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O design do carro conta muito na hora de o consumidor escolher com qual modelo sairá da concessionária? Uma pesquisa feita pela empresa Ipsos, encomendada pelo Google no Brasil, mostra que sim, porém não é o fator mais preponderante. O visual do veículo aparece como o terceiro motivo que pesa na decisão do cliente.

Antes vêm duas percepções racionais de compra: o custo-benefício, que engloba a preocupação com consumo de combustível, gastos com manutenção e seguro e preço, e a finalidade de uso, voltada a atender às necessidades da família e que ofereça segurança e um nível interessante de itens de série.

Diante dessa constatação, selecionamos oito modelos cujo visual não está entre os principais atributos, e sim quesitos que vão desde o espaço interno e motorização ao custo de conserto.

Se você é um consumidor que coloca a razão à frente da emoção dê uma olhadinha neste grupo caso esteja pensando em adquirir um carro novo.

Perfil

O levantamento da empresa Ipsos identificou cinco diferentes perfis dos compradores de carro num universo de 500 entrevistados. A maioria, 28%, vê no carro um papel funcional (leva e traz) e preza a economia. Já 24% buscam um veículo para atender às necessidades da família. Outros 17% veem o automóvel como uma expressão de sua personalidade, valorizando o design. Já 16% levam em conta o prazer de dirigir e o desempenho do veículo. E, por fim, 15% são aqueles que fazem a compra racionalmente e são mais críticos, preocupados em fazer o melhor negócio.

Toyota Etios

Fotos; Malagrine/Toyota

Um dos melhores custo-benefício do mercado. O modelo se destaca pelo espaço interno, bom nível de itens de série e de desempenho, acabamento refinado e manutenção baixa. A versão de entrada X (R$ 41.890) já vem com direção elétrica, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos e alerta de faróis acesos. A XS (R$ 46. 490) agrega sistema de som. A XLS (R$ 50.290) inclui rodas de liga aro 15 e faróis de neblina. Já a Platinum (R$ 52.090) adiciona multimídia com TV digital, DVD, GPS, câmera de ré e sensor de ré.


Motores:
1.3 (90/84 cv) e 1.5 (96/92 cv). Porta-malas: 270 l.

Consumo (Inmetro): Cidade - 1.3 (8,3 e 12,2 km/l) e 1.5 (8,5 e 12,2 km/l). Estrada - 1.3 (9,1 e 13, 3 km/l) e 1.5 (9,5 e 13,8 km/l) (etanol/gasolina).

Volkswagen up!

Além de possuir o menor custo de conserto do país, também é o nacional mais seguro no teste de colisão e o que apresenta o melhor consumo - na sua versão mais apimentada, a 1.0 TSI (R$ 44.790). A de entrada 1.0 take up! 4p (R$ 33.290) é básica. Na move up! (R$ 40.790) incorpora direção elétrica, som com USB/AUX/bluetooth, ar-condicionado, computador de bordo, retrovisores elétricos e sensor de ré. Na high up! (R$ 45.490) em diante traz roda de liga aro 15, faróis de neblina e vidros elétricos.


Motores:
1.0 (82/ 75 cv) e 1.0 TSI (105/ 101 cv). Porta-malas: 282 l.

Consumo (Inmetro): Cidade - 9,2 e 13,5 km/l - 9,5 e 13,7 km/l (TSI). Estrada - 10,2 e 14,6 km/l - 11,1 e 16,1 km/l (TSI) (etanol/gasolina).

Nissan Versa

Pedro Bicudo/Nissan
Marcos Camargo/Nissan

O sedã compacto tem um espaço de fazer inveja a quase todos os rivais do segmento. Também é econômico e tem baixo custo na manutenção. A versão 1.0 de entrada (R$ 41.990)dispõe de direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, vidros e retrovisores elétricos. A 1.0 S (R$ 45.490) soma rodas de liga aro 15 e sistema de som. As intermediárias 1.6 SV e SL (a partir de R$ 47.490) praticamente repetem o pacote. A topo 1.6 Unique (R$ 56.190) agrega ar digital, bancos em couro, Isofix, câmera de ré e GPS.


Motores:
1.0 (77 cv) e 1.6 (111 cv). Porta-malas: 460 l.

Consumo (Inmetro): Cidade - 1.0 (8,5 e 12,6 km/l), 1.6 (8,6 e 12,4 km/l). Estrada - 1.0 (10,4 e 15,2 km/l) e 1.6 (10,2 e 14,8 km/l) (etanol/gasolina).

Chevrolet Cobalt

Chevrolet/Divulgação

Tem dimensões de um sedã médio e porta-malas monstruoso, por isso é o preferido dos taxistas. Em dezembro ganhará uma reestilização que o deixará com um visual mais agradável. A versão 1.4 LT (R$ 47.890) traz o básico: direção hidráulica, vidros elétricos e ar-condicionado. Na 1.4 LTZ (R$ 52.490) aparecem faróis de neblina, computador de bordo, retrovisores elétricos, sensor de ré e multimídia MyLink. O câmbio automático está disponível a partir da 1.8 LT (R$ 54.050).

Motores: 1.4 (102/ 97 cv) e 1.6 (108/ 106 cv). Porta-malas: 563 l.

Consumo (dados de fábrica): Cidade - 1.4 (7,2 e 9,4 km/l) e 1.8 (7,1 e 9,2 km/l). Estrada - 1.4 ( 9,9 e 12,9 km/l) e 1.8 (9,7 e 12,6 km/l) (etanol/ gasolina).

Suzuki S-Cross

Murilo Mattos/ Green Pixel/ Suzuki

O crossover se destaca pelo nível de equipamentos, além da tração 4x4 a partir da versão GLX (R$ 91.900). O modelo tem dimensões de um sedã médio e pesa meia tonelada a menos que o Honda HR-V, o que favorece uma boa performance e um ótimo consumo , especialmente no câmbio CVT (a partir de R$ 84.900). De série, na versão 1.6 GL (R$ 74.900), vem com direção elétrica, faróis de neblina, retrovisores elétricos, piloto automático, sistema de som, roda de liga aro 16, Isofix e quatro airbags. A topo GLS (R$ 105.900) traz faróis bixenônio, multimídia e teto solar.

Motor: 1.6 (120 cv). Porta-malas: 440 l. 

Consumo (Inemtro): Cidade - Manual (11,0 km/l) e CVT (11,9 km/l). Estrada - Manual (12,9 km/l) e CVT (13,2 km/l).

Hyundai Tucson

O veterano jipinho ainda é capaz de despertar interesse pelo conjunto: bom nível de equipamentos, robustez e conforto. O peso da idade - só de mercado brasileiro são dez anos -, porém, fica evidenciado na aparência do painel de instrumentos e nos botões do multimídia, além do câmbio automático de quatro marchas. O modelo começa em R$ 69.900 e oferece direção hidráulica, faróis de neblina, retrovisores elétricos, ar digital e sistema de som. A Top (R$ 75.990) adiciona bancos em couro, câmera de ré e multimídia com GPS e DVD.

Motor: 2.0 (146/ 142 cv). Porta-malas: 644 l.

Consumo (dados de fábrica): Cidade - 5,2 km/l. Estrada - 6,6 km/l.

Chery QQ

A nova geração do subcompacto chinês reduziu o visual ‘Pokemón’ do carro e ganhou vincos e faróis mais harmoniosos. Seu tamanho é indicado para quem pretende enfrentar os apertos da cidade grande e não para levar a família. Ele se destaca pela lista de série incomum a um modelo de entrada. A versão Look (R$ 30.490) vem com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, sistema de som com USB, ajuste elétrico de altura do farol, painel digital e computador de bordo. A ACT (R$ 33.490) entrega a mais sensor de ré e rodas de liga aro 14.

Motor: 1.0 (69 cv). Porta-malas: 198 l.

Consumo (Inmetro): Cidade - 11,8 km/l (km/l). Estrada: 13,9 km/l.

JAC J2

Outro subcompacto chinês indicado para quem não busca espaço interno (o porta-malas é minúsculo), mas facilidade na hora de manobrar. A linha 2015 agora roda flex e na versão de entrada (R$ 40.990) vem de série direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico e volante com regulagem de altura. Por R$ 42.990, acrescenta rodas de liga aro 14, sensor de ré, faróis de neblina e som USB/MP3 . Devido ao baixo peso, o bloco 1.4 é capaz de levá-lo de zero a 100 km/h em apenas 9,7 segundos.

Motor: 1.4 (113 cv) Porta-malas: 121 l.

Consumo (Inmetro): Cidade - 8,4 e 12,0 km/l. Estrada - 8,7 e 12,5 km/l (etanol/gasolina).

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