• Carregando...
O Fusca 1967 de Vinícius Cannata é alvo de brincadeiras pelo estado da lataria. “As rodas valem mais do que o carro”: é uma delas | Fotos: Divulgação/Camilo Fontana
O Fusca 1967 de Vinícius Cannata é alvo de brincadeiras pelo estado da lataria. “As rodas valem mais do que o carro”: é uma delas| Foto: Fotos: Divulgação/Camilo Fontana

Exposição

Dia Nacional do Fusca

Os fãs do Fusca e seus derivados, co­­mo Kombi, Variant, Brasília, têm encontro marcado neste domingo, das 9 às 19 horsas, no estaciona­men­­to do Palácio Iguaçu e do Tri­bu­­nal de Contas, em Curitiba.

No oportunidade será celebrado o 4º Dia Nacional do Fusca, evento que comemora o início da produção do carro no país (20 de janeiro de 1959).

O encontro é promovido pelo grupo RustedLive e este ano reunirá proprietários da Grande Curitiba, interior do Paraná e de outros estados, como Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e até da Bahia. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita no local a partir das 9 horas. Os 300 primeiros inscritos receberão um kit com camiseta, adesivo, certificado e material de patrocinadores. "Em 2009 tivemos 800 carros expostos. Este ano, a expectativa é chegar a 1.000 veículos", afirma Rodrigo Beghetto, da organização.

Mais informações:www.dianacionaldofusca.com.br.

  • Por fora, o besouro 1954 de Ronaldo Gallo tem poucos pontos de desgate. Mas no interior o estofado revela a ação do tempo
  • O encontro nacional em Curitiba que comemora o Dia do Fusca é organizado pelo grupo RustedLive, os

Hoje o Fusca completa 51 anos de fabricação no Brasil. Nesse tempo, o modelo da Volkswagen inspirou a criação de diversos grupos de culto ao carro. Em Curitiba há vários deles, cada qual seguindo estilos surgidos na Europa e nos Estados Unidos e que mantêm viva a paixão pelo mo­­delo mais simpático do mundo. Um desses grupos, o RustedLive, chama a atenção por adotar o conceito Rat­Look ("Aparêcia de Rato", em inglês). Nele, vale a re­­gra do quanto mais en­­ferrujado e com a pintura desbotada, melhor!

É difícil imaginar que alguém de­­seje para o seu carro um visual assim. Algo que mais parece ter saído de um ferro velho. Porém, a excentricidade é a marca do RatLook: carroceria desgastada pelo tempo, suspensão rebaixada e falta de cuidado no acabamento. O movimento surgiu na Europa na década de 1970 e com o passar dos anos recebeu atualizações, como conjunto de suspensões, rodas e pneus de alta performance.

Um dos adeptos na capital é o projetista Vinícius Cannata, 25 anos. Ele possui um Fusca 1967, com motor original de 1.300 cc. O estilo está por toda a lataria e não passa impune nas ruas. "Quando você vai pintar?" "As rodas valem mais que o carro!" são algumas das brincadeiras que ouve o tempo todo. Até em casa, o Fusca "deteriorado" é alvo de comentários. "Como você tem coragem de andar com isso. O carro vai acabar desmontando", implica a mãe com frequência. Cannata leva tudo na esportiva. "É bom andar com o Fus­­ca. As reações são as mais diversas", diz. O projetista lembra que certo dia um mendigo passou direto quando estava pedindo dinheiro num semáforo. "É risada o tempo todo!"

Além de curtir o carro em sua es­­sência, Cannata enxerga vantagens em manter a originalidade por fora. "Não preciso me preocupar com a chu­­va, com a lavagem ou eventuais esbarrões... afinal, visual aqui não é prioridade", ressalta ele, que usa o Vol­­ks como o seu veículo do dia a dia.

Outro que desfila com um Fusca na linha RatLook é Ronaldo Gallo, 28 anos. Quem vê o besouro 1954, mo­­delo oval fabricado na Alema­nha, com poucos pontos de desgaste na carroceria, não imagina o que reserva o seu interior. Ao abrir a porta, o Volks se revela mais um representante dos "enferrujados vivos", tradução ao pé da letra para o grupo RustedLive. Os bancos e a forração da porta denunciam o estado real do quase sexagenário Fusca.

O dono conta que não deixa o desgaste excessivo comprometer as partes importantes do veículo, como os pa­­ra-choques, por exemplo. "Pro­­curo manter uma condição mínima para ele rodar com segurança".

Gallo reprova quem força o "envelhecimento" do automóvel para se enquadrar no RatLook. "Tem pessoas que passam lixa na carroceria. Fica muito evidenciado o desgaste forçado e não natural, como é a proposta do estilo", enfatiza. Na parte mecânica, a fraca motorização original de 1.200 cc acabou substituída pela 1.600 cc, mais potente e moderna.

Atualmente, o RustedLive congrega 14 membros, que se reúnem aos sábados no Shopping Cristo Rei, em Curitiba. A participação é aberta a qualquer proprietário de VW, sem custo algum. Há quatro anos o grupo também é responsável pela organização do Dia Nacional do Fusca, realizado na semana em que é comemorado o aniversário da primeira unidade fabricada no Brasil (leia box acima).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]