O lançamento da primeira motocicleta bicombustível do mundo foi confirmado para março do ano que vem, pela Delphi Automotive Systems do Brasil, que fornece a tecnologia de injeção eletrônica. O protótipo final da máquina de 300 cc foi apresentado durante o Congresso SAE Brasil de engenharia da mobilidade, em São Paulo. A moto será fabricada pela brasileira Amazonas Motocicletas Especiais (AME).
Segundo a fabricante, a nova motocicleta AME GA, além de permitir escolher entre gasolina, álcool ou ambos, e ter uma menor geração de gases do efeito estufa, trará uma economia de cerca de 25% nos gastos com combustível. Preço e o número de unidades disponibilizadas no mercado ainda não foram divulgados.
De acordo com o presidente da Delphi Do Brasil, Gábor Deák, com a iniciativa da AME, outras quatro empresas já estudam a adesão à tecnologia. "A venda começa por marcas menores, mas em breve as grandes empresas irão adotar a tecnologia", afirma. Segundo ele, apesar de a moto flex começar no segmento popular, o sistema é bem atrativo ao mercado de luxo. "Sem dúvida a moto flex também será adotada no segmento de luxo", diz.
Sobre o custo da tecnologia, o presidente da Delphi garante que somente pela economia de combustível, o investimento na moto "fica de graça", ao levar em conta que um motoboy utiliza a motocicleta, em média, 150 km por dia.
A fabricação da moto bicombustível será iniciada junto com a inauguração da linha de montagem da empresa atualmente, a Amazonas desenvolve os projetos no Brasil e os envia para a China, onde os produtos são montados.
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