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 | Fotos: Divulgação/Volkswagen
| Foto: Fotos: Divulgação/Volkswagen
  • Por dentro as mudanças no painel e acabamento seguem o mesmo padrão do Fox 2010
  • O suporte do estepe também é novo e, além de ser destravado pela chave, não possui parafusos ou hastes aparentes

Embora tenha si­­do lançado pela Volks­­wagen em dezembro do ano passado, o novo CrossFox em sua linha 2010 só deve chegar às concessionárias no fim deste mês com preços a partir de R$ 45.550. Mas se o consumidor preferir todos os opcionais – ar-condicionado, volante com comandos, câmbio automatizado I-Motion, teto solar, bancos de couro, air bag duplo, freios ABS e rodas de liga leve –, não vai de­­­sembolsar menos de R$ 57 mil.

Em relação ao modelo anterior, não dá para negar que o novo Cross­­Fox deu um passo em qua­­lidade. O carro agora tem um de­­sign mais limpo, com frente agressiva e belo conjunto de grade e para-choque com farol de neblina embutido. O suporte do estepe também é novo e, além de ser destravado pela chave, não possui parafusos ou hastes aparentes. Como ocorreu no Fox, a versão aventureira também recebeu um painel totalmente redesenhado e voltado para o condutor. Um dos destaques é o novo quadro de instrumentos que deixou de ser acanhado, como na versão anterior, para se tornar de fácil leitura e, à noite, tem iluminação azul. As portas estão com novos painéis, assim como os bancos têm revestimento em tecido especial e os seus encostos dianteiros trazem bordada a imagem da raposa.

O novo CrossFox não sofreu alterações mecânicas. O seu motor 1.6 VHT Total Flex, gera até 104 cv a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de torque (força) a 2.500 rpm quando abastecido 100% com álcool. Rodando com esta versão aventureira é possível sentir que o motor oferece um desempenho honesto, auxiliado ainda por um câmbio macio e bem escalonado. Não sofre nas arrancadas e mostra muito fôlego para ultrapassagens rápidas.

O banco alto, a regulagem de altura do volante e a boa visibilidade dianteira garantem o conforto do motorista. Ao sair da es­­­trada, a suspensão absorve bem os trancos e, por ser elevada, evita que o carro raspe em obstáculos como pedregulhos, galhos de árvores, valetas e buracos. Mas, como o estepe permaneceu na mesma altura acaba atrapalhando um pouco em ma­­nobras por prejudicar a visibilidade traseira.

De série, o modelo sai da fá­­bri­­ca da Volks em São José dos Pi­­­nhais, na Grande Curitiba, com direção hidráulica, trio elétrico, repetidor de seta nos re­­trovisores ex­­ternos e re­­gulagem de altura e distância do vo­­lante e com­­pu­tador de bordo com sete funções.

Seus principais concorrentes são o Fiat Palio Ad­­ven­­tu­­re, Peu­­geot Es­­ca­pa­­de, Nis­san Li­­­­­vi­­na X-Gear e Ci­­troën XTR.

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