• Carregando...
 |
| Foto:

Possuir um carro sem ar-condicionado ou vidros elétricos até vai lá, afinal basta girar a manivela para os vidros abrirem e refrigerar o ambiente. Agora ficar sem um sistema de som, por mais simples que seja, é um mimo que poucos muitos motoristas abrem mão.

>> Chevrolet Monza está de volta e com motor turbo

Escutar música enquanto dirige é tão automático como acelerar e frear. E muitos não percebem, mas as melodias são capazes de mexer com o humor do condutor durante o trânsito. Essa foi a constatação de uma pesquisa encomendada pela Ford ao aplicativo de música Spotify e à Universidade de Nova York.  

Algumas descobertas que surgiram do levantamento foram surpreendentes. Uma delas é que temas tristes ou melancólicos, como ‘Back to Black’, de Amy Winehouse, ‘Sorry’, de Justin Bieber, ou ‘The Winner Takes it All’, do Abba, podem ajudar a começar o dia com uma carga de energia que dura até duas horas.

>> Estudo aponta as músicas mais ‘perigosas’ de se ouvir ao volante

Amy Winehouse no clipe de Back to Black, uam das canções melancólicas que surpreendemente  elevam o astral do motorista. Divulgação

As músicas têm em comum a combinação de uma batida rítmica forte com uma sensação melancólica que, segundo a pesquisa, muitas pessoas preferem ao dirigir. O estudo faz parte do trabalho da Ford para aprimorar a experiência sonora dentro dos veículos, com a evolução de vários aspectos técnicos.

A iniciativa rendeu uma coletânea de 25 canções com pode ser conferida no Spotify com o nome de ‘Science of sound’ (Ciência do som).

>> Zoe, Leaf e Bolt: começa a guerra dos elétricos ‘populares’ no Brasil

Confira a lista de reprodução da Ford Europa para uma condução mais feliz:

1. Titanium (feat Sia) - David Guetta

2. Sorry - Justin Bieber

3. Beggin’ original version - Madcon

4. Don’t you worry child (feat John Martin) - Swedish House Mafia

5. The winner takes it all - ABBA

6. Wake me up when september ends - Green Day

7. What went down - Foals

8. Kids - MGMT

9. Shake it out - Florence + The Machine

10. Green light - Lorde

11. Mr. Brightside - The Killers

12. Insomnia - Faithless

13. Lean on (feat. MØ & DJ Snake) - Major Lazer

14. Power (feat Stormzy) - Little Mix

15. Chained to the rhythm - Katy Perry

16. Ciao adios - Anne-Marie

17. Everybody’s Changing - Keane

18. This is what you came for - Clavin Harris

19. Black hole sun - Soundgarden

20. The final countdown - Europe

21. Buck Rogers - Feeder

22. Hometown Glory (High Contrast Remix) - Adele

23. Back to Black - Amy Winehouse

24. Summertime Sadness (Lana Del Rey vs. Cedric Gervais) - Lana Del Rey

25. Run - Foo Fighters

Ouça as 25 músicas que mexem com o motorista 

Energia e valência 

Os cientistas identificaram duas características-chave da música que influenciam o humor: a ‘energia’, batida e tempo do som; e a ‘valência’, sua profundidade, emoção e sentimento. Juntos, esses elementos podem servir como um tônico para animar até a viagem mais monótona. 

Na pesquisa, motoristas de vários países da Europa ouviram listas de músicas selecionadas com diferentes combinações de ‘energia’ e ‘valência’. O seu humor foi conferido por meio de questionários respondidos imediatamente antes e depois e em intervalos de uma hora após dirigir pela manhã. 

As trilhas com uma batida energética e alegre, com ‘alta valência’, funcionaram bem, mas as trilhas tristes, usando a escala menor de notas musicais, com ‘baixa valência’, também mostraram a mesma popularidade. 

lzf Getty Images/iStockphoto

“Em toda a pesquisa, músicas com um alto nível de energia deixaram nossos testadores empolgados para enfrentar o dia”, diz Amy Belfi, neurocientista cognitiva da Universidade de Nova York, especialista em efeitos da música no cérebro. 

Segundo ele, o mais intrigante é que as músicas mais propensas a ter um efeito positivo também podem ser reflexivas e melancólicas. “As músicas ‘tristes’ podem realmente nos fazer sentir bem sobre nós mesmos. Elas podem nos lembrar, por exemplo, de experiências difíceis que superamos e com as quais aprendemos.” 

>> Os dez carros automáticos mais baratos no Brasil

“Nesse experimento, focamos em como a ‘energia’ e ‘valência’ da música podem afetar o humor ao longo do dia”, completa Koppel Verma, do Spotify, que assessorou o projeto. 

O estudo revelou ainda que não são só músicas ‘pop felizes e energéticas’ que funcionam de manhã.  Ao analisar a playlist de motoristas,  percebeu-se que muitas tinham um número alto de músicas melancólicas. 

“Pesquisas anteriores já mostraram que a viagem da manhã é um período importante e agora podemos usar nossos dados para ajudar o motorista a preparar seu humor para o resto do dia”, finaliza Koppel.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

DICAS PARA PASSAR NA PROVA TEÓRICA DO DETRAN 1. Faça simulados; Pergunte ao instrutor sobre materiais específicos para essa prática, lembrando que a maioria dos Detrans disponibiliza simulados das provas em seus sites e também há vários aplicativos para celular. 2. Fique atento às aulas teóricas Fique atento às dicas, indicações de sites e materiais complementares. Também anote as dúvidas e procure saná-las durante a aula ou no fim dela. 3. Faça dever de casa O estudo não deve se limitar à sala de aula. Leia a apostila antes de ir para o curso, destacando o que considera mais relevante e leve as dúvidas para serem esclarecidas. 4.Reforce o conteúdo mais difícil Durante o curso teórico identifique quais conteúdos são mais fáceis ou difíceis para você. Dedique mais tempo àqueles que não compreendeu direito e teste seus conhecimentos. 5. Não agende a prova se estiver inseguro Se ainda existem dúvidas sobre algum conteúdo é melhor não arriscar. É melhor estudar um pouco mais e deixar para marcar o exame quando estiver seguro. #cargram #carros #cars #gazetadopovo #instacar #veículo #prova #detran #cnh #primeirahabilitacao #primeiracnh #motorista

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]