• Carregando...

Tenho um Gol 1.0 e gostaria de saber qual a melhor forma de medir o consumo médio na cidade e num mesmo trecho de 40 quilômetros, que utilizo para ir e voltar do trabalho?

Everton Martins, de Bragantina (PR).

Resposta

Para se fazer um controle do consumo de combustível é importante observar alguns detalhes: encher o tanque até a boca ou não quase não faz diferença. O importante é que as "enchidas", tanto a inicial como a final, sejam iguais, isto é, abasteceu até a boca no inicio da aferição, faça o mesmo no final dela. Na primeira situação, onde deseja obter uma média usando um tanque inteiro, deve-se completar o reservatório e rodar o máximo possível com aquela "tancada" (cerca de 200 km a 300 km). Depois completar e dividir os quilômetros pelos litros utilizados para o complemento. É sempre importante deixar claro que quanto maior forem os quilômetros rodados, maior será a precisão do teste.

Na segunda situação, onde deseja obter uma média em apenas 40 quilômetros, a precisão só seria obtida se utilizarmos uma proveta graduada, pois qualquer variação, por menor que seja, na quantidade de combustível, causaria séria interferência nos resultados obtidos. Em todo caso, ele deve usar o mesmo critério da primeira situação, porém observando rigorosamente o complemento do tanque com o combustível para que seja uniforme nas duas vezes. Uma saída é abastecer até o segundo "click" da pistola da bomba. Esse procedimento garante que o tanque estará cheio sem que haja o risco de derramento de combustível.

Edson Bueno, proprietário da Auto Mecânica Souza Bueno, em Curitiba.

* * * * * *

Entre em contato

Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automoveis@gazetadopovo.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]