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 | Rafael Munhoz/ Divulgação Nissan
| Foto: Rafael Munhoz/ Divulgação Nissan

A Nissan lançou o Sentra reestilizado disposta a mostrar que o terceiro posto em vendas no segmento de sedãs médios, conquistado em 2015 e mantido neste ano, não é apenas uma fase passageira. Realmente a plástica rejuvenesceu ainda mais a 7.ª geração do carro - apresentada em 2013 - e veio acompanhada de uma evolução no conteúdo.

A intenção é manter o modelo competitivo diante das novas gerações de Cruze e Civic que estão vindo por aí e, é claro, também surfar no clima olímpico que já começa a tomar conta do país e cujo evento a marca japonesa é a patrocinadora. Ou seja, veremos o Sentra 2017 desfilando em todas as ações alusivas aos Jogos promovidas pela Nissan, ao lado do inédito Kicks.

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A novidade chegou às lojas nesta sexta-feira (20) com preços que variam de R$ 79.990 na versão S e vai a R$ 95.990 na SL. A diferença na tabela para a linha antiga é de R$ 10 mil na configuração de entrada e de R$ 9 mil para a topo de linha - desconsiderando a Unique, que deixou de ser oferecida.

A razão para o enorme salto de preço está na aposentadoria do câmbio manual e a adoção do CVT desde o acabamento de entrada e no incremento de novas tecnologias e sofisticação.

A versão S, por exemplo, além da transmissão automática, passa a vir de fábrica com controle de estabilidade e de tração; sensor de estacionamento; faróis com acendimento automático; e sistema de multimídia com tela de 5 polegadas.

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A SL, por sua vez, incorpora faróis em led, banco do motorista com ajuste elétrico, tela digital no painel de instrumentos com informações do computador de bordo, áudio e navegação; sistema de som premium da marca Bose com 8 alto-falantes; alertas de colisão frontal e de tráfego cruzado traseiro (detecta no entorno traseiro e lateral objetos em movimento quando o câmbio está na posição de ré); e monitoramento de ponto cego.

A versão mais cara tem um pacote tecnológico superior ao do Toyota Corolla, no entanto, sente-se a falta de um piloto automático adaptativo (freia e acelera o veículo automaticamente), como visto no Volkswagen Jetta e Ford Focus, e o assistente de estacionamento para vagas paralelas perpendiculares, disponível no Focus.

Antes e depois

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Terceiro lugar

Com as melhorias a Nissan espera manter o nível de emplacamentos dos quatro primeiros meses de 2016: uma média de 850 unidades/mês, somando 10 mil até dezembro.

Desempenho que não fará o Sentra brigar pelo topo - o Corolla vende 5,2 mil/mês e o Civic, 1,3 mil/mês (este deve incrementar bem a procura com a chegada do novo modelo no fim de agosto) -, mas tentará se manter no pódio, o que é praticamente inviável já que ele vem do México dentro das cotas de importação e terá de dividi-la com o crossover Nicks, que, antes de virar nacional em 2017, também chegará de lá a partir de agosto.

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O facelift de meia-vida do Sentra o deixou com o visual mais alinhado à nova identidade da Nissan. E ele surpreende. É impossível não se render ao belo conjunto frontal inspirado no irmão de luxo Altima. O capô e o para-choque ganharam linhas marcantes e a grade trapezoidal, a assinatura cromada ‘V-Motion’.

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Os faróis estilo bumerangue têm o desenho realçado pela luz diurna em led na posição ‘L’ invertido no lugar da faixinha pontilhada - a iluminação guia está disponível somente na versão SL. As tomadas de ar são estilo colmeia, enquanto as lanternas traseiras exibem um elemento interno em led em forma de ‘L’, que agrega mais juventude aos três volumes.

Evolução no conforto a bordo e ao dirigir

Com a presença mais forte dos motores turbo - Cruze chegará com 1.4 e o Civic, com o 1.5 - a Nissan certamente já começou a pensar na opção sobrealimentada para a próxima geração. Por enquanto, continua o motor 2.0 16 v flex, de 140 cavalos e 20 kgfm de torque, com injeção direta.

Em ambiente urbano, o propulsor conversa bem com o câmbio CVT, que foi reajustado para gerar menos vibração e ruído, o que ficou bem perceptível durante o test drive pela região de São Paulo.

Já na estrada, qualquer subidinha exigia do motor um giro mais alto para manter a velocidade. De consolo a rotação a 2.000 rpm em piso plano rodando a velocidade cruzeiro de 120 km/h. Isso significa um consumo mais eficiente: o computador de bordo registrou uma média de 13,7 km/l.

Vale ressaltar que a transmissão manual foi abolida, pela baixa procura desta opção nas lojas, segundo a Nissan. “Esse tipo de transmissão está sumindo, especialmente neste segmento”, afirma Juliana Fukuda, gerente de marketing da montadora.

Tanto em trajetos de asfalto como de paralelepípedo é visível o aprimoramento no conforto interno. Pouco se ouvia dos ruídos da suspensão ou do motor, resultado de uma melhora no isolamento acústico.

A assistência elétrica da direção foi recalibrada, facilitando ainda mais as manobras e deixando o carro mais seguro em velocidades mais altas. O peso ficou ideal nas duas situações de condução. Sem contar a pegada esportiva transmitida pelo volante inspirado no esportivo 370 Z.

O auxílio do controle de estabilidade e de tração, agora disponível em todas as versões e não só nas mais caras, como na linha anterior, trouxe mais confiança para encarar as curvas fechadas sem precisar recorrer ao freio.

Para complementar, a Nissan equipou o sedã com amortecedores exclusivos para o mercado brasileiro, que oferecem maior capacidade de absorção de impactos. Somados ao enorme espaço disponível para os ocupantes, uma característica marcante do Sentra, viagem longas ou mesmo percursos travados das grandes cidades ficaram menos cansativos na linha 2017.

O que ele traz

Versões e preços do Nissan Sentra 2017:

S CVT

R$ 79.990

Direção elétrica; controles de estabilidade e de tração; faróis com acendimento automático; faróis de neblina; rodas em liga leve aro 16; chave canivete; partida por botão; vidros, travas e retrovisores elétricos; volante multifuncional; ar-condicionado manual; retrovisor interno antiofuscante; ganchos para cadeirinha infantil (Isofix); e sistema de som com tela de cinco polegadas.

SV CVT

R$ 84.990

Agrega rodas de liga leve aro 17; bancos de couro; apoio de braço traseiro; ar digital de duas zonas; piloto automático; sistema Nissan Connect com tela tátil de 6 polegadas, seis alto-falantes, conexões Bluetooth/USB/AUX; e câmera de ré.

SL CVT

R$ 95.990

Acrescenta seis airbags; faróis com projetor e luz diurna em led; retrovisores com rebatimento elétrico; rodas aro 17 com desenho exclusivo; alerta anticolisão frontal; sensores laterais de ponto cego; monitoramento traseiro de tráfego cruzado; retrovisor interno com bússola; banco do motorista com regulagem elétrica; painel de instrumentos com computador de bordo digital de 5,3 polegadas; sistema de som Bose com oito alto-falantes; e teto solar.

O jornalista viajou a convite da Nissan
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