• Carregando...
Nova frente: Faróis de dupla parábola, com leve caimento, vão mudar a “cara” do modelo | Marlos Ney Vidal/Estado de Minas
Nova frente: Faróis de dupla parábola, com leve caimento, vão mudar a “cara” do modelo| Foto: Marlos Ney Vidal/Estado de Minas
  • Palio Fire tem visual antigo
  • Quarta-geração atual: faróis retos embaixo
  • Confira como as vendas do Palio caíram, a partir de outubro

A Fiat prepara mudanças no seu carro-chefe Palio. O compacto, atualmente na sua quarta-geração, já começou a ser produzido em Betim (MG) com a mesma frente do Siena e do Palio Weekend. Além disso, na versão com carroceria antiga (Fire), haverá mudanças na parte mecânica, que a tornará mais econômica. Os modelos com as novidades devem chegar às concessionárias do Paraná – já como linha 2009/2009 – em fevereiro ou início de março.

A marca italiana tem dois motivos para correr contra o tempo e colocar essas mudanças no mercado. Desde o lançamento do novo Gol, líder de vendas no país, o Palio vem perdendo fôlego e está cada vez mais atrás no volume de comercialização (antes a diferença mensal ficava, em média, em 4 mil unidades a mais para o modelo da Volkswagen, mas hoje já está em 10 mil carros). E, para piorar, desde outubro, o irmão Mille ultrapassou o Palio nas vendas, assumindo a vice-liderança do mercado – no geral de 2008, no entanto, o segundo lugar continuou com o Palio.

Fotos do modelo com as mudanças visuais, flagrado pelo jornal Estado de Minas, mostram que, por fora, a grande novidade do Palio é que a quarta geração vai ganhar os faróis de dupla parábola do Siena e do restante da família, que vão deixar o conjunto frontal com uma leve diferença em relação ao do modelo atual. Essa, inclusive, será a última alteração estética no veículo antes da chegada de um carro totalmente novo, esperado para 2010.

Além disso, informações extraoficiais dão conta de que o modelo irá receber a tecnologia Economy, já adotada no Mille. Mas este novo motor 1.0 Flex – mais econômico – virá inicialmente apenas no Palio Fire, com carroceria antiga. No segundo semestre, essa versão do compacto também passará a ser vendida com o novo visual da quarta geração, lançada em 2007. Mais para frente a Fiat pretende estender esta tecnologia para o Palio ELX 1.0 Flex (hoje já com o novo visual).

Vale lembrar que a tecnologia Economy compreende modificações no propulsor, além de quinta marcha mais longa e pneus de baixa resistência ao rolamento (que colabora para a redução do consumo de combustível). Com tais mudanças, a Fiat garante que há uma economia de 10% de combustível, no caso do Mille.

Para informar sobre a autonomia do Palio Economy, o painel de instrumentos (que terá fundo branco) ganhará um "econômetro", também como no Mille, um mostrador ao lado do velocímetro que indica a quantidade de combustível gasto de acordo com o estilo de condução do motorista.

Atual

As concessionárias Fiat estão comercializando normalmente o atual Palio, hoje modelo 2008/2009. O compacto é vendido nas versões Fire 1.0 Flex de 66/65 cv (2 ou 4 portas, com carroceria antiga), ELX 1.0 de 66/65 cv (2 ou 4 portas), 1.4 de 81/80 cv (2 ou 4 portas) e 1.8R de 115/113 cv (2 ou 4 portas), estas três últimas com visual atualizado. Um dos atrativos do modelo, em relação aos concorrentes como Gol, Corsa e 206, é a vasta gama de itens opcionais. O modelo pode receber, por exemplo, air bags, ABS e sistema de viva voz com bluetooth

Em Curitiba, o veículo custa entre R$ 24,9 mil (Fire 1.0 Flex básico) e R$ 54,3 mil (1.8 R Flex com todos os opcionais, como regulagem de banco, air-bags frontais e laterais e sistema de som com bluetooth).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]