• Carregando...
 |
| Foto:

Kia Cerato e Toyota Corolla zero-quilômetro custando quase o mesmo que um carro popular! Calma, não é nenhuma promoção "maluca" do setor automotivo. Que bom para o consumidor brasileiro se fosse. Na verdade, é apenas uma equivalência no valor do automóvel no mercado norte-americano com o brasileiro. O mesmo modelo vendido por aqui custa o dobro ou até mais em comparação aos Estados Unidos.

As montadoras apontam a carga tributária, que pode chegar a 40% do preço total do veículo, como o principal motivo pela disparidade. Por lá, os impostos representam cerca de 6% no valor do carro, dependendo da tributação em cada estado. Além disso, a taxa aparece discriminada em qualquer anúncio de venda, ou seja, o consumidor sabe exatamente quanto paga pelo produto e quanto vai para o governo, uma transparência inimaginável em nosso país.

A enorme diferença também é observada em outros países, mas aproveitamos o Salão de Detroit de 2012, que terminou no domingo passado, para ter uma noção de quanto o automóvel no Brasil é caro em re­­­lação ao segundo maior mercado mun­­­­­­­dial (atrás da China). Comparamos modelos expostos na feira que também estão disponíveis nas concessionárias brasileiras, considerando o valor aproximado já com a tributação. O resultado, surpreendente, você confere abaixo e na página ao lado.

O jornalista viajou a convite da Anfavea

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]