• Carregando...
Imagem do novo Prisma que vazou na internet recentemente. | Reprodução
 / Auto Home
Imagem do novo Prisma que vazou na internet recentemente.| Foto: Reprodução / Auto Home

A dupla de compactos responsáveis pelo sucesso da Chevrolet no mercado brasileiro mudará de geração no próximo ano, adiantando a previsão de que só chegariam em 2020.

Os novos Onix e Prisma estarão nas lojas em meados de 2019, com o hatch estreando em julho e o sedã, em setembro, conforme noticiou o site Quatro Rodas.

O visual renovado vazou na internet recentemente revelando o Prisma frente e verso e também como será a dianteira do Onix.

Visto de frente, eles trarão inspirações do reestilizado Cruze, que roda nos EUA, mas estreia por aqui em 2019. Já na traseira, o sedã buscou elementos do Malibu vendido no mercado norte-americano.

>> Hyundai aposenta SUV veterano para dar lugar a novos modelos

O visual traseiro do novo Prisma é inspirado nos sedãs maiores norte-americanos, como o Malibu.Reprodução / Auto Home

Outra novidade estaria debaixo do capô - cogita-se de duas a três opções de motores já em desenvolvimento na fábrica de motores de Joinville (SC). 

A Chevrolet entraria de vez na onda de propulsores turbos, agora em modelos de entrada. A linha usaria 1.0 turboflex e com três cilindros, de aproximadamente 120 cv, que equiparia as inéditas versões mais completas Premier - tal qual existe atualmente no Tracker e Equinox, possivelmente substituindo as atuais LTZ. 

Traria injeção direta de combustível, que permite uma queima mais inteligente da gasolina e do etanol, resultando em menor consumo e emissão de poluentes. 

>> Vantajoso? Diferença de 70% nos preços entre gasolina ou etanol já não vale mais

Projeção de como ficaria a nova geração do Onix.Kleber Pinho Silva/ Projeção

Haveria ainda o novo 1.0 aspirado tricilíndrico, com cerca de 90 cv, para entrar no lugar do 1.0 de quatro cilindros, de 80 cv, além do inédito 1.2 ou 1.3 aspirado, perto de 105 cv, para substituir o 1.4, com quatro cilindros e 106 cv.

As caixas de câmbio devem ser mantidas, com a manual ou automática de seis velocidades. Uma automática do tipo CVT não está descartada.

A segunda geração de Onix e Prisma já roda em testes pelo Brasil. É provável que a atual geração conviva com a próxima como versões de entrada para o hatch e sedã compactos. 

Projeção de como ficaria a nova geração do Onix.Kleber Pinho Silva/Projeção

Tiggo 5X tem tudo para peitar HR-V, Creta e cia, mas pode esbarrar no preço

Podemos esperar que a versão mantida seja a Joy, e não a reestilizada em 2016, uma vez que é queridinha das vendas diretas para frotistas (pelo preço mais em conta). 

A estratégia seria a mesma usada pela Fiat (Palio e Palio Fire) e Volkswagen (Gol G5 e G4), Ford (New Fiesta e Fiesta Rocam).

A troca completa se dará em algum momento até 2022, quando passa a valer a obrigatoriedade dos controles de tração e de estabilidade para todos os veículos vendidos no Brasil - dispositivos ausentes na primeira geração.

Nova plataforma deixam modelos maiores

Os novos Onix e Prisma serão maiores em tamanho que a linha atual, graças à inédita plataforma GEM, e mais tecnológicos, por isso ocuparão faixas de preços superiores às cobradas pelas versões intermediárias e topo hoje em dia.

O Onix poderá ter algo próximo a 2,56 m de entre-eixos, enquanto no Prisma alcançará 2,61 m - na geração vigente ambos possuem 2,53 m. 

>> Tolerância para multas por excesso de velocidade pode aumentar

A decisão de esticar o sedã em relação ao hatch é muito parecida com que a Volkswagen fez no Polo e Virtus, ampliando a distância entre-eixos.

As medidas do sedã não só são maiores que as da atual geração como se aproximam as do Cobalt. Isso um indício de que o novo sedã pode aposentar de uma só vez o irmão maior e as versões mais caras do Prisma, desafiando assim o Volkswagen Virtus - o que o Cobalt não tem feito.

Chevrolet terá 11 lançamentos em 2019

O próximo ano será bem movimentado para a Chevrolet. Serão 11 lançamentos anunciados, já considerando os novos Onix e Prisma. Na lista estão a atualização do Camaro, Equinox Midnight e o elétrico Bolt, todos apresentados no Salão de São Paulo 2018.

A marca também confirmou a chegada do Cruze repaginado nas carrocerias hatch e sedã. O modelo será o primeiro da Chevrolet no país a ter a bordo internet 4G e wi-fi. 

O pacote de lançamentos conta ainda com séries especiais de outros modelos.

>> Melhores e piores marcas de carro nas avaliações do Reclame Aqui

Entre 2020 e 2002, são esperados a atualização da minivan Spin e a estreia de um novo SUV compacto, guardado a sete chaves pela General Motors, que chegaria com produção nacional para duelar com Hyundai Creta, Honda HR-V, Nissan Kicks e outros tantos representantes do segmento.

Projeção do futuro SUV compacto da GM que brigará com Honda HR-V e Cia.Kleber Pinho da Silva / Projeção

Com isso, o Tracker deve se despedir do mercado brasileiro diante da nova aposta da marca neste segmento. Importado do México, o modelo segue distante dos rivais em vendas, mesmo com a febre dos utilitários esportivos no Brasil.

O futuro utilitário estrearia também o novo motor 1.2 ou 1.3 turboflex, com três cilindros e perto de 150 cv, aposentando o atual 1.4 turboflex, de quatro cilindros e 153 cv.

As mudanças englobam não só o Brasil, mas outros países emergentes da América Latina, Ásia e África. Em comum a multiplataforma GEM (Global Emerging Markets), desenvolvida pela GM em parceria com a chinesa SAIC.

* Projeção do futuro SUV feito pelo designer Kleber Pinho da Silva

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

NOVO SUV CAOA CHERY A @caoa_chery apresenta o Tiggo 5X, que chega às concessionárias na segunda quinzena de dezembro. O utilitário esportivo será vendido em duas versões: T (R$ 86.990) e TXS (R$ 96.990). Ambas com motor 1.5 turbo flex, de 150/147 cv (etanol/gasolina), associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de 6 velocidades. O modelo é equipado com direção elétrica, assistente de partida em rampa, chave com sensor de presença, multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay. A TXS traz ainda teto panorâmico, luz de boas-vindas e ajuste elétrico do banco do motorista. A invasão de SUVs da Caoa Chery continua em janeiro com o Tiggo 7 e em meados do ano é a vez do Tiggo 8, fechando quatro modelos do segmento de utilitários. #caoachery #tiggo5x #cherytiggo #suv #carrochines #automoveis #veiculos #instacar #cargram Imagem e áudio: Abilene Rodrigues

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]