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A Volvo apresentou na Suécia o sistema City Safety, que ajuda o motorista a evitar colisões em velocidades de até 30 km/h, freqüentes no anda e pára do trânsito urbano. O equipamento funciona com a ajuda de um radar ótico, localizado na parte superior do pára-brisas, que monitora a movimentação de veículos a até seis metros de distância.

Se o veículo da frente frear subitamente, o City Safety entende que pode ocorrer uma colisão, e então prepara o carro para frenagem de emergência, ajudando o motorista a evitar um acidente. Todavia, quando o sistema sente que a colisão é iminente, freia o veículo automaticamente, utilizando uma bomba hidráulica. O City Safety deverá ser incorporado aos carros de linha Volvo dentro de dois anos. A tecnologia tem as mesmas limitações comuns a todos os sistemas convencionais de radar, ou seja, a capacidade do sensor pode ser limitada pela névoa, chuva forte, neve ou poeira. Por isso é essencial manter o pára-brisas livre da sujeira, do gelo e da neve. Se o sensor for obstruído, o motorista receberá uma mensagem para limpar o pára-brisas, que aparece no computador de bordo. "É importante enfatizar que o sistema não livra o motorista de dirigir dentro das margens de segurança adequadas. Os freios automáticos são ativados somente quando o sistema avalia que uma colisão é iminente. O sistema então age para minimizar as conseqüências – ou em alguns casos evitar totalmente – de uma colisão", explica Ingrid Skogsmo, diretora do Centro de Segurança da Volvo Automóveis, em Gotemburgo, Suécia.

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