i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Avaliação

Saiba quem consome menos entre os compactos

Teste feito pelo Inmetro revela que Clio hatch e o Etios sedã são os mais econômicos

  • PorRenyere Trovão
  • 13/11/2012 21:04
Estreante na lista, Etios sedã já figura no topo dos que menos consome | Divulgação/Toyota
Estreante na lista, Etios sedã já figura no topo dos que menos consome| Foto: Divulgação/Toyota

Consumo real

As marcas têm o hábito de divulgar um gasto médio para cada modelo. No entanto esses números muitas vezes não condizem com a realidade, apontando quase sempre para uma economia bem superior ao verificado no dia a dia do trânsito. Os dados do Inmetro traduzem melhor essa realidade

  • O

O consumo de combustível é um dos fatores que pesam na escolha de um carro compacto, especialmente se a finalidade é o uso urbano. Se você está pensando em adquirir um hatch ou sedã com preço abaixo dos R$ 40 mil e deseja saber como "bebem" algumas das opções disponíveis no mercado, uma boa fonte de consulta é levantamento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tec­­nologia (Inmetro).

A iniciativa integra o Pro­­grama Brasileiro de Eti­­quetagem, assim como é feito com geladeiras, lavadoras e outros eletrodomésticos. A entidade avalia carros, dando-lhes notas de A (menor consumo) a E (maior).

O Inmetro acabou de atua­lizar a tabela de 2012 com a inclusão do Hyundai HB20, Toyo­­ta Etios e Citroën C3, que chegaram às lojas recentemente, além do reestilizado Renault Clio, lançado esta semana (de­­­­­­ta­­­­lhes da no­­vidade na edi­­ção deste domingo).

E o Clio 1.0 aparece co­­mo o mais econômico en­­tre os hat­ches, rou­­ban­­do a posi­­ção do Mille 1.0 e recebendo a menção A. De acor­­do com os números do Inmetro, na cidade ele faz 9,5 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina – média de 11,9 km/l. O Fiat marca 8,9 km/l (e) e 12,7 km/l (g), com média de 10,8 km/l.

O Toyota Etios também estreou na lista bem posicionado, repetindo a nota máxima tanto na carroceria hatch quan­­to na sedã. O motor 1.3, presente apenas no hatch, consome no circuito urbano 8,5 km/l (e) e 12,50 km/l (g), com média de 10,5 km/l. No bloco 1.5 do três volumes, o gasto é de 8,4 km/l e 11,9 km/l, o que dá a média de 10,2 km/l, a melhor entre os sedãs testados.

Já o Hyundai HB20 registrou um dado curioso no teste do Inmetro. A motorização 1.6 mostra ser tão econômico quanto a opção 1.0 no trânsito urbano – média de 9,6 km/l –, porém na estrada ele bebe mais do que o bloco mais fraco: 10,9 km/l na variação entre etanol e gasolina, contra 10,2 km/l da versão mil cilindradas.

Vale lembrar que nem todos os modelos vendidos no mercado são submetidos à ava­­liação do Inmetro, uma vez que são as montadoras que escolhem os carros cedidos para o teste. A participação das marcas é voluntária, mas o número de empresa que aderem ao programa tem crescido. O novo regime automotivo, conjunto de regras do governo federal que valerão entre 2013 e 2017, prevê incentivos para quem participar da avaliação.

Veja a tabela completa no endereço www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2012.pdf

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.