• Carregando...
O cartão inteligente unirá dados biométricos e cadastrais do condutor que poderão ser lidos digitalmente pelos smartphones dos agentes de trânsito. | Contran / Divulgação
O cartão inteligente unirá dados biométricos e cadastrais do condutor que poderão ser lidos digitalmente pelos smartphones dos agentes de trânsito.| Foto: Contran / Divulgação

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) resolveu adiar a mudança no formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento, que passará a ser de plástico e contará com chip e QR Code para oferecer maior segurança e rapidez na identificação, entrará em vigor em 2022.

A alteração no documento estava programada para começar no início de 2019. Segundo o Contran, os quatro anos a mais são necessários para adequar as versões digitais da CNH e do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) à nova carteira.

>> CNH gratuita fica mais perto de virar lei nacional

O QR Code, presente também na atua CNH de papel, permitirá a emissão da opção digital do documento.Contran / Divulgação

Conforme a resolução 718 de 2017, o cartão inteligente, como é chamado pelo Contran, terá o formato de um cartão de débito/ crédito. Ele reunirá dados cadastrais do motorista tanto na parte impressa quanto na memória digital, contidos no chip e por meio da gravação a laser.

>> Avisar de blitz policial nas redes sociais pode virar crime

Unirá dados biométricos e cadastrais que possam ser lidos digitalmente por smartphones dotados de aplicativos desenvolvidos para agentes de trânsito, o que  praticamente elimina as possibilidades de fraude. 

O QR Code, presente também na atua CNH de papel, permitirá a emissão da opção digital do documento.

>> Você pode ter a CNH suspensa, mesmo sem atingir 20 pontos; veja como

Contran / Divulgação

Contran / Divulgação

Com a mudança, a carteira do motorista terá diversas funções, como conter o histórico de infrações do motorista e a impressão digital do condutor.

>> IPVA 2019: confira as datas para o pagamento

A novidade possibilitará ainda no futuro ser usada para outras utilidades, como pagamento de pedágio ou transporte público, controle de acesso a prédios públicos, universidades e estacionamentos e identificação biométrica, com cadastro das digitais no chip que permitirá validar a identidade em bancos, serviços públicos, entre outros.

No modelo atual, em papel, é proibida a plastificação, o que torna o documento suscetível ao desgaste do tempo e também ao risco de rasgar. 

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

MELHORES E PIORES MARCAS SEGUNDO AVALIAÇÕES NO RECLAME AQUI Para quem ainda não conhece, saiba que atualmente é o maior portal de reclamações e de pesquisa de reputação de marcas e serviços no Brasil. São mais de 18 milhões de consumidores que acessam a plataforma. As empresas perceberam a força do canal, passando a usá-lo como balizamento para atrair clientes. Confira o ranking: MELHORES MARCAS 1 Subaru 2 Mitsubishi 3 Chevrolet 4 Toyota 5 Hyundai Caoa 6 Nissan 7 Hyundai Motors 8 Land Rover 9 Volkswagen 10 Renault PIORES MARCAS 1 Honda 2 Citroën 3 Peugeot 4 Ford 5 Fiat 6 Jeep 7 JAC 8 Lifan 9 BMW 10 Mercedes-Benz Alguma surpresa? #cargram #carros #cars #gazetadopovo #instacar #veículo #rankig #reclameaqui 📷: Arte/Gazeta do Povo

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]