Visual do Passat é discreto com o desenho da grade em V,  moldura cromada, e rodas aro 17´ | Fotos: Roberto Massignan Filho/Gazeta do Povo
Visual do Passat é discreto com o desenho da grade em V, moldura cromada, e rodas aro 17´| Foto: Fotos: Roberto Massignan Filho/Gazeta do Povo

Motor turbo e câmbio são bons parceiros

O conjunto mecânico deste Passat não deixa nada a desejar. O motor turbo, com muito torque e potência, garante respostas rápidas acima de 1.500 rpm. O turbo entra em ação de forma suave, sem solavancos, e fornece o desempenho de um esportivo para este sedã. O motorista, no entanto, deve ficar bem atento ao velocímetro. Se pisar forte no acelerador, o ponteiro sobe rápido e o rodar silencioso e confortável deste carro quase não o deixa perceber que já ultrapassou os limites da responsabilidade.

O câmbio automático de seis velocidades, com a opção de trocas manuais, oferece mudanças suaves e sem trancos. O carro conta ainda com controle eletrônico de estabilidade, proporcionando a distribuição de torque de forma eficiente. As suspensões garantem total segurança em curvas e proporcionam um rodar confortável. O consumo depende muito do pé do motorista, mas, segundo a Volkswagen, o carro faz 7,4 km/l na cidade.

  • A sigla TSI na traseira denuncia o seu desempenho
  • Volante multifunção e câmbio Tiptronic
  • Conheça mais detalhes do Passat 2.0 TSI

Com um preço competitivo no segmento de sedãs de luxo e uma ampla lista de equipamentos de série, o Volkswagen Passat 2.0 TSI bem que poderia fazer parte do segmento de esportivos graças ao seu motor turbo de 200 cv. Seu preço em Curitiba parte de R$ 116 mil. Até o mês passsado custava R$ 126 mil, mas devido ao lançamento do Passat CC (R$ 186 mil) seu preço foi reposicionado pela Volkswagen.

Com um visual discreto e linhas robustas, o sedã segue os padrões da marca alemã. Na frente, os vincos do capô acompanham o desenho da grade em V, com moldura cromada, que se estende até a parte inferior do para-choque. Os faróis, com duplo defletor, são direcionais e iluminam as laterais toda vez que o motorista faz uma conversão, proporcionando mais segurança. Visto de lado, o carro tem linha de cintura elevada e superfícies mais limpas, com frisos cromados. Os retrovisores externos têm luzes de seta incorporadas. A traseira é mais alta com lanternas de elementos circulares. O espírito esportivo do carro é denunciado pelas rodas aro 17’ e a sigla TSI na tampa do porta-mala.

Por dentro, o acabamento é de luxo. O painel, com detalhes em aço escovado, tem instrumentos em fundo preto, com iluminação nas cores azul e vermelho. O volante, com ajustes em altura e distância, conta com comandos para o som, controlador de velocidade (piloto automático) e acesso ao computador de bordo. Na versão avaliada, o revestimento interno era em couro de cor bege e os bancos dianteiros estavam com ajustes automáticos, que são oferecidos como opcionais. O assento do banco conta ainda com sistema de aquecimento.

O carro oferece uma extensa relação de itens de série. No quesito de segurança para os ocupantes estão air bag duplo dianteiro, air bags laterais nos bancos dianteiros, air bags para cabeça, freios ABS, controle de tração (ASR) e controle de estabilidade (ESP). Já na parte de conforto estão o ar-condicionado automático duas zonas, bancos dianteiros com regulagem manual de altura, chave de ignição eletrônica, computador de bordo, descansa-braço dianteiro e traseiro, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com antiembaçante, faróis com acionamento fotossensitivo (ALS), faróis e lanterna traseira de neblina, freio de estacionamento eletrônico, controlador de velocidade (piloto automático), rádio/CD Player/MP3, sensor de chuva, direção Servotronic, alarme por controle remoto, travamento elétrico das portas, vidros elétricos, volante multifunção, revestimento dos bancos em couro e sensor de estacionamento e rodas de liga leve.

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