• Carregando...
 | ReproduçãoEPTV
| Foto: ReproduçãoEPTV

Em tempos de desabastecimento de combustível nos postos, um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando uma pessoa supostamente colocando álcool doméstico no tanque do carro em frente a um tradicional hipermercado de Santa Catarina (assista no fim da matéria). 

Isso gerou muitas dúvidas de internautas se é possível fazer o motor funcionar emergencialmente com álcool de limpeza, justamente encontrado em supermercados e farmácias. A resposta é sim e não! Como assim?

>> Posto sem combustível! Então confira dez dicas para o carro ‘beber’ menos

Em caso de extrema necessidade é possível usar sim - diante de uma pane seca, por exemplo -, mas o de farmácia, pois deve ser observado o grau GL, informação contida na embalagem do álcool

O diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, alerta que uma graduação de 54% GL (o de limpeza, encontrado no supermercado) não consegue ser vaporizado e dificilmente faz o motor funcionar.

>> Combustível acabando? Vejas as consequências em rodar na reserva

O consultor técnico da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Ricardo Dilser, esclarece que o etanol vendido nas bombas já é hidratado, ou seja, já tem um percentual de água de 7%, ou seja 93°GL (a cada litro há 930 ml de álcool puro e 70 ml de água).

O grau °GL (°Gay Lussac) indica a quantidade em mililitros de álcool absoluto contida em 100 mililitros de mistura hidro-alcoólica.

>> Os 10 carros flex campeões em baixo consumo no Brasil

Nas farmácias, encontra-se o álcool chamado 'puro', com teor GL de 96,8. Este pode ser usado nos carros flex ou a etanol, sem problema, pois é até mais puro do que o hidratado das bombas. Porém, o seu preço é salgado: uma garrafa de um litro custa, em média, R$ 7.

Já o álcool em gel, além de não conter graduação suficiente para o uso automotivo, não deve ser usado sob o risco de danificar seriamente o motor do veículo.

álcool doméstico mais comum, facilmente encontrado em supermercados, é o com a graduação de 54° GL. Esse não pode ser usado, pois praticamente a metade dele (46%) é composto de água (em 1 litro, 460 ml é água).

E bebidas alcoólicas? Como a graduação alcoólica delas raramente excede os 50° GL, o uso delas não é viável, assim como o do álcool gel.

>> De Sandero a Ferrari, confira os carros campeões de consumo no Brasil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]