• Carregando...
O primeiro fator que deve ser levado em conta para a troca de um automóvel é o custo de manutenção | Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo
O primeiro fator que deve ser levado em conta para a troca de um automóvel é o custo de manutenção| Foto: Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo

Trocar de automóvel é uma decisão que começa a pipocar na cabeça quando o veículo completa dois ou três anos de aniversário na garagem de casa. Mas vender um carro comprado zero km é uma decisão que requer análise. 

Fatores como desvalorização, manutenção e impostos precisam ser considerados para que o motorista não tome prejuízo demais. 

>> Confira 10 dicas para vender bem o seu carro

Maurício Feldman, fundador da plataforma Volanty, que conecta vendedores e compradores carros, explica que o primeiro fator que deve ser levado em conta para a troca de um automóvel é o custo de manutenção. 

O empresário explica:

“Para saber se está na hora de trocar de veículo, é preciso fazer as contas. Se o gasto anual com a oficina estiver superando em 10% o valor de tabela do carro, significa que há prejuízo.”

Outro parâmetro a ser analisado na hora de vender o carro são as revisões periódicas. Normalmente, as de 50 e 60 mil quilômetros são mais caras. 

Isso porque é nessa quilometragem que o dono do carro precisa trocar itens como correia dentada, pneus e amortecedores.

>> Qual vale mais a pena: vender o carro a particular ou na loja?

Desvalorização e o momento ideal 

Joel Leite, diretor da Agência Auto Informe, empresa que monitora o mercado de seminovos e usados, afirma que, em média, um carro perde de 10 a 15% de valor no seu primeiro ano. 

No segundo, a desvalorização é de 10%. Depois do terceiro ano de fabricação, a queda no preço fica menor e mais estável. Por isso, vender um carro nos seus primeiros dois anos não é uma boa opção do ponto de vista financeiro.

“Por outro lado, para quem quer comprar, os três primeiros anos são o melhor momento. O curioso é que muita gente vende o carro nesse período, para se manter com a versão mais atualizada do modelo. Existe, no mercado, uma grande oferta de veículos com dois ou três anos de uso”, comenta o especialista em mercado.”

>> Dicas para manter o carro sempre novo e, de quebra, valorizá-lo na revenda

Reestilizações e ciclo de vida

Maurício Feldman afirma que que a atualização dos modelos pode influenciar no valor dos automóveis de anos anteriores. 

“O ciclo de vida de um modelo de carro é de cerca de 5 anos sem sofrer atualizações significativas. Esse número pode variar de acordo com o veículo e com a marca.” 

O especialista salienta que quando há uma grande mudança no modelo, ele logo perde valor no mercado de usados. 

Portanto, é bom ficar atento às notícias. Ao menor sinal de novidades na linha, é melhor se prevenir e negociar o carro, antes que ele se desvalorize em excesso..

Joel Leite, por sua vez, chama atenção para outro ponto. As pessoas tendem a ficar preocupadas em não comprar um carro quando ele está prestes a sair de linha porque acreditam que terão que encarar o problema da desvalorização. 

“Mas a percepção que eu tenho é que quando um carro sai de linha, ele pode até mesmo valorizar. É o exemplo da Kombi, que virou queridinha depois deixar de ser produzida.”

Taxas e financiamentos: o que considerar na troca

O valor do seguro também deve ser considerado na hora de comprar ou vender um carro. 

É que o preço da proteção do automóvel pode mudar significativamente de acordo com a categoria, modelo e marca. Para trocar de carro, é interessante comparar o valor do seguro atual e do veículo desejado. 

>> Carros 2019: lançamentos para todas as garagens

Por fim, é preciso acompanhar o financiamento do automóvel. De acordo com Feldman, a taxa de juros praticada pelo mercado varia muito ao longo do tempo. 

Provavelmente, enquanto um contrato é pago, há redução de taxas para novos financiamentos. Neste caso, vale fazer as contas. Se houver uma redução significativa e a diferença no valor total a pagar for pequena, ou igual, vale a pena vender o carro.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

AUTOMÁTICO VAI SUPERAR MANUAL⠀ ⠀ O câmbio automático deixou de ser uma tendência e virou realidade nos carros vendidos no Brasil. ⠀ ⠀ Em 2018, 49% dos modelos zero km saíram das concessionárias sem o pedal de embreagem, segundo o estudo da empresa paulista Bright Consulting.⠀ ⠀ Para 2019 a pesquisa projeta uma virada dos veículos automáticos e automatizados, vendendo mais que as opções manuais, com a procura crescendo rapidamente ao longo da próxima década.⠀ ⠀ De acordo com o levantamento, a presença cada vez maior das transmissões que dispensa a troca de marchas segue a mesma necessidade do ar-condicionado, outrora um item de luxo, mas que equipou 98% dos carros nacionais emplacados no ano passado.⠀ ⠀ É o mesmo caso da direção hidráulica ou elétrica, outro recurso que se tornou indispensável para o motorista desde os automóveis mais acessíveis.⠀ ⠀ #cambioautomatico #carroautomatico #automoveis #veiculos #semembreagem #gazetadopovo ⠀ ⠀ 📷#volkswagenbrasil #fordbrasil ⠀

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]