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Para uma pilotagem segura é preciso mais do que respeitar as normas de trânsito. Saber como agir na cidade, em viagens em grupos ou até mesmo como garupa é fundamental. Autoridades apontam o mau hábito de andar entre os carros como a principal causa de acidentes envolvendo os motociclistas.

Ao andar pelas ruas de Curitiba, é fácil identificar aqueles que colocam a pressa e o excesso de confiança acima da própria segurança. Guidão reduzido, retrovisores diminutos e escapamento aberto são as alterações mais evidentes e todas estão sujeitas a perda de cinco pontos na carteira, multa de R$ 127,69 e retenção da moto. Segundo os técnicos, estas alterações modificam as condições de equilíbrio e a visibilidade do piloto .

Para o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), Coronel David Antônio Pancotti, a prática de circular com a moto entre os carros é apontada como a grande causadora de acidentes. "O correto seria ocupar o espaço de um automóvel e evitar os pontos cegos", afirma. A sua opinião também é compartilhada pelo 2.º Tenente e motociclista do BPTran, Fábio Aurélio Didvcz. Para ele, os cruzamentos merecem atenção redobrada. "A maioria dos acidentes ocorre nestes locais por pura falta de atenção do motorista do carro ou do motoqueiro. Usar o farol aceso mesmo durante o dia ajuda a dar mais visibilidade para a moto," diz o oficial.

Mais do que respeitar as normas de trânsito, tomar alguns cuidados especiais faz a diferença durante a pilotagem. Segundo o instrutor formado pelo Centro Educacional de Trânsito da Honda, em Indaiatuba (SP), Carlos André Oliveira, uma mudança de postura ao usar a moto é essencial. Para ele, a maioria dos motoqueiros não tem a mesma responsabilidade de quem usa um carro. "Não ocupar o espaço de um veículo, usando sempre o corredor entre os carros é um reflexo disso", afirma. Funcionário da Motonda – Centro Honda de Curitiba, Oliveira acredita que alguns cuidados podem virar hábito com o tempo, como o uso dos equipamentos de segurança: capacete aprovado pelo Inmetro, óculos protetores, jaqueta, calça de tecido reforçado e luvas.

De acordo com ele, o comportamento do garupa também é fundamental para uma boa pilotagem. Ajustar as pedaleiras corretamente, manter-se próximo ao condutor – para antecipar seus movimentos e poder acompanhá-los – inclinar junto com a moto nas curvas são algumas dicas importantes para o passageiro. "Na frenagem, é necessário que o passageiro pressione as pernas no quadril do piloto, para não transferir seu peso para ele e provocar uma perda de eqüilíbrio", recomenda Oliveira. Se o passageiro não está acostumado a andar de moto, é bom sempre tirar alguns minutos antes para explicar peculiaridades como o lado certo de descer (o esquerdo). Mais uma dica: o passageiro deve ter no mínimo 7 anos, usar os equipamentos de segurança, além de ter condições de equilibrar-se bem.

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