• Carregando...
 | Bruno Bocchini/Agência Brasil
| Foto: Bruno Bocchini/Agência Brasil

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou nesta quinta-feira (4) que o ritmo de produção de veículos em janeiro deste ano foi semelhante ao patamar registrado em janeiro de 2003.

“Estamos regredindo 13 anos”, lamentou o executivo. Em janeiro foram produzidos 145.064 unidades, recuo de 29,3% em relação ao mesmo período de 2015.

Diante do menor ritmo de produção, o estoque total de veículos nos pátios das concessionárias e das montadoras caiu de 271,1 mil unidades em dezembro do ano passado para 254,3 mil em janeiro deste ano.

Com a queda, o estoque era, em janeiro, suficiente para 49 dias de vendas, ante 52 dias em dezembro (considerando o ritmo de vendas de janeiro).

O número, contudo, permanece acima do patamar considerado ideal pelo setor, com estoques equivalentes a 30 dias de vendas.

Lay-off

Outro efeito provocado pela redução no ritmo de produção das fábricas é a manutenção de empregados em condição de lay-off. Segundo Moan, as montadoras contam hoje com 6,3 mil empregados em lay-off, enquanto outros 35,6 mil estão cadastrados no Programa de Proteção ao Emprego (PPE), do governo federal.

Na soma, são 41,9 mil trabalhadores incluídos em algum tipo de mecanismo para evitar demissões. O número representa um quarto do total dos 129.397 trabalhadores empregados na indústria automotiva brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]