Consumo real
As marcas têm o hábito de divulgar um gasto médio para cada modelo. No entanto esses números muitas vezes não condizem com a realidade, apontando quase sempre para uma economia bem superior ao verificado no dia a dia do trânsito. Os dados do Inmetro traduzem melhor essa realidade
O consumo de combustível é um dos fatores que pesam na escolha de um carro compacto, especialmente se a finalidade é o uso urbano. Se você está pensando em adquirir um hatch ou sedã com preço abaixo dos R$ 40 mil e deseja saber como "bebem" algumas das opções disponíveis no mercado, uma boa fonte de consulta é levantamento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A iniciativa integra o Programa Brasileiro de Etiquetagem, assim como é feito com geladeiras, lavadoras e outros eletrodomésticos. A entidade avalia carros, dando-lhes notas de A (menor consumo) a E (maior).
O Inmetro acabou de atualizar a tabela de 2012 com a inclusão do Hyundai HB20, Toyota Etios e Citroën C3, que chegaram às lojas recentemente, além do reestilizado Renault Clio, lançado esta semana (detalhes da novidade na edição deste domingo).
E o Clio 1.0 aparece como o mais econômico entre os hatches, roubando a posição do Mille 1.0 e recebendo a menção A. De acordo com os números do Inmetro, na cidade ele faz 9,5 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina média de 11,9 km/l. O Fiat marca 8,9 km/l (e) e 12,7 km/l (g), com média de 10,8 km/l.
O Toyota Etios também estreou na lista bem posicionado, repetindo a nota máxima tanto na carroceria hatch quanto na sedã. O motor 1.3, presente apenas no hatch, consome no circuito urbano 8,5 km/l (e) e 12,50 km/l (g), com média de 10,5 km/l. No bloco 1.5 do três volumes, o gasto é de 8,4 km/l e 11,9 km/l, o que dá a média de 10,2 km/l, a melhor entre os sedãs testados.
Já o Hyundai HB20 registrou um dado curioso no teste do Inmetro. A motorização 1.6 mostra ser tão econômico quanto a opção 1.0 no trânsito urbano média de 9,6 km/l , porém na estrada ele bebe mais do que o bloco mais fraco: 10,9 km/l na variação entre etanol e gasolina, contra 10,2 km/l da versão mil cilindradas.
Vale lembrar que nem todos os modelos vendidos no mercado são submetidos à avaliação do Inmetro, uma vez que são as montadoras que escolhem os carros cedidos para o teste. A participação das marcas é voluntária, mas o número de empresa que aderem ao programa tem crescido. O novo regime automotivo, conjunto de regras do governo federal que valerão entre 2013 e 2017, prevê incentivos para quem participar da avaliação.
Veja a tabela completa no endereço www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2012.pdf
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