O Renault apresentou uma minivan inédita de 7 lugares, baseada no subcompacto Kwid. Chamada de Triber, ela será lançada primeiro na Índia - berço do Kwid -, no segundo semestre deste ano, e depois chegará a outras regiões fora da Europa, entre elas a América Latina.
Seria o passaporte para desembarcar também no Brasil, maior mercado latino-americano e que tem no sucesso de vendas do Kwid um bom chamariz para o consumidor. Atualmente, o Chevrolet Spin é o modelo mais em conta na configuração de 7 lugares, ao preço de R$ 84.390.
Caso seja comercializado por aqui, o Triber poderia ser a opção mais barata neste segmento. Muito pelo seu porte reduzido, apesar da capacidade maior. São 3,99 metros de comprimento, similar ao do Chevrolet Onix (3,93 m) e menor que o do Sandero (4,06 metros). Já a Spin mede 4,41 m.
Uma das explicações para o tamanho do Triber está na tributação indiana, que leva em conta o porte do veículo. As alíquotas mais baixas contemplam modelos de até 4 metros.
Mas a Renault garante que a dimensão menor visto de fora é compensada pela maior distância entre os eixos: 2,64 m, ou 2 cm a mais do que a Spin. Isso acaba sacrificando o porta-malas.
Configurada em 7 lugares, a minivan pode transportar ínfimos 84 kg de bagagem no compartimento. Com apenas um dos bancos montado na terceira fileira a capacidade sobe para 320 litros e alcança 625 litros com todos bancos traseiros rebatidos.
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Se para um derivado do Kwid o espaço dos ocupantes não é tanto problema, o mesmo não se pode dizer do motor. O Triber será equipado com um 1.0, de 3 cilindros, movido a gasolina na Índia. A potência e o torque não condizem com a proposta familiar do modelo: 72 cv e 9,8 kgfm de torque, respectivamente. Ele estará associado ao câmbio manual ou automatizado, de 5 marchas.
Quem não se importa em chegar mais rápido ao destino, poderá se contentar com o melhor tratamento interno dado em relação ao Kwid. O capricho está no quadro 100% digital, chave-cartão presencial, partida por botão e central multimídia de 8 polegadas. Os mimos estão ainda na saída de ventilação em todas as fileiras.
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O lado de fora também acompanha a sofisticação interna. Os faróis tem assinatura em led, enquanto a grade e a moldura das luzes de neblina exibem detalhes cromados. A traseira buscou inspiração em modelos europeus da Renault.
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