• Carregando...
 |
| Foto:

CNH digital já está disponível para todo Brasil desde abril deste ano, mas ainda não permite consultar multas ou pontuação da carteira. A função está sendo estudada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), ainda sem data de implantação. 

Porém, há outra opção que abrange essa funcionalidade. É o aplicativo SNE, sigla para Sistema de Notificação Eletrônica. Ele ainda é pouco conhecido, mas dá acesso ao prontuário e permite o pagamento de multas de trânsito oferecendo até 40% de desconto.

>>Emissão da CNH Digital vira obrigatória em todo o país; saiba como tirar a sua

O app SNE está disponível desde outubro de 2016 e para utilizá-lo é preciso fazer o cadastro no site do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) ou no próprio aplicativo que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e App Store. 

O usuário precisará informar o nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail para então criar uma senha. Depois será pedido o número da CNH e do CRV do carro (DUT), que serão analisados pelo Denatran para autorizar o cadastro.

Ao ser habilitado, a pessoa receberá em até 45 dias a notificação no celular caso seja multada. Ela terá como gerar um código de barras para efetuar o pagamento com desconto de até 40%. 

A quitação do débito pode ser feita via aplicativo e/ou site de banco ou em qualquer caixa eletrônico.

>>Carteira ‘vitalícia’: regras para a renovação da CNH podem mudar

Para receber o desconto integral é necessário que a data não esteja vencida e que o  motorista abra mão de recorrer com recursos contra a ocorrência. O sistema não permite o parcelamento dos valores. 

app SNE possibilita também baixar formulário e indicar outro condutor como responsável pela infração e cadastrar vários veículos no sistema. 

Vale ressaltar que nem todos os estados e órgãos oferecem o desconto de 40% - confira se seu estado aderiu ao SNE. Mas ainda sim é possível uma redução de 20%, que já é concedido às multas que chegam por carta.

Caso a multa não seja paga até o vencimento, será expedido um novo boleto com juros e sem o desconto.

O usuário que se inscrever no SNE deixará de receber as notificações de multa pelos Correios, apenas pelo app. Caso não queira mais utilizar o serviço, poderá cancelar a adesão e voltar a receber a infração por carta.

Segundo a Serpro, o aplicativo já conta com 1 milhão de usuários e 1,5 milhão de downloads.  O órgão afirmou ainda que foram acessadas 380 mil informações e efetuados R$ 42 milhões em pagamentos.

Conheça as vantagens de usar o SNE:

Condutor

  • Descontos de até 40% nas multas de trânsito
  • Facilidade no pagamento
  • Comodidade e mobilidade no acesso ao sistema e no acompanhamento das notificações

Veículo

  • Todos os seus veículos podem ser cadastrados
  • Possibilita inserir ou excluir os veículos a qualquer tempo

Notificação

  • Exibe todas as notificações detalhadas dos veículos cadastrados, na tela ou arquivo que poderá ser impresso
  • Permite o usuário indicar o real infrator daquela notificação

Infração

  • Permite o usuário solicitar o documento com código de barras da infração ou apenas copiar o código para pagamento
  • Facilita o pagamento da notificação, inclusive em dispositivos móveis
  • Possibilidade de foto da infração
  • Acompanhamento do status da infração
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

O turista britânico Farah Hashi, de 25 anos, recebeu o equivalente a R$ 180 mil em multas num intervalo de apenas quatro horas! Ele foi flagrado 33 vezes por câmeras de trânsito após alugar um Lamborghini Huracán no dia 31 de julho. Do total, 32 foram na estrada Sheikh Zayed, a principal via do país e a mais movimentada.⠀ ⠀ Os equipamentos anotaram velocidades entre 126 km/h e 230 km/h do aspirante a piloto- a outra ocorrência foi na rodovia Garn Al Sabkha. Todas os registros ocorreram durante a madrugada, entre 2h e 6h da manhã ⠀ ⠀ Imagina o tamanho do prejuízo 😳😳⠀ ⠀ ⠀ #cargram #carros #cars #gazetadopovo #instacar #veículo #multa #superesportivos #lamborghini #velocidade

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]