• Carregando...
 |
| Foto:

sistema de partida por botão é uma comodidade para aqueles que não querem se dar ao trabalho de girar a chave sempre que entrarem no carro. Apesar de inovadora, a tecnologia pode apresentar riscos aos donos que não notam que seus carros ainda estão ligados após estacionados.

Os modelos com esse sistema possuem uma ‘chave inteligente’ (conhecida como chave presencial ou keyless) que emite um sinal para abrir portas e ligar o carro apenas com a proximidade. A chave pode ser deixada até no bolso ou na bolsa.

>> Motorista é flagrado por radar a 696 km/h e recebe multa astronômica

Nos Estados Unidos já foram registradas 28 mortes e 45 feridos causados pela emissão do monóxido de carbono liberado pelos carros. Um dos casos que despertaram a atenção para o perigo foi o de Fred Schaub, 75 anos, que não percebeu que o motor de seu carro continuava acionado após estacioná-lo na garagem e entrou em casa com a chave no bolso. Ele foi encontrado morto 29 horas depois e a sua casa apresentava uma concentração 30 vezes acima do tolerado de monóxido de carbono.

A Sociedade de Engenheiros Automotivos nos EUA solicitou que fosse implantado nos veículos um sistema de alerta para quando o motor permanecer ligado e as chaves não estiverem dentro do carro ou nas proximidades. 

>>Novo Duster ganha versão furgão para entregas em qualquer terreno

Alguns fabricantes já trazem o sistema e até recursos mais avançados, como a Ford, que atualizou seus modelos mais novos para desligarem sozinhos após 30 minutos parados sem a chave dentro.

Até pouco tempo o sistema de partida por botão era um artigo de luxo no Brasil, restrito a modelos premium. Mas, atualmente há exemplares abaixo de R$ 100 mil que oferecem a tecnologia. Já nos Estados Unidos é item de série na metade dos 17 milhões de carros vendidos por ano.

>>Engate tipo bola pode virar um vilão para quem busca proteção ao carro

*Com a supervisão do editor Renyere Trovão

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]