para pilotos mais experientes e que buscam desempenho maior. No uso urbano, também se mostrou ágil, porém mais "beberrona" e divertida de pilotar do que a Honda. Não conta com a praticidade do porta-capacete no dia a dia, mas em compensação para viagens sua bolha pode ser ajustada em três posições diferentes – possibilidade inexistente na NC 700X.

Honda NC 700X e Kawasaki Versys

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