i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Brasil na contramão

Como é a pontuação da CNH em outros países; restrição diminui infrações e mortes

    • Estadão Conteúdo
    • 10/06/2019 12:20
    Foto: Bigstock/ Divulgação
    Foto: Bigstock/ Divulgação| Foto:

    Estudos de Dinamarca, Espanha e Itália mostram que o sistema de pontos na carteira de habilitação muda o comportamento dos motoristas e, segundo estimativas dos pesquisadores, contribui para a queda no número de infrações, lesões e mortalidade no trânsito.

    A proposta do governo de afrouxar regras para a perda da CNH vai na contramão do que fazem alguns países, como a Alemanha, que criou em 2014 um dos sistemas mais restritivos.

    No dia 4 de maio o presidente da República, Jair Bolsonaro, enviou ao Congresso projeto de lei que prevê elevar o limite de pontos na CNH de 20 para 40. Para o governo, há excesso de rigidez nas sanções e uma indústria de multas no país. "Por mim, botaria 60 (pontos)", disse Bolsonaro.

    Trabalhos científicos têm mostrado a eficácia do sistema de pontos para conter a violência no trânsito. Adotado em 2003 na região de Veneto, na Itália, o sistema de pontos foi seguido por um aumento no uso de cinto de segurança de 51,8% entre os condutores, de 42,3% entre os passageiros da frente e de 120% entre os passageiros dos bancos de trás.

    Os dados são de estudo publicado no Journal of Epidemiology & Community Health em 2007. Após a introdução do sistema, aponta a pesquisa, houve recuo de 18% nas mortes e de 19% nas lesões.

    Com a reforma que introduziu o sistema de pontos em Copenhague, os motoristas reduziram a frequência de infrações de trânsito em até 30%. E a medida levou à redução de até 20% na probabilidade de que os motoristas cometam violação de trânsito. A pesquisa, de 2014, foi realizada pelo Departamento de Economia da Universidade de Copenhague.

    Conforme o trabalho, enquanto estudos anteriores sugeriam que o efeito das multas dependia do nível socioeconômico do motorista, "nossos resultados mostram que as penalidades não monetárias baseadas em pontos afetam mesmo aqueles com alta renda e riqueza", analisam os pesquisadores.

    "Sanções administrativas são necessárias - não é criminalização de conduta. Senão cria-se outra camada de desigualdade num país já desigual. Quem pode pagar a multa terá salvo conduto", diz Pedro de Paula, coordenador da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    Outro estudo avaliou o efeito do sistema de pontuação na Espanha sobre 29.113 mortes em acidentes de trânsito entre 2000 e 2007.

    O modelo foi introduzido em 2004 e o levantamento considerou os cenários anterior e posterior à implementação da medida. Estima-se que 618 pessoas teriam morrido em acidentes nos 18 meses seguintes ao de implementação, caso ele não estivesse em vigor.

    Variações pelo mundo

    O sistema de pontuação varia de país para país - e até entre regiões, como nos Estados Unidos e no Canadá.

    No Estado de Nova York, se o condutor perder 11 pontos em menos de um ano, terá suspensa a licença para dirigir. Mas até ter a carteira suspensa pode sofrer antes outras sanções: com 6 ou mais pontos em 18 meses, é preciso pagar uma taxa.

    O sistema alemão é um dos mais rigorosos: se atingir 8 pontos no período de dois anos e meio, o motorista tem a licença retida.

    O excesso de velocidade pode fazer o infrator perder dois pontos. Não parar em faixa para pedestre ou utilizar celular na direção pode resultar no desconto de um ponto.

    Segundo especialistas, porém, comparações internacionais devem levar em conta múltiplos fatores que diferenciam o trânsito de um país para o outro, como o peso de cada infração e a condição das vias.

    >> Seguro obrigatório DPVAT deve ser extinto

    >> Uso de cadeirinhas não precisa de lei, diz Bolsonaro; queda nas mortes é de 60%

    >> Novas regras: validade maior da CNH terá efeito retroativo e multa menor ao rodar sem capacete

    Como são os sistemas

    BRASIL

    O limite para perda da CNH é de 20 pontos (mas a falta gravíssima também leva à suspensão); governo quer ampliar para 40.

    AUSTRÁLIA

    O condutor começa com zero ponto na carteira de habilitação. Se atingir 12 pontos, em 3 anos, tem a licença suspensa.

    NOVA YORK (EUA)

    Ao atingir 6 ou mais pontos em 18 meses, o condutor paga uma taxa. Com velocidade acima do permitido, a infração pode custar de 3 a 11 pontos. Uso de celular pode acarretar 5 pontos.

    ALEMANHA

    Maior mercado na Europa, a Alemanha tem um frota de carros bem próxima à brasileira. O país tem uma das legislações mais corretas do planeta e está constantemente sendo atualizadas.

    O limite para suspensão é de 8 pontos em 2 anos e meio. Quando o condutor atinge de 4 a 5 pontos, recebe uma advertência. Entre 6 e 7 pontos, precisa assistir a uma palestra. Com 8 pontos ou mais, a licença é suspensa.

    Em relação ao peso das pontuações, ao exceder a velocidade máxima da via, por exemplo, o motorista perde 1 ponto se a velocidade aferida for até 20% acima do limite; 2 pontos para até 40% e 3 pontos quando acima dos 40%.

    Na pontuação mais grave, o infrator tem o direito de dirigir suspenso por um mês, pontuação, que sobe para três meses se for reincidente.

    ESPANHA

    Lá, o condutor começa com 12 pontos. Após três anos sem infrações "graves" ou "muito graves", ganha mais dois. E, após um segundo período de três anos sem infrações, atinge 15 pontos.

    As perdas variam de 2 (em casos como não usar as luzes do farol corretamente) a 6 pontos (em casos de velocidade 50% acima do autorizado, por exemplo)

    PORTUGAL

    Criado em 2016, o motorista já começa com 12 pontos, que aumentam ou diminuem conforme as infrações. Cada delito pode levar à retirada de 3 a 6 pontos. Ao atingir 5 pontos ou menos, o motorista é obrigado a frequentar curso.

    SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

    Ver essa foto no Instagram

    SERIE 3 CONVERSA COM MOTORISTA A nova geração do Serie 3 que estreia no Brasil é repleta de tecnologia, com recurso herdados do irmão maior Serie 7. Destaque para o assistente pessoal inteligente, que permite ao motorista conversar com o carro e pedir alguns comandos como sintonizar rádio, resfriar os esquentar a temperatura do ar-condicionado, informar o clima em diferentes localidades ou acionar o GPS para levar ao destino pretendido. O sedã premium também oferece um sistema que registra os últimos 50 metros percorridos pelo carro para voltar de marcha ré automaticamente, sem a intervenção do condutor. É ideal para manobras em garagem e ruas apertadas. A sétima geração estará disponível no fim de março em duas versões: a 330i Sport, por R$ 219.950, e a 330i M Sport, a R$ 269.950. O modelo substitui o 328i. Além do visual mais agressivo, cheia de vincos. As rodas são de aro 18 (Sport) e 19 (M Sport). O motor é o 2.0 turbo, de quatro cilindros, que rende 258 cv (13 cv a mais que antecessor) e 40,8 kgfm de torque. O zero a 100 km/h ocorre em 5,8 s e a velocidade máxima alcança 250m km/h. As primeiras 1 mil unidades vêm da Alemanha e a partir de julho ele começa a ser produzido em Araquari (SC). #bmwserie3 #bmw330i #bmwbrasil #novageração #seda #esportiva #carros #automoveis #cargram #instacar #gazetadopovo #velocitta #turbo 🎥#renytrovao

    Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

    53 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 53 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • M

      Marco M.

      ± 6 dias

      Falta analisar como é feita a abordagem, se é usando radares eletrônicos escondidos, com critérios ou se é feito pela polícia. Por exemplo, Na Flórida não existe radar, a polícia vai atrás e a multa e bem salgada. Creio que a maneira de abordagem faz uma diferença enorme e esse, para mim e grande problema, que coloca todo o resto Injusto. Por exemplo, se tivessemos radares com critérios simples e técnico ao invés de visar apenas a arrecadação, não estaríamos nesse momento com tanta desconfiança dessa política/Industria de multas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Pedro Ramos

        ± 6 dias

        Iria opinar mas, revendo os comentários anteriores, percebi que o Morales seguiu os pontos que iria enfatizar, principalmente quando da comparação com a Alemanha. Ratifico tudo comentado por ele.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSMAR PORTUGAL VAZ

          ± 6 dias

          O maior ladrão é o governo . Rouba de todos os lados sem dó e piedade. É na tabela do IR , que não corrige . Rouba na altissima carga tributária e na roubalheira de vereadores , prefeitos , de****dos estaduais , federais , senadores , ministros do stf ,funcionários públicos etc ,etc etc. É uma grande quadrilha que detona com o país. Aí , o presidente, que conhece bem todos esses ladrõese resolve dar uma ajuda no bolso do cidadão, todo mundo caí de pau . Brasil : desordem e desprogresso.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            Wander

            ± 6 dias

            Se no pacote anti-crime de Moro, há mais rigidez e penalidades mais sérias pra coibir os criminosos, por quê o trânsito (que mata tanto quanto assassinatos)deveria ir na contra mão, abrandando as leis? E no Brasil se obedece bem as leis, sempre que se toca na parte mais sensível do brasileiro: o bolso. E pior, pode ser mais um agrado aos caminhoneiros, que seguem ameaçando o governo, que se põe como refém da categoria. São dois graves erros.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Flavio Teixeira

              ± 6 dias

              Eu lembro que durante a última campanha para prefeito, tinha um certo candidato que se revoltava com a existência da tal Área Calma, e prometia que tão logo assumisse a prefeitura, iria acabar com aquilo, já que tratava-se de uma medida simples de adotar. Será que ele não assumiu ainda, ou depois que viu o valor que a prefeitura arrecada, simplesmente "esqueceu" o assunto?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Flavio Teixeira

                ± 6 dias

                Se não existe a indústria da multa, por que, na mesma estrada, com as mesmas condições de manutenção, a 376, no PR, a velocidade máxima é de 100km/h e em SC é de 110km/h? É ou não, para confundir, e consequentemente fazer com que o motorista cometa uma infração?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  MORALES

                  ± 7 dias

                  O presidente tem razão. Comparar a Alemanha com o Brasil é uma piada. As autobahns não tem limites de velocidades, a pontuação não funciona como aqui e o oportunismo não existe. Dois casos bizarros: entrar em Curitiba pela BR 277, tem veloc máxima de 80km a partir da Renaut. Qual o motivo? Bizarro aquele policial federal atrás da passarela ou de árvores kkkkk A Mal. Deodoro tem três ou quatro velocidades diferentes do centro a Pinhais sem que haja escola ou hospital que justifique. Tirando a manada que é contra qualquer iniciativa do governo, recomendo análise da nossa situação ridícula.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Rafael

                    ± 7 dias

                    Só mais uma c@g@d@ do desgoverno aloprado.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Jorge Dias

                      ± 7 dias

                      O fato eh que não há mais PRAZER em dirigir no Brasil, seja por pontos, seja por mas, seja pelo pedágio, seja pelo preço da gasolina, e isso tudo inibe o deslocamento diminuindo a atividade econômica secundariamente.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Ricardo

                        ± 7 dias

                        Comparar com países do 1º mundo não é real! Educação e cultura é tudo e reflete no trânsito! A comparação mais justa seriam com países de 3º mundo ou subdesenvolvidos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • V

                          Vilmar

                          ± 7 dias

                          Eu acho muito interessante comparação com outros países, em todos os sistemas: penal, tributário, eleitoral e assim por diante. Mas em relação a trânsito, o brasil está centenas de ano atrasado.. A COMEÇAR QUE AQUI O AUTOMÓVEL, QUE PAGA ALTO VALOR DE PEDÁGIO, É OBRIGADO A DIS****R A MESMA PISTA COM OS CAMINHÕES..SENDO QUE EM MUITOS LUGARES SEQUER EXISTE TERCEIRA FAIXA.. No exterior existe auto pista, radares e semáforos inteligentes.. Ou seja, é necessário investir muito em trânsito para só depois pesar a caneta..

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Raul Henrique Ribas Macedo

                            ± 7 dias

                            Uma análise irrelevante apenas a quantidade de pontos necessárias para sofrer uma sansão ao condutor. Deve ser levada em conta a quantidade de pontos por cada tipo de infração definida em cada país afinal com três infrações, atualmente, no Brasil perde-se a carteira.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              A. Dal P. M.

                              ± 7 dias

                              Na Alemanha com 8 pontos perde a licença mas cada infração custa 1 ponto ou 2 no máximo. Aqui São 2856 pontos permitidos mas excesso de velocidade desconta 1268 pontos. Ridículo essa forma de pontuar. Brasil sempre complicando.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Almir

                                ± 7 dias

                                Aquelas retas de São Mateus do Sul o limite máximo é de 80km, é uma covardia.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  AMAURI

                                  ± 7 dias

                                  Uma KHDA atrás da outra. É disso que os Bozóides gostam.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    Jose Olivio Carvalho da Silva

                                    ± 7 dias

                                    Em todas as reportagens sobre infrações no trânsito vejo algo em comum: os motoristas são imprudentes. Nunca falam, no entanto, que nossas estradas são um lixo, congestionadas de caminhões, muitos em situação precária. Nos países desenvolvidos, pode-se por exemplo, andar pelas estradas com piloto automático mais de 80% dos trajetos. Temos sim um estado que arrecada para si mesmo e multa como atividade principal.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JARBAS ROBERTO BATISTA FILHO

                                      ± 7 dias

                                      A desculpa é sempre os radares e indústria da multa, na verdade quem reclama é imprudente, irresponsável e não respeita as leis de transito, principalmente os limite de velocidade. Tenho CNH a 22 anos e só tomei uma multa por excesso de velocidade e reconheço que estava errado, depois aprendi a lição, se a via esta escrito 60 Km/h não ando a 90 ou 100 na mesma, quando viajo ando dentro do limite de 110 Km/h enquanto os motoristas que me podam sempre estão acima dessa velocidade, então reclamem depois se forem multados e aprendam que o limite é para a segurança de todos, se o seu carro pode andar a 220 Km/h e você quer correr vá em um autódromo e não coloque a vida dos outros em perigo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • W

                                        Walter João Ferreira de Oliveira

                                        ± 7 dias

                                        Se vc comparar que de Ibaiti à Curitiba, tem aproximadamente mais de 20 radares, além do que os pegas trouxas de radares móvel. Isso é uma vergonha, em uma viagem de laser você se bobear perde a carteira. Acho que o Presidente tem razão é uma máfia, é UMA MÁQUINA DE FAZER DINHEIRO, pode-se até manter os 20 pontos, mais tem que diminuir as penalidades de 5 para 1 e de 7 para 2. Nós somos bi tributados pagamos a multa e somos pontuados. Tem que ser um ou outro, ou é a multa em dinheiro ou é a pontuação.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          E. L.

                                          ± 7 dias

                                          Se o nosso pais é diferente dos outros, podemos ter leis e atitudes diferentes! Se votam em semi analfabetos, em ladrões, em um monte de "*******podemos ter afrouxadas as regras da carteira e pontuação tb.!!!! Simples assim!!!!!!! Ou vc acredita em "Saci Pererê "?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            jonas prates

                                            ± 7 dias

                                            a questão são as multas e não os pontos! concordo em dar uma margem maior para os motoristas profissionais....mas reincidencia deve ser tratada com mais severidade e, nesta, aplicar a multa financeira

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • R

                                              Raul Henrique Ribas Macedo

                                              ± 7 dias

                                              Ao contrário, os profissionais é que devem ter regras mais rigorosas afinal são profissionais. Não seria necessário aumentar os pontos era só diminuir o prazo para 180 dias.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • B

                                            Bruno Barbosa Bellucci

                                            ± 7 dias

                                            Se o "jornalista" que escreveu essa matéria parasse 2 segundos pra pensar no que escreve, e analisar os fatos, essa matéria não teria sido escrita. Vamos analisar só um caso: Na Alemanha ser pego falando no celular é 1 ponto, segundo a própria matéria, em um espaço de 2 anos e meio o alemão pode tomar 8 pontos. 2 anos e meio no Brasil equivaleriam a 50 pontos, na lei atual, uma multa por falar no celular ao dirigir no Brasil, te dá 7 pontos, ou seja, se em 2 anos e meio, você for pego falando no celular 7,14 vezes no Brasil, você perde tua carteira, enquanto na Alemanha o mesmo acontece com 8 vezes. Ou seja, segundo dados da própria matéria a Lei do Brasil a Alemanha em certos aspectos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            4 Respostas
                                            • B

                                              Bruno Barbosa Bellucci

                                              ± 6 dias

                                              Marcelo S.: Eu fiz com usar o celular por que era o que tinha a informação jogada na minha cara e dava pra fazer rápido, mas isso se aplica a maior parte das infrações, são necessárias menos infrações até a suspensão da carteira do que na Alemanha, que é o exemplo que o autor colocou como MAIS RIGOROSO, e fez uma análise extremamente superficial, levando apenas em conta o número de pontos máximo, sem olhar pra quanto pontos cada infração "custa".

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Marcelo S.

                                              ± 7 dias

                                              Bruno, me desculpe, tudo bem que vc fez uma comparação mas o cara ser pego 7x falando no celular tem que ser muito orelhudo né? Isso sem contar as vezes que vai ter falado sem ser pego.. eita povo mesmo...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • Z

                                              Zyss

                                              ± 7 dias

                                              O analfabetismo funcional está em todo lugar.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • B

                                              Bruno Barbosa Bellucci

                                              ± 7 dias

                                              *A Lei Brasileira é mais rigorosa em determinados aspectos

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Ricardo Duarte

                                            ± 7 dias

                                            A diferença é que na Europa não existem arapucas como radares de 40 km/h numa estrada cujo limite é 110km/h. A lei aqui pune motoristas que oferecem pouco risco, enquanto que os realmente irresponsáveis, os assassinos, não estão nem aí pra multa, nem ponto nem nada disso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              JAMC

                                              ± 7 dias

                                              Ele deveria ter baixado para 10 pontos, mas ao contrário, ele quer promover mais mortes no transito

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Manoel Cesar Romero

                                                ± 7 dias

                                                Estacionei regularmente, mesmo assim fui multado, estou me defendendo, penalidade grave , 5 pontos, é isso que eu acho que tem que acabar, pedi para provar a falha que eu cometi, estou esperando a resposta dos dignos fiscais. A reportagem é fraca e meio sem argumentos.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • F

                                                  Flavio Teixeira

                                                  ± 6 dias

                                                  Preparem-se para pagar. Ninguém irá acreditar em vocês. A nós, cabe somente pagar. E ficarmos quietos.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  E. L.

                                                  ± 7 dias

                                                  Recorri na JARI duas vezes e estou aguardando a resposta hà alguns anos!!!! PÉSSIMO!!!!!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • T

                                                Thiago Souza

                                                ± 7 dias

                                                Não se pode comparar tais países aos quais foram avaliados!!! Mas será possível que temos que vir nos comentários para alertar os devidos jornalistas sobre a necessidade de uma pesquisa mais aprofundada e complexa nesse assunto? Isso é pesquisa de Wikipedia!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • T

                                                  TheFox

                                                  ± 7 dias

                                                  Vamos agora comparar as estradas da Alemanha com as nossas...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Emerson

                                                    ± 7 dias

                                                    Só aqui que a pessoa perde a carteira se não botar Estar 3 vezes.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      FLAVIO JOSE REZZANI

                                                      ± 7 dias

                                                      Matéria tendenciosa e incompleta, por favor informe qual a pontuação de cada multa, de cada país, se não nada adianta informar o limite daquele país pois não sabemos portanto quantas multas são necessárias para ultrapassar o limite.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • B

                                                        ballog

                                                        ± 7 dias

                                                        Achei que a reportagem seria séria!Tantos países do tamanho do nosso, com grandes quantidades de carros como o nosso, e a reportagem pegou 3 dos menores?Isso não deve ser sério!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          AMAURI

                                                          ± 7 dias

                                                          Só falta querer mudar o nome do País para Bozolândia.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • M

                                                            Maquiavel

                                                            ± 6 dias

                                                            Lularapia não seria mais bonito?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Paulo Batista Dos Santos

                                                          ± 7 dias

                                                          Gazeta do Povo, se eu quisesse ler o Estadão, assinava aquele jornal, portanto não me venham replicar aqui matéria tosca como essa. Para comparar os sistemas de cada país é preciso levar em conta um sem número de variáveis, inclusive o nível educacional e cultural de cada povo. Matéria inútil e mal elaborada.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • F

                                                            Freitas

                                                            ± 7 dias

                                                            Diga-me uma coisa, Paulo Batista: nenhum jornal tem o seu correspondente? Nenhum jornal publica matérias de outros jornais? Eita...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • W

                                                          WILMAR J G SANTOS

                                                          ± 7 dias

                                                          A diferença é que nas autobans da Alemanha não tem limite de velocidade. Enquanto que no Brasil uma rodovia comum que tem velocidade de 110Km/h, de repente, coloca-se uma placa de 60Km/h (limite comum em vias urbanas) e 50m a frente, o radar. Aí não dá pra comparar né?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • W

                                                            WILMAR J G SANTOS

                                                            ± 7 dias

                                                            A diferença é que nas autobans da Alemanha não tem limite de velocidade. Enquanto que no Brasil uma rodovia comum que tem velocidade de 110Km/h, de repente, coloca-se uma placa de 60Km/h (limite comum em vias urbanas) e 50m a frente, o radar. Aí não dá pra comparar né?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              EDSON - Sítio Cercado

                                                              ± 7 dias

                                                              No Brasil virou caça no qual para Prefeituras e Estados. Câmeras escondidas e mal sinalizadas, radares com velocidades de 40 e em outro local próximo 30 e outras armadilhas.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                Leonardo

                                                                ± 7 dias

                                                                Como comentado anteriormente, na verdade a lei brasileira atual parece ser mais restritiva. Aqui, excesso de velocidade acima de 20% (por exemplo) gera 7 pontos, ou seja, suspensão após 3 infrações. No sistema alemão seria necessário 4 infrações. Portanto, comparar apenas pelo número máximo de pontos é algo e tosco. O correto é comparar os sistemas de forma global. Não quero dizer com isso que a medida é boa ou ruim, apenas digo que a comparação da reportagem foi muito pobre.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • B

                                                                  Burcardo Geller

                                                                  ± 7 dias

                                                                  Ou talvez mal intencionada.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • N

                                                                Neto

                                                                ± 7 dias

                                                                Não vejo problema discutir se deve ser 20, 40 ou 10 pontos, desde que todas as situações sejam analisadas e não apenas números macros. Até porque o limite de 20 pontos nunca foi justificado. 20 pode ser bastante para quem não sai de casa mas para quem trabalha no trânsito é muito pouco, uma ameaça constante de perda da CNH, do emprego, etc., um drama que a mídia não aborda. Outra coisa que deveria ser revista é a quantidade de vagas especiais, visivelmente exagerada e que desitimiza a ocupação urbana. Concluindo, valores numéricos podem e devem ser revistos em função dos resultados.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • N

                                                                  Neto

                                                                  ± 7 dias

                                                                  Tem de colocar as pontuações por infração e limites na mesma base, senão não dá para comparar. Aqui no Brasil 2 gravíssimas (circular na faixa do onibus e estacionar em vaga especial p.ex.) e 2 de EstaR já dá suspensão da CNH (e perda do emprego para quem dirige carro de frota). Aumentar para 40 me parece justo pois diminui o risco de quem trabalha na rua perder o emprego. Está foi a motivação da alteração conforme declaração do presidente.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  4 Respostas
                                                                  • M

                                                                    Marcelo S.

                                                                    ± 7 dias

                                                                    Neto: eu entendo o que vc quer dizer.. o problema é que, se nesses casos eles deixarem como leve ou apenas advertência, o povo vai abusar.. eles já fazem isso pra doer no bolso e ver se o cara aprende. Mas enfim, em diversas matérias sobre esses assunto nós já tivemos muitas divergências... é uma discussão sadia.. porém o que os caras lá decidirem vamos ter que acatar seja gostando ou não..

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • N

                                                                    Neto

                                                                    ± 7 dias

                                                                    Marcelo S.: Mas de certo modo concordo contigo pois parece ser algo facilmente gerenciável pelo motorista, ao contrário do EstaR, dependendo da situação da pessoa, como já expliquei antes.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • N

                                                                    Neto

                                                                    ± 7 dias

                                                                    Marcelo S.: Gravíssima é quando há perigo de morte. Colocar tudo como gravíssimo desvirtua a regra. Se vc aumenta a pontuação de uma infração então é razoável aumentar o limite.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • M

                                                                    Marcelo S.

                                                                    ± 7 dias

                                                                    Neto, na boa, vc já me falou de empatia.. mas veja bem: se a faixa é de ônibus porque a pessoa vai circular com o carro lá??? Se a vaga é especial, pra quem têm o direito, porque alguém "normal" vamos assim dizer, colocaria o carro lá???? Jeitinho brasileiro de sempre levar vantagem? Tem que ser gravíssima mesmo e multiplicado por 3 pro cara aprender....

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Marcelo S.

                                                                  ± 7 dias

                                                                  O mais complicado no Brasil é o cidadão assumir a sua parcela de responsabilidade na situação. Nunca admite o erro. O culpado é sempre o radar, ou o fiscal do EstaR que notificou, ou até mesmo os esquerdistas, etc e etc. Quando o povo colocar a mão na consciência e assumir isso, quem sabe o Brasil ande um pouco pra frente. Enquanto isso é como diz o digníssimo Superministro da Economia: "é o vôo da galinha". Podem dar 80 pontos em um ano que o povo vai reclamar. Paciência.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  Fim dos comentários.