• Carregando...
 | Reprodução/CCTV News
| Foto: Reprodução/CCTV News

Nem trem, nem metrô e muito menos sistema BRT de canaletas exclusivas. A solução para transportar o maior número de pessoas, de maneira rápida e sem ficar preso ao ritmo do trânsito foi encontrada na China.

O ‘ônibus do futuro’, capaz de trafegar sobre outros veículos, foi apresentado em escala de miniatura por uma empresa de tecnologia na 19.ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim.

Chamado de Ônibus de Passagem Elevado (TEB, na sigla em inglês), ele circulará sobre trilhos e conta com um vão que lhe permite transpor um congestionamento em segurança. E o melhor, com capacidade para levar 1.200 pessoas.

Confira o vídeo divulgado pela emissora governamental chinesa CCTV :

China cria o ônibus do futuro

Veículo sobre trilhos deverá ser construído ainda neste ano.

+ VÍDEOS

O espaço que fica abaixo do corpo do modelo inovador equivale a duas pistas e com altura suficiente que permite os veículos avançarem sob o transporte público ou este sobre os automóveis no caso de engarrafamentos.

Conforme noticiou a agência de notícias Xinhua, o TEB seria formado por quatro vagões ligados com comprimento total de entre 58 e 62 metros, uma altura de entre 4,5 e 4,7 m e largura de 7,8 m. O espaço inferior pelo qual circulariam os veículos terá altura de entre 2,1 e 2,2 m.

Segundo o engenheiro-chefe do projeto, Said Bai Zhiming, o projeto alternativo substitui um metrô com a mesma eficiência, além da vantagem de oferecer um custo de construção cinco vezes menor. “E pode ser concluído em um ano ano”, garante o chinês.

O primeiro teste está programado para acontecer até o fim do ano na cidade de Qinhuangdao, no norte da China.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]