• Carregando...
O iEV40 é baseado no T40: ambos compartilham a carroceria e a maior parte dos componentes de acabamento interno. | Renyere Trovão / Gazeta do Povo
O iEV40 é baseado no T40: ambos compartilham a carroceria e a maior parte dos componentes de acabamento interno.| Foto: Renyere Trovão / Gazeta do Povo


JAC Motors já marcou data para lançar o iEV40. O primeiro automóvel com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil será apresentado à imprensa em junho próximo e no mês seguinte estará à venda na rede de concessionárias.

Antes disso, a marca fará ações em algumas capitais para que o cliente veja de perto o modelo e possa realizar test drive. A primeira cidade é Curitiba, nesta quarta-feira, e depois São Paulo e Rio de Janeiro.

Vale lembrar que a novidade já é negociada em esquema de pré-venda pelo preço de R$ 139.990. O valor faz do iEV40automóvel elétrico mais barato do Brasil. As primeiras unidades comercializadas nesse esquema serão entregues também em junho.

>> JAC lança T80 de 7 lugares com preço agressivo e bem equipado de série

Apesar de o preço mais em conta que os concorrentes  - Renault Zoe (R$ 149.990), Chevrolet Bolt (R$ 175,5 mil) e Nissan Leaf (R$ 178,4 mil), Sérgio Habib, o presidente do Grupo SHC, que representa a JAC Motors no Brasil, não prevê que o IEV40 tenha grandes volumes de vendas, ao menos em um primeiro momento. 

Carro elétrico é caro no mundo todo, e não é diferente no Brasil”, justificou. Para ele, a adoção de valores mais competitivos estão condicionados à implementação de incentivos fiscais para produtos com propulsão 'verde'.

>> Andamos no Leaf, o carro elétrico que promete ligar o Brasil na tomada

O executivo, entretanto, explica que o lançamento coloca a JAC entre as pioneiras na utilização desse tipo de tecnologia no país. O iEV40 será importado da China, como todos os demais veículos da marca.

Por lá, ele é vendido também com a bandeira Volkswagen, sendo o 6.º elétrico mais negociado no mundo - na China, vendeu mais de 43 mil unidades. A curto prazo, não há planos de fabricá-lo no Brasil.

Confira a seguir as informações que já temos da novidade:

A venda em todo o país

Apesar de não ter objetivo de tornar o iEV40 um campeão de vendas, Habib garante que ele será vendido em todas as regiões do país, ao contrário de Zoe e Leaf, que estarão disponíveis em poucas cidades num primeiro momento.

O presidente do Grupo SHC explica que as concessionárias precisarão receber equipamentos específicos e funcionários treinados para dar manutenção no sistema elétrico do veículo.

>> Nissan aposta em Kicks híbrido para ‘popularizar’ eletrificação no Brasil 

Por isso, nem todas as autorizadas venderão e oferecerão assistência ao iEV40. Porém, o executivo assegura que ele será comercializado, inclusive, em cidades que possuem apenas uma concessionária JAC, como Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). 

Contudo em São Paulo (SP), onde existem quatro autorizadas da marca, somente uma comercializará e disponibilizará serviços para o modelo. Em todo o país, a empresa dispõe atualmente de 25 pontos de vendas.

Boa autonomia depende da condução

iEV40 é baseado no T40: ambos compartilham a carroceria e a maior parte dos componentes de acabamento interno. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Volkswagen, em uma joint venture chamada Sol. 

Chamado na China de iEV7S, ele é equipado com um motor de de 115 cv de potência e 27,6 kgfm de torque. A bateria de 40 kWh entrega uma autonomia de 300 km, de acordo com o ciclo europeu (NEDC). 

>> Carro elétrico: 10 perguntas e respostas para quem pensa em ter um

Esse desempenho pode diminuir de acordo com o modo de condução, o peso transportado e outros fatores. 

O uso de ar-condicionado, por exemplo, reduz essa distância em até 20%. Exatamente para não diminuir demais o alcance, a velocidade máxima é limitada a 130 km/h.

Recarga demora, mas tem baixo custo

Para recarregá-lo, o proprietário irá conectá-lo a uma tomada elétrica de 220 volts e aguardará 8 horas. Mas há a opção de “abastecê-lo” no modo rápido: é possível obter 80% da carga em apenas 1 hora. Para isso, é preciso adquirir um equipamento próprio para esse tipo de recarga.

O consumo é equivalente ao de um chuveiro elétrico de boa qualidade. Recarregar a bateria custa entre R$ 14 e R$ 18, dependendo do valor da energia elétrica no município. 

Diante da comparação com qualquer modelo movido a motor por combustão (gasolina ou etanol), o JAC iEV40 tem um custo seis vezes menor por km rodado. “Para rodar, o motorista gasta praticamente nada”, enfatiza Habib.

Manutenção simples e freio regenerativo

O presidente do Grupo SHC afirma que o custo de manutenção é significativamente mais baixo que o de um veiculo a combustão. “O motor não tem filtros, fluidos, velas e periféricos como bombas d’água e de combustível. Consequentemente, nada disso precisa ser trocado”, afirma o executivo.

JAC iEV40 ainda agrega tecnologias como os freios regenerativos. Tal recurso garante a recuperação da energia capturada nas frenagens e sua conversão em eletricidade (recarregando as baterias e aumentando a autonomia instantânea). 

Já o alerta sonoro para pedestres consiste em “anunciar” a presença do carro no trânsito. Trata-se de um cuidado especial em favor de deficientes auditivos e visuais. 

Há também o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do freio-motor. Funciona assim: quando regulado para o modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio. 

Cada vez que ele tirar o pé do acelerador, o carro já diminui instantaneamente a velocidade. Isso poupa todo o conjunto de freios e chega a triplicar a vida útil de pastilhas e discos.

>> Ford mata o Fiesta. E agora, como ficam as peças?

Telemetria e comando pelo celular

JAC iEV40 tem garantia de cinco anos (inclusive para as baterias). Ele é equipado com assistente de partida em rampa, ar-condicionado com função automática, rodas de liga, kit multimídia com tela de oito polegadas, entre outros.

JAC também anunciou a possibilidade de monitoramento do veículo por telemetria (mediante autorização do usuário). A tecnologia permite, entre outras funções, localizar o veículo em caso de furto.

Pela central multimídia é possível monitorar o nível da carga da bateria e visualizar quando estiver abaixo do recomendável.

Há ainda um aplicativo exclusivo do iEV40 para smartphone que possibilita a verificação da porcentagem de carga da bateria, autonomia, situação de recarga durante o carregamento, além do sistema de rastreamento e telemetria com diagnóstico à distância. 

O dispositivo torna possível ainda o controle elétrico dos vidros, a abertura das portas e o acionamento do ar-condicionado.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

NOVO 208 VIRA UM ‘MINI-3008’ A Peugeot revelou a nova geração do 208, que será uma das estrelas do Salão de Genebra, na Suíça, entre 7 e 17 de março. O hatch compacto chega ao Brasil até 2021, dando adeus à produção nacional em Porto Real (RJ) – virá importado da Argentina. O carro está mais esportivo, com detalhes que remetem ao utilitário 3008. É o caso das lanternas em led com a assinatura das ‘garras do leão’. O recurso felino também é visto nos faróis, que ganharam um prolongamento com a luz diurna em posição vertical no para-choque. O interior estilo i-cockpit incorpora outros elementos do 3008, como o quadro de instrumentos 100% digital; a alavanca de câmbio em formato futurista; e os comandos do carro acionados por teclas, e não por botões. A gama de motores na Europa contará com o 1.2 PureTech, de três cilindros, nas versões 75 cv, 110 cv e 130 cv, com opções do câmbio manual de 5 marchas e o automático de 6 e 8 velocidades. No Brasil ele utiliza atualmente o 1.2, de 90 cv, além do 1.6, de 122 cv. #peugeot208 #novageracao208 #hatch #peugeot3008 #peugeotbrasil #carros #automoveis #gazetadopovo #instacar #cargram

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]