• Carregando...
Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo| Foto:

Após confirmar a continuidade da placa Mercosul no Brasil, o Ministério da Infraestrutura também fará mudanças nas regras para o modelo unificado, atualmente em vigor em sete estados (RJ, AM, BA, ES, PR, RN e RS).

Com isso, o prazo para os demais estados implantarem o novo formato deve passar de 31 de junho (data-limite atual) para 31 de dezembro deste ano.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) finalizou o estudo técnico que avaliou as características do padrão azul e branco e o processo para a sua emissão, como também o nível de segurança na identificação do veículo a fim de diminuir os riscos de clonagem.

>> Novas regras para a CNH: projeto do governo mostra que mudanças vão além da pontuação e validade

O resultado foi entregue a representantes dos departamentos estaduais de trânsito (Detran) após reunião que ocorreu em Brasília no último dia 9 de maio, segundo noticiou o site UOL Carros.

Os órgãos têm até a próxima quarta-feira (15) para analisar as propostas do Denatran e fazer eventuais ponderações e sugestões, informou Larissa Abdalla Britto, diretora geral do Detran-MA e presidente da AND (Associação Nacional dos Detrans), em entrevista ao site.

>> CNH em baixa: os motivos que tiram interesse de jovens em dirigir

Depois disso, será redigido um texto final que servirá de base para a publicação de uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que altera a 729, de março de 2018.

O estudo elaborado pelo Denatran prevê as seguintes alterações, conforme divulgou o UOL Carros:

Placa Mercosul só em veículos novos

Pela proposta do governo, a placa Mercosul só será adotada em veículos zero km, no primeiro licenciamento. Ou então em casos extraordinários, como furto, roubo ou dano.

Desta forma, não será obrigatória a mudança da placa na transferência de proprietário ou de município/ estado, nem na troca de categoria do veículo, como regulamenta a resolução 729 nos estados em que o sistema está em vigor.

Segundo o Denatran os veículos que já estão equipados com o novo padrão - mais de 2 milhões atualmente - poderão permanecer com o modelo, sem que haja qualquer restrição de uso.

>> Seguro obrigatório DPVAT deve ser extinto

Placa cinza permanecerá ativa

Foto:  João Soares/ Detran-AM
Foto: João Soares/ Detran-AM

A continuidade da placa Mercosul não implicará no fim da versão cinza. A ideia é que as duas convivam no trânsito, eliminando assim os custos da substituição.

Com isso, ao mudar de município será exigido apenas a troca da tarjeta e o lacre, como já ocorre nos estados que ainda não migraram para o novo sistema.

Lembrando que na chapa Mercosul o lacre foi eliminado e em seu lugar entrou o QR Code, código bidimensional que permite a rastreabilidade das placas, além do acesso às informações dos veículos numa blitz.

Detrans cadastram estampadores

Foto: Detran-PR/ Divulgação
Foto: Detran-PR/ Divulgação

A responsabilidade de cadastrar e fiscalizar estampadores sairá das mãos do Denatran e ficará a cargo dos Detrans.

A intenção é melhorar a agilidade no processo e favorecer a maior concorrência. Os estampadores são encarregados de inserir os caracteres alfanuméricos na placa.

>> “Tabela Fipe no usado”: saiba porque quase nunca seu carro se encaixa no perfil

O Denatran, por sua vez, continuará responsável pelos fabricantes das chapas, como determina a resolução 729/2018 do Contran.

O governo propõe que a validade dos contratos seja ampliada de quatro para cinco anos e que não haja exclusividade na relação entre fabricantes e estampadores.

Fim da película refletiva...

Uma das queixas mais ouvidas sobre a placa Mercosul era a dificuldade de fazer a leitura com a película refletiva aplicada sobre os caracteres com as inscrições 'Brasil Mercosul'.

A proposta do governo é trocar pela palavra 'Denatran', com o mesmo padrão de cores dos caracteres, distinguindo apenas na tonalidade. O elemento de segurança também perderia o efeito retrorrefletivo (brilha quando incide a luminosidade dos faróis à noite).

Já as cores que diferenciam os tipos de categorias serão mantidas:

CORESCATEGORIAUSO
Preto e cinzaParticularveículos dos cidadãos brasileiros
Vermelho e brancoAluguelveículos de transporte público e aluguel
Verde e brancoFabricanteveículos em testes
Branco e vermelhoAprendizagemveículos de autoescola
Branco e pretoOficialveículos de órgãos federais, estaduais e municipais
Cinza e pretoColeçãoveículos com idade superior a 30 anos de fabricação, que se apresentem em estado de originalidade
Branca e azulMissão Diplomáticautilizada por autoridades internacionais
Dourado e pretoRepresentaçãoveículos oficiais de autoridades

...e das ondas sinusoidais

 Foto: Denatran/ Divulgação
Foto: Denatran/ Divulgação

Outro item que desaparecerá da placa Mercosul são as ondas sinusoidais, aplicadas sobre o fundo branco do equipamento, horizontalmente, ligando uma extremidade a outra.

Tem a função de evitar a clonagem ao funcionar como uma espécie de marca d'água. O estudo técnico considerou esse recurso não eficiente, por isso a decisão de removê-lo coma nova regulamentação.

Projeto original todo alterado

A placa Mercosul já recebeu outras mudanças no projeto original desde que a resolução 729 foi publicada em março de 2018. Todos ligados a itens de segurança.

Na lista estão lacre, substituído pelo QR Code; tarja superior em 3D; e a bandeira do estado e o brasão do município nos quais o veículo foi registrado.

À época o Denatran informou que tais mudanças visavam a simplificação do sistema e o corte nos custos.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]