• Carregando...
 |
| Foto:

Latin NCAP - Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina - apresentou mais uma bateria de testes de colisão após a polêmica que envolveu o Chevrolet Onix na última divulgação de resultados. Desta vez, o modelo avaliado foi o Renault Captur, construído na fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

crossover mostrou boa absorção aos impactos e proteção aos passageiros, sendo bastante elogiado pela entidade. O carro vem equipado com quatro airbags (frontais e laterais) e controles de estabilidade e de tração.

LEIA MAIS: Teste de colisão: Golf é o carro mais seguro do país; veja top 10

Apesar de também vir com sistema Isofix para as cadeiras infantis, nos testes usou-se o sistema tradicional, preso aos cintos de segurança.

Captur recebeu 4 estrelas para a proteção de passageiros adultos (30,27 pontos de 34 possíveis) e 3 para crianças (33,68 pontos de 49 possíveis) - num total de 5 estrelas. 

Segundo o relatório do Latin NCAP, na prova de impacto frontal o passageiro teve proteção total, mas o motorista teve uma deficiência no tórax, que bateu contra o volante, e nos joelhos. No lateral, o ocupante teve proteção ‘adequada’ na região do tórax.

CONFIRA O RANKING DOS CARROS AVALIADOS

crossover da Renault Captur ganhou pontos ainda pela estrutura do carro, que se manteve estável durante o impacto, e pele eficiência do controle de estabilidade, conforme mostra o vídeo abaixo. 

Quesitos para obter nota máxima

Para obter a nota máxima (5 estrelas) no programa do Latin NCAP, o veículo passa por um teste de colisão lateral. O impacto acontece por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h. Até 2015, esse teste era opcional. Agora, ele inclui também bonecos crianças e os respectivos suportes de proteção.  

LEIA MAIS: Renault Captur entra na briga dos SUVs; confira preços e versões

Soma-se ainda a presença do controle eletrônico de estabilidade e o impacto em poste (a 29 km/h). Se sair bem nestes quesitos e também na colisão frontal (a 64 km/h) e no nível de equipamentos de segurança, o veículo poderá receber avaliação máxima. 

LEIA MAIS: Confira os carros menos seguros do país

O programa leva em conta os riscos de lesões fatais que apresentam em caso de acidente, tanto para o motorista e passageiro adultos que vão à frente quanto para crianças de 1 ano e meio a 3 anos de idade que ficam atrás nas cadeirinhas infantis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]