• Carregando...
 | Pixabay
| Foto: Pixabay

Para a tristeza de muitos - e alegrias de outros, o verão não é feito apenas dias de sol. Aliás, ele é úmido e tem muita chuva, como a estação tem nos mostrado nesse começo de 2018.

Quem dirige sabe que chuva e trânsito podem ser uma combinação complicada. Porém, seguindo algumas dicas, é possível circular por aí em seu carro com muito mais segurança - criando um ambiente mais seguro também para passageiros, outros motoristas e pedestres.

>> Os dez carros menos roubados no Brasil

Confira a seguir alguns cuidados que todo motorista deve tomar ao dirigir em dias de chuva:

1. Fique atento ao estado do pneu

Pixabay

Pneus carecas e descalibrados aumentam o risco para a aquaplanagem, que acontece quando, ao passar por uma lâmina de água, o motorista perde o controle do carro devido à falta de atrito entre o pneu e o chão.

Por isso, é importante que os sulcos ou ranhuras dos pneus não estejam muito rasos. Uma dica para verificar a profundidade é colocar uma moeda de um real dentro do sulco. Se a parte dourada da moeda ficar completamente escondida, significa que as ranhuras estão adequadas.

Já a calibragem ideal consta no manual do carro e deve ser conferida a cada 15 dias.

2. Verifique freios, sistema de circulação de ar e limpadores

Água na pista torna o ato de frear mais difícil. Assim, é importante manter em dia a manutenção de todo o sistema de freios, que inclui discos, cilindros, etc., e procurar um mecânico a qualquer sinal de que algo está errado, como ruídos ou demora ao frear.

>> Não é só gasolina: saiba quais os custos mensais para manter um carro

O sistema de circulação de ar, por sua vez, contribui para a visibilidade - assim como os limpadores - quando os vidros embaçam. 

3. Acenda o farol

Pixabay

Além dos dias de chuva serem mais escuros, a precipitação tende a diminuir a visibilidade, principalmente se for forte. Por isso, não se esqueça de andar com os faróis acesos, mas em luz média, para não cegar os motoristas que circulam ao seu redor. 

4. Diminua a velocidade

Se a chuva torna o frear mais difícil, também é necessário não exagerar na velocidade. Não é preciso andar muito devagar, apenas reduzir alguns km/h, evitando dirigir na velocidade máxima permitida na via.

5. Fique mais longe do carro da frente

Pixabay

Mais uma forma de evitar acidentes que podem acontecer devido às vias mais escorregadias e à menor visibilidade. O recomendado é que você dirija a uma distância pelo menos uma vez maior do que você dirigiria em um dia seco.

E se ocorrer aquaplanagem?

Caso você perceba que seu veículo está aquaplanando, as primeiras medidas são retirar o pé do acelerador, segurar o volante firmemente e reduzir a marcha, para ajudar a desacelerar o carro. Não pise bruscamente no freio.

>> Professor, Competidor ou Escapista? Descubra que tipo de motorista você é

Assim que perceber que o carro retomou contato com o solo, vire o volante de acordo com a necessidade e pise lentamente no freio para retomar total controle do veículo. Caso o freio seja ABS, é possível pisar completamente no freio e parar o carro.

Água no veículo

Em caso de enchentes, não ligue o carro, pois isso pode provocar a paralisação ou perda do motor. O ideal é aguardar e acionar o guincho, levando o veículo para uma revisão geral após o alagamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]