• Carregando...
Novo up! adota estilo europeu, com visual mais moderno e novos equipamentos, e deve deixar o posto de versão de entrada para o Gol. Lançamento será no próximo dia 17. | /
Novo up! adota estilo europeu, com visual mais moderno e novos equipamentos, e deve deixar o posto de versão de entrada para o Gol. Lançamento será no próximo dia 17.| Foto: /

Quem achava o Volkswagen up! um carro de visual quadradinho e sem sal, poderá mudar de ideia em breve quando estreia a reestilização do subcompacto no Brasil. Ela seguirá o estilo europeu, com novos para-choques, rodas e lanternas, além de aumentar as opções de cores em seu catálogo.

Outra mudança é que ele provavelmente deixará de ser o modelo de entrada da marca, passando o bastão de volta para o Gol. Ficará posicionado logo acima do veterano hatch, porém abaixo do Polo, que retorna ao Brasil neste ano em sua nova geração. O Golf fecha a linha de hatches da Volkswagen.

Os preços da linha 2018 só serão divulgados no próximo dia 17, quando acontece o lançamento oficial e posterior chegada às concessionárias. Por enquanto, sabe-se que as versões menos vendidas deixarão o portfólio e os valores atuais não sofrerão um grande reajuste - a linha 2017 começa em R$ 35.560 (take up! duas portas) e vai até R$ 54.094 (cross up! TSI, sem opcionais).

LEIA MAIS: Fiat Mobi estreia câmbio automatizado inédito e vira o 1.0 mais econômico do país

O novo up! subirá de patamar em equipamentos, incorporando itens e funções só vistas em modelos mais caros, como o Golf. Entre eles estão os faróis de neblina com função cornering light - a luz auxiliar acende do lado que ocorre a conversão (seja para esquerda ou direita), sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. É claro que esses recursos estarão disponíveis apenas na versão high up!, a topo de linha.

Interior mais sofisticado

Na cabine, o up! dá um salto na modernidade. Os bancos ganham novos desenhos e o ambiente fica mais sofisticado com a iluminação em led na parte inferior do painel e o volante multifuncional em couro, emprestado do Gol - os comandos do multimídia só não estão disponíveis na versão de entrada take up!.

LEIA MAIS: Honda lança o WR-V; confira os preços e se o crossover é uma boa compra ou não

Já o painel de instrumentos remete ao novo Fusca, com velocímetro, conta-giros e indicador de combustível maiores que os da linha anterior. Há ainda uma tela de 3,5” que exibe funções novas, como as informações do sistema de som.

Pedro Danthas

Por falar em áudio, o conjunto de entretenimento foi renovado, com um visual mais interessante e uma tela maior. Sai de cena o ‘Maps and More’, aquele pequeno monitor com cara de GPS portátil que ficava fixado no alto do painel central.

Em seu lugar, a Volkswagen oferece como opcional um suporte para celular que, por meio do aplicativo “Maps + More”, funciona como computador de bordo, controle do sistema de navegação e multimídia. A tecnologia é muito parecida com o sistema ‘Live On’ do Fiat Mobi.

O pacote de novidade não para aí. Há ainda sensor de estacionamento traseiro e retrovisores com tilt down - que se abaixam ao engatar a ré.

Visual mais marcante

Pode não parecer, mas o up! está com um visual mais marcante. O conjunto ótico passa a contar com elementos internos e para-choque está mais pronunciado. Isso deixou o carro maior: o comprimento agora é de 3, 68 m (era 3,60 m no aspirado e 3.64 m no turbo). O câmbio manul permanece de cinco velocidades.

A grade do radiador adota um friso cromado que se conecta à linha que margeia os faróis. Na traseira, as lanternas têm novo visual e são escurecidas, utilizando a tecnologia de tripla injeção (com elementos em vermelho, preto e transparente). Resultado: uma nova assinatura visual noturna.

As versões com motorização turbo recebem o logotipo TSI nas colunas B, friso vermelho na grade dianteira, como o Golf GTI, e para-choques na cor preta. Foi mantida a tampa do porta-malas em preto para identificar o propulsor mais nervoso.

No up 1.0 MPI (82 cv), os para-choques terão a mesma cor da carroceria.

LEIA MAIS: Ford lança o Ka Trail, o ‘aventureiro urbano’ que aposta no preço e no visual

Recentemente, o up! 1.0 TSI (105 cv) perdeu o posto de carro mil flex mais econômico do país para o Mobi Drive GSR (automatizado). Mas, o subcompacto turbinado da Volks passa a usar pneus com menor resistência à rolagem, o que melhorou o número de consumo pelo Inmetro.

Segundo a Volks, o valor energético caiu de 1,44 Mj/km (megajoule por quilômetro) para 1,40 Mj/ km, superando o 1,43 Mj/ km do Mobi. Isso significa que ele retomará o título de campeão em economia no consumo no segmento 1.0 flex.

Catálogo mais enxuto

Com a reestilização, a oferta de versões foi reduzida. A de entrada Take deixa de existir na carroceria de duas portas; a intermediária Move pode ser 1.0 aspirada, 1.0 aspirada com câmbio automatizado (i-Motion) e 1.0 TSI; enquanto a topo de linha High up! passa a ser equipada exclusivamente com o motor 1.0 TSI.

O catálogo também inclui o up! connect, uma série de lançamento, derivada do move up!, também com motor 1.0 MPI ou 1.0 TSI. Por sua vez, as configurações red, white, black e speed foram aposentadas.

ENKONTRA  VEÍCULOS.COM: Procurando um Volkswagen seminovo ou usado? Confira as principais ofertas do mercado e também anuncie gratuitamente

up! connect

Versão de lançamento oferecida exclusivamente com a motorização 1.0 TSI. Traz retrovisor e teto pintados em Preto Ninja (há a opção de o teto ser na cor do veículo); interior escurecido; adesivo na soleira das portas; faixa lateral alusiva à versão; roda de liga leve 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante; e sistema de som ‘Composition Phone’. A versão connect será oferecida nas cores Laranja Habanero (nova), Azul Lagoon e Prata Sírius.

Linha 2018

take up!

R$ 37.990

Vem de série com pneus (175/70 R14) de baixa resistência; banco do motorista com regulagem de altura; alerta sonoro dos faróis acesos; chave canivete; limpador e desembaçador do vidro traseiro; iluminação no porta-malas; relógio digital e suporte para celular; e entrada USB para carregamento de telefone.

Opcionais: direção com assistência elétrica; coluna de direção com ajuste de altura; ar-condicionado; vidros dianteiros e travamento das portas elétricos.

move up!

R$ 48.290 (MPI)

R$ 52.790 (TSI)

Acrescenta direção elétrica; chave canivete com controle remoto; ar-condicionado; vidros dianteiros e travamento elétricos ; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; iluminação ambiente em led no painel (versão TSI); volante multifuncional em couro; computador de bordo; faróis de neblina; rodas de liga leve aro 14; retrovisores com luzes de seta integradas e função tilt down; e sensor de ré.

Opcional: sistema Composition Phone (move up! TSI).

high up!

R$ 57.100

Agrega sensores de chuva e de luminosidade; faróis de neblina com luz de conversão (recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h); sistema de som ‘Composition Phone’; bancos em couro sintético; e função ‘Coming & Leaving Home' (ao sair do carro permanecem acesas por 30 segundos as luzes dos faróis, de cortesia nos retrovisores, das lanternas traseiras e da placa. As mesmas luzes se acendem quando o carro é aberto pelo controle remoto.

cross up!

R$ 55.600

Agrega para-choques exclusivos, rodas de liga diamantadas com detalhes em preto brilhante, rack de teto e soleira das portas com aplique de alumínio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]