• Carregando...
Recall do Renault Kwid é o segundo em dois meses . Carro pode apresentar problemas no berço do motor. | Rodolfo Buhrer/Renault
Recall do Renault Kwid é o segundo em dois meses . Carro pode apresentar problemas no berço do motor.| Foto: Rodolfo Buhrer/Renault

A Renault realizou na última sexta-feira (20) um recall de 1.918 unidades do subcompacto Kwid. Com isso, a fabricante registra desde o seu lançamento, em agosto do ano passado, a segunda chamada para reparos no veículo.

Desta vez, a convocação visa a substituir o berço do motor. De acordo com a marca, a solda pode se desfazer e ocasionar a perda da dirigibilidade, causando acidentes. Os carros que devem atender ao pedido foram produzidos de 9 a 16 de setembro de 2017 e têm chassis que vão do JJ003408 ao JJ998344.

>> Honda Fit e City são convocados para recall por problemas no airbag

A montadora informa que a verificação e a substituição serão gratuitos e devem levar até três horas e meia. O atendimento precisa ser agendado em uma das concessionárias da Renault. Mais informações estão disponível no site ou pelo telefone de atendimento ao consumidor (0800-0555-615).

O que aconteceu com o Kwid?

A primeira convocação do Renault Kwid ocorreu em novembro de 2017 para a reparação de dois componentes: os tubos de combustível, que apresentavam risco de quebra e vazamentos; e os freios, os quais tinham a possibilidade de trincar. Na época, os casos compreenderam 21.802 unidades, praticamente todas as vendidas até então.

>> Airbag defeituoso faz Fiat convocar recall de mais de 13 mil veículos

Quando lançado, o subcompacto foi um sucesso em vendas. Com valores atrativos – que iam dos R$ 30 mil aos R$ 40 mil – e uma lista de equipamentos extensa para a categoria, o modelo registrou uma fila de espera de até quatro meses, dependendo da versão.

No entanto, em novembro, a fabricante fez um primeiro e abrangente recall. Já em dezembro do ano passado, um mês depois da primeira convocação, donos do hatch relataram a demora de uma semana para resolver o problema. Outros disseram que houve até mesmo a falta de peças para a realização dos reparos.

Vendas em queda

Em setembro de 2017, primeiro mês cheio de vendas, o Kwid registrou 10.358 unidades emplacadas, o que o colocou como o segundo mais vendido do país. No entanto, com o passar do tempo, a montadora francesa viu os números irem ladeira abaixo por “problemas de produção”. Em outubro, o carro teve 3.926 emplacamentos; em novembro, 2.231; e em dezembro, 2.818.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]