• Carregando...
 | /
| Foto: /

Mesmo com a crise econômica derrubando as vendas de carros novos em mais de 20% neste ano comparado a 2015, as montadoras não tiraram o pé do acelerador ao apresentar lançamentos. O setor ganhou inúmeras novidades para todos os tipos de gostos e bolsos.

Selecionamos dez dos lançamentos mais importantes, considerando modelos inéditos, novas gerações e mudanças significativas de visual e motorização.

Também elaboramos uma enquete para saber qual é o veículo de maior destaque em 2016 na avaliação dos leitores. Confira a lista e vote no seu preferido:

Preço: a partir de R$ 159.990

O sedã mais vendido da marca no mundo mudou de geração em 2015 e desembarcou no Brasil em abril deste ano. O Audi A4 ganhou o motor 2.0 turbo, de 192 cv.

Na cabine, o destaque é o belo painel Audi Virtual Cockpit, formado por três telas: a da central multimídia, a do ar digital e a do quadro de instrumentos, que estreou na geração mais recente do Audi TT.

No segundo semestre estreou a versão Ambition, com motor mais potente: 2.0, de 255 cv e 37,7 kgfm e tração integral.

Saiba mais

Audi lança nova geração do A4 no Brasil; veja preços e versões

Preço: a partir de R$ 89.990

A segunda geração do modelo chegou primeiro na carroceria sedã em julho - o hatch Sport6 só foi lançado agora em dezembro. Quase nada restou da linha anterior.

O visual com uma pegada esportiva de um para-choque ao outro, o inédito motor 1.4 turbo, de 153 cv, e o nível elevado de equipamentos fez o modelo subir de patamar. O modelo ainda recebeu nota ‘A’ do Inmetro.

Saiba mais:

Nova geração do Chevrolet Cruze chega com status de premium e começa em R$ 90 mil

Motor 1.4 turboflex deixa o novo Chevrolet Cruze divertido e econômico na condução

Novo Cruze hatch chega mais esportivo para desbancar Focus e Golf, crava Chevrolet

Preço: a partir de R$ 89.900

A picape ex-campeã de vendas no seu segmento ganhou em maio o primeiro facelift desta geração. A Chevrolet S10 incorporou a nova identidade global da marca.

Há duas opções de motorização: 2.5 LT Ecotec flex, de 206 cv, e 2.8 a diesel, de 200 cv. Em outubro, a Chevrolet retomou a versão de entrada Advantage, com o propulsor 2.5, ao preço de R$ 89.900.

Saiba mais:

Chevrolet lança renovada S10 e aposenta motor 2.4

Preço: a partir de R$ 32.380

O novo carro de entrada da marca aposentou o Uno Vivace e mais recentemente o Palio Fire. É um subcompacto ideal para rodar na cidade e estacionar em vagas apertadas.

O Fiat Mobi é oferecido com o antigo motor Fire 1.0, de 75 cv, e também com o inédito 1.0 3-cilindros FireFly, de 77 cv, este um dos mais econômicos do país e disponível apenas na versão Drive. Chega a fazer 14 km/l na cidade e 16 km/l na estrada com gasolina.

Saiba mais:

Fiat não segura ‘preço popular’ e lança Mobi a partir de R$ 31.900; veja detalhes

Fiat Mobi 1.0 3-cilindros briga entre os mais econômicos do país

Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil

Preço: a partir de R$ 82.930

A picape inédita chegou em fevereiro para revolucionar o segmento. De tamanho intermediário, o modelo logo viraria uma opção para quem não tem bolso para alcançar as grandes e prefere mais conforto e espaço do que as pequenas podem oferecer - pode levar até cinco pessoas.

A Fiat Toro estreou recentemente o motor 2.4 Tigershark flex, de 186 cv. O conjunto de propulsão tem ainda o 1.8 flex, de 139 cv, e o parrudo 2.0 turbodiesel, de 170 cv, emprestado do Renegade.

Saiba mais:

Fiat lança a picape Toro para desbancar as grandes

Fiat Toro flex ganha a força que faltava com o novo motor 2.4 Tigershark

Preço: a partir de R$ 124.700

A atualização do Ford Fusion começou a ser vendida no Brasil em outubro, recebendo pequenas mudanças no visual e grande aparato tecnológico e direção semiautônoma.

É oferecido nas versões 2.5 flex, de 175 cv, 2.0 turbo, de 248 cv, e 2.0 Hybrid, acompanhado do motor elétrico, que gera 143 cv. Todos com câmbio automático acionado por um botão giratório no lugar da alavanca.

Saiba mais:

Ford lança novo Fusion, que protege o pedestre e até ‘dirige sozinho’

Preço: a partir de R$ 87.900

A 10.ª geração do Honda Civic estreou por aqui em agosto disposto a retomar a briga particular com o Toyota Corolla. Traz um design arrojado que pouco lembra a de um sedã tradicional - está mais para um cupê.

Outro forte apelo está escondido debaixo do capô: o inédito motor 1.5 turbo a gasolina, de 173 cv, que equipa a versão mais cara da gama, a Touring, com preço de R$ 124.900. O antigo 2.0, de 155 cv e 19,5 kgfm, foi mantido nas demais.

Saiba mais:

Avaliamos o novo Honda Civic, que estreia o inédito motor 1.5 turbo

Honda aposta no Civic Sport para fisgar o motorista mais descolado

Preço: a partir de R$ 99.990

A segunda geração do Jeep Compass fez sua estreia mundial no Brasil, com a produção na fábrica de Pernambuco. O SUV médio se destaca pelo nível de tecnologia, inclusive com sistema semiautônomo, que o alça ao posto de o carro mais avançado da marca no país.

São duas opções de motorização: a 2.0 Tigershark flex, de 166 cv, e a 2.0 turbodiesel, de 170 cv, acoplada ao câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4.

Saiba mais:

Jeep apresenta o novo Compass, o irmão maior do Renegade

Jeep Compass surpreende no mês de estreia e bate até o Honda Civic

Jeep Compass 2.0 TigerShark flex tem a força que falta no Renegade 1.8 flex

Preço: a partir de R$ 112.990

O Kia Sportage ganhou um design totalmente renovado e ainda mais esportivo em sua 4.ª geração. Os novos faróis principais receberam led e estão numa posição mais alta, não mais integrados à grade ‘nariz de trigre’, que também foi redesenhada.

A cabine está mais sofisticada , com muitos detalhes em cromado. O motor é o mesmo 2.0 16V flex, de 167 cv, associado ao câmbio automático de seis marchas, utilizado pela geração anterior

Saiba mais:

Sportage estreia nova geração no Brasil para se manter como o preferido da Kia

Preço: a partir de R$ 84.900

O Nissan Kicks foi uma das estrelas do mercado em 2016, principalmente pela imagem atrelado aos Jogos Olímpicos do Rio - foi o carro oficial do evento.

O modelo vendido atualmente vem do México e nas versões SV (intermediária) e SL (topo de linha). As configurações mais baratas só estarão nas lojas quando o crossover começar a ser fabricado em Resende (RJ), a partir de 2017. O motor é 1.6 flex, de 114 cv.

Saiba mais:

Nissan Kicks atrai pelo visual e dirigibilidade

ENQUETE

Outras novidades

Confira mais alguns lançamentos de 2016. Clique no nome do carro para saber mais:

Modelo

Mudança

Chevrolet Camaro nova geração
Chevrolet Cruze Sport6 nova geração
Chevrolet Onix e Prisma reestilização
Fiat Uno reestilização e novo motor
Ford Edge nova geração
Ford New Fiesta Turbo novo motor
Ford Ranger reestilização
Hyundai HB20 Turbo novo motor
Hyundai Elantra nova geração
Hyundai Tucson nova geração
Honda Accord reestilização
Jaguar F-Pace inédito
Kia Cerato nova geração
Mercedes-Benz GLC inédito
Mercedes-Benz GLE Coupé inédito
Mitsubishi L200 Triton nova geração
Peugeot 208 reestilização
Renault Sandero e Logan novo motor
Toyota Prius nova geração
Volkswagen Amarok reestilização
Volkswagen Gol / Voyage/ Saveiro reestilização e novo motor
Volkswagen Golf novo motor
Toyota SW4 nova geração
Volvo XC60 novo motor
Volvo XC90 novo motor
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]