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A nova dianteira do Camaro traz grade frontal mais robusta, capô e para-choque remodelados, além de faróis full led e um novo contorno da luz diurna. | Chevrolet / Divulgação
A nova dianteira do Camaro traz grade frontal mais robusta, capô e para-choque remodelados, além de faróis full led e um novo contorno da luz diurna.| Foto: Chevrolet / Divulgação

Estrela do Salão de São Paulo 2018, o novo Camaro já está nas lojas. A Chevrolet começa a vender o esportivo por iniciais R$ 328.990 na versão cupê e R$ 365.990 na opção conversível - a linha anterior custava R$ 315 mil e R$ 350 mil, respectivamente. 

São R$ 13 mil a mais que o rival direto Mustang (R$ 315.900), que não possui no Brasil a variante ‘sem capota’.

Chevrolet busca reviver os bons momentos de vendas do seu esportivo, que vem figurando nas últimas posições do segmento, enquanto o Mustang domina a categoria desde que estreou no Brasil, no começo do ano passado. Em 2018, o Ford vendeu 988 unidades e o Camaro somente 93.

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O Camaro mantém o motor 6.2 V8 aspirado, de 461 cv e 62,9 kgfm de torque máximo.Chevrolet / Divulgação

Algo que não será tão fácil, pois a etiqueta mais salgada que a do muscle car da Ford pode criar uma barreira para diminuir a distância em vendas entre os esportivos.

Lançado oficialmente em 2010 no Brasil, o Camaro virou sonho de consumo de muitos fãs de velocidade, superando 6 mil unidades negociadas até hoje em em solo nacional. 

O carro, que está na sexta geração, ganhou novidades na dianteira, com uma grade frontal mais robusta, capô e para-choque remodelados, além de faróis full led e um novo contorno da luz diurna. Atrás, as lanternas trazem um desenho mais arredondado, com iluminação também em led.

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As lanternas trazem um desenho mais arredondado, com iluminação também em led.Chevrolet / Divulgação

As rodas aro 20 exibem um novo acabamento: no cupê trazem pintura acetinada, no conversível são pretas de alto brilho. Os pneus são do tipo Run Flat, que podem rodar emergencialmente mesmo furados.

Há ainda a nova transmissão automática sequencial de 10 velocidades (antes era de 8), compartilhada com o próprio Mustang, que melhora o desempenho e diminui o consumo - em velocidades de cruzeiro, o propulsor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível. 

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Já a relação entre as trocas são mais curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, possibilitando a sensação de retomadas mais vigorosas. A opção de câmbio manual de seis marchas será mantida.

O modelo estreia também os sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros (burnout), para quem gosta de se divertir em autódromos e participar de track day

“Com a função devidamente selecionada no painel, é preciso usar os dois pés para iniciar o controle de largada. Enquanto o pé esquerdo no freio segura o carro, o pé direito no acelerador eleva o giro do motor. No momento em que um gráfico no quadro de instrumentos aponta o momento exato, basta liberar o freio para o carro partir como uma flecha.”

Fabiola Rogano, vice-presidente de Engenharia da GM.

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Camaro mantém  o motor 6.2 V8 aspirado, de 461 cv e 62,9 kgfm de torque máximo, enquanto o Mustang traz o 5.0 V8, com 466 cv e 56,7 kgfm. 

esportivo da Chevrolet cumpre o 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, 1 décimo mais rápido que o rival, que faz em 4,3 s. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê.

Para aumentar a diversão ao volante, a Chevrolet incluiu no carro um sistema de ressonadores que amplifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos, criando uma experiência única para os admiradores de carros esportivos.

Novo multimídia e câmera de ré no espelho

Outra novidade do novo Camaro é a terceira geração do multimídia MyLink. O equipamento adiciona, entre outros, tela de maior definição e resolução, integração com os comandos do ar-condicionado e possibilidade de atualização via Wi-Fi.

Pelo multimídia é possível escolher a cor dos leds que decoram a cabine. São 24 combinações. 

Um recurso interessante presente nesta renovação é o retrovisor central com câmera de ré, que melhora a visibilidade em manobras. O item é muito útil em veículos esportivos com linha de cintura alta e teto baixo.

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A pacote de série do Camaro adiciona ainda painel digital customizável, head-up display (projeta as informações de condução no para-brisa), alto-falantes Bose, volante com aquecimento, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos com memória para o do condutor, ar-condicionado de duas zonas, além de partida remota da ignição.

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No modelo conversível, a chave também pode comandar o acionamento da capota, que é aberta completamente em 25 segundos. A operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h.

esportivo está disponível com a carroceria nas cores azul, laranja, amarelo, branco, preto e vermelho.

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VW ABRE PRÉ-VENDA DO T-CROSS O Volkswagen T-Cross será lançado só em abril, mas quem quiser ser dono de uma das primeiras unidades poderá fazer a reserva a partir desta terça-feira (19). A marca abre a pré-venda da novidade, oferecendo um lote de 800 unidades em concessionárias de todo o país. A reserva só ocorre pelo hot site dedicado ao modelo (prevendatcross.com.br), mediante um sinal de R$ 5 mil. Só que é melhor apressar caso esteja interessado. Nas primeiras 3 horas após o anúncio foram feitas 300 reservas. A marca disponibilizará duas versões neste momento: a intermediária 1.0 200 TSI Comfortline, por R$ 99.990, e a topo de linha 1.4 250 TSI Highline, que custa 109.990 - há ainda a versão de entrada 200 TSI manual, que parte de R$ 84.990, e a sua opção automática, por R$ 94.490. Os motores são o 1.0 turboflex, de três cilindros, que rende 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque, e o 1.4 turboflex, de quatro cilindros, de 150 cv e 25,5 kgfm. Ambos com câmbio automático de seis marchas, com a opção da transmissão manual de seis velocidades na configuração de entrada 1.0. #vwtcross #volkswagen #vwbrasil #suvcompacto #utilitario #carros #automoveis #gazetadopovo #instacar #cargram 📷#renytrovao

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