• Carregando...

"Pretendo trocar meu carro com câmbio manual para um automático, mas é verdade que o automático "bebe" mais e oferece menor retomada nas ultrapassagens?"

Jorge Saba, de Curitiba.

Resposta

Os veículos com câmbio automático são mais práticos e confortáveis, principalmente em trânsito pesado. Como não há necessidade de acionar a embreagem, apenas o acelerador e freio, a direção torna-se mais agradável e menos cansativa. A manutenção é mais cara, mas de difícil ocorrência, comparada com os manuais. Quanto ao consumo, varia da forma com que o motorista dirige. Mas, em geral o automático gasta um pouco mais. Porém se compararmos os câmbios CVT (continuamente variável) aplicados, por exemplo, no Honda Fit e no Nissan Murano, esta afirmação é incorreta, pois é possível obter infinitas relações de marcha, obtendo uma ótima relação entre desempenho e consumo em todas as velocidades.

Wilson Parisotto, professor da disciplina de Motores Automotivos da Tuiuti.

* * * * * * *

Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automoveis@gazetadopovo.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]