A movimentação para a eletrificação dos automóveis não para - e não é só no Salão de Frankfurt, onde vários modelos foram lançados na última semana. No Brasil, a JAC Motors apresentou nesta segunda-feira (16) cinco modelos elétricos - dois dos quais já eram conhecidos pelo público. São três SUVs, um caminhão e uma picape, que devem chegar às lojas entre este mês e julho de 2020.
O primeiro será o aguardado iEV40 - que está em pré-venda há alguns meses e, inicialmente, foi considerado o elétrico mais barato do país. Depois, o preço foi de R$ 139.999 para R$ 153,5 mil, e o posto voltou a ser ocupado pelo Renault Zoe. O modelo tem entrega imediata.
Baseado no T40, o modelo é equipado com motor que rende o equivalente a 115 cv e 27,6 kgfm de torque. A bateria de 40 kWh permite autonomia de 300 quilômetros - e a 350 quilômetros no modo ECO, que permite maior regeneração de energia para as baterias em desacelerações. O carregamento pode ser feito em qualquer tomada 220V - mas preferencialmente nas de 20 amperes.
Em seguida, virão os caminhões iEV 1200T, que terão capacidade para 6 toneladas. O veículo, que está em pré-venda desde maio por R$ 259,9 mil e começa a ser entregue em novembro, vem com motor elétrico que rende o equivalente a 177 cv e 122,4 kgfm de torque, e tem 200 quilômetros de autonomia.
Em janeiro de 2020 chega o menor da linha, o iEV20. Baseado no T20 - caro demais diante dos concorrentes no país, como Renault Kwid e Fiat Mobi, e, portanto, descartado para o país, o pequeno elétrico tem motor que rende o equivalente a 68cv e 22 kgfm de torque. A bateria, de 41 kWh, permite autonomia de 320 a 400 quilômetros no modo que prioriza a regeneração de bateria.
O iEV20 pode devolver à JAC o topo do raking dos elétricos mais baratos, já que vai custar R$ 119,9 mil.
Em abril, será a vez da picape iEV 330P. A fabricante ainda não divulgou muitas informações sobre o modelo, contudo sabe-se que ele terá 320 quilômetros de autonomia e 800 kg de carga útil. As vendas do modelo, que vai custar R$ 229,9 mil, começam em dezembro.
Por último, virá o terceiro utilitário elétrico da marca, o iEV60. De porte médio, o modelo terá autonomia em torno de 380 quilômetros e será vendido por R$ 198,9 mil. As entregas devem começar em julho.
Itens de série
Todos os modelos contarão com banco de couro, bluetooth, câmera de ré, central multimídia, luzes diurnas em LED, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis e lanternas de neblina, freios ABS e Hill Start Assist de série. Além disso, o ar-condicionado automático é de série, com a diferença que será digital no iEV40 e iEV60 - que contarão também com câmera 360° e controle de estabilidade ESP e TCS.
Os três SUVs também terão cruise control e direção com assistência elétrica. Já a picape terá direção eletro-hidráulica e apenas o iEV60 contará com sistema de alerta de frenagem.
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