• Carregando...
O visual do novo Duster exibe faróis com luz diurna em led contornando os faróis e grade dividida em pequenos filetes.  | Renault / Divulgação
O visual do novo Duster exibe faróis com luz diurna em led contornando os faróis e grade dividida em pequenos filetes. | Foto: Renault / Divulgação

Não será no Salão de São Paulo, em novembro, e nem em 2019 que o mercado brasileiro receberá a reestilização do Renault Duster. 

A montadora confirmou no Salão de Paris que irá apostar apenas na atualização de Sandero e Logan, além de novos produtos, que chegarão às lojas nos próximos meses. A estreia do SUV compacto remodelado em solo nacional ocorrerá só em 2020.

Duster atualizado já roda na Europa desde o ano passado pela bandeira da romena Dacia - braço direito da Renault para carros de baixo custo. E agora passa a ser movido também pelo inédito motor 1.3 turbo, da família TCe, que rende entre 130 cv e 150 cv.

>> Renault revela como será o ‘Uber do futuro’

O destaque da traseira são as lanternas em formato quadrado, que lembram as do Jeep Renegade.Renault / Divulgação

Outra novidade é a nova central multimídia Media Nav Evolution, com mais funcionalidades e conectividade graças a adoção das conexões para celular Apple Car Play e Android Auto.

Uma das novidades é a nova central multimídia Media Nav Evolution, com mais funcionalidades e conectividade graças a adoção das conexões para celular Apple Car Play e Android Auto.Renault / Divulgação

É provável que essa tecnologia seja uma das melhorias que SanderoLogan receberão em solo nacional no próximo ano, juntamente com o câmbio CVT X-Tronic, já presente no Captur e no próprio Duster e que aposentará o automatizado Easy-R.

A dupla terá ainda um visual ligeiramente distinto ao europeu, já dentro da estratégia da Renault em aplicar um desenho próprio aos modelos feitos pela Dacia, mantendo apenas a base romena. 

>> Da China ao Brasil: Renault aposta em Kwid elétrico para popularizar tecnologia

A mudança deixará os compactos mais equipados. No pacote estarão airbags laterais e a migração dos controles de tração e de estabilidade e do assistente de partida em rampa para toda a linha (atualmente figuram apenas nas versões 1.6, Stepway e R.S.).

O visual frontal do novo Sandero deve seguir a atualização feita no mercado sul-africano.
Renault / Divulgação

Na aparência, o novo Sandero deve seguir as alterações já reveladas na versão sul-africana. Ou seja, não trará luzes diurnas em led, como as que contornam os faróis do Sandero e Logan europeu - essa opção deverá ficar restrita à versão aventureira Stepway. 

A grade dianteira também não exibe os gomos horizontais que são padrões nos carros da Dacia, mas receberá duas barras cromadas contornando a grade e que ligam os faróis.

>> Confira 7 destaques do Salão de Paris que chegarão ao Brasil

Já o hatch ganhará lanternas em formato inédito, bem diferente do atual quadrado. Elas ficam mais finas à medida que invadem o porta-malas - solução parecida com a usada no Fiat Argo. Aliás, é a única alteração na traseira, pois o para-choque manterá o mesmo desenho.

Imagem encaminhada pela Renault ao Inpi, órgão responsável pelos registros de marcas e patentes, mostra o desenho inédito das lanternas.
Renault/ Reprodução Inpi

No Logan a renovação será mais simples, copiando a frente do Sandero e mantendo a traseira com as linhas atuais, sem as novas lanternas.

O Stepway, por sua vez, deverá perder o prenome Sandero, mas ganhará novo desenho das rodas de liga leve e para-choque e iluminação em led nas lanternas. 

Os compacto manterão os motores atuais  - 1.0 SCe, de 82 cv e 10,5 kgfm, e 1.6, de 118 cv e 16,0 kgfm -, além do câmbio manual de 5 velocidades. 

Além das atualizações SanderoLogan, a Renault também lançará no Brasil a picape Alaskan e possivelmente o SUV-cupê Arkana.

*O jornalista viajou a convite da Renault
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]