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Cores disponíveis: amarelo, vermelho, azul, branco, preto e grafite. Combinações da versão R: amarelo com teto preto, preto com teto vermelho, grafite com teto vermelho e branco com teto grafite | Murilo Mattos
Cores disponíveis: amarelo, vermelho, azul, branco, preto e grafite. Combinações da versão R: amarelo com teto preto, preto com teto vermelho, grafite com teto vermelho e branco com teto grafite| Foto: Murilo Mattos

Ao volante

Relação peso/potência deixa japonês com desempenho de esportivo

Com dimensões compactas e pesando apenas 1.065 quilos, o Swift Sport oferece uma relação peso/potência (7,5 kg/cv) capaz de entusiasmar o condutor na primeira curva. Testamos a aptidão do ‘hot hatch’ no autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, e pudemos conferir as respostas rápidas e acelerações vigorosas garantidas pelo bloco 1.6, de 142 cv. Já na quarta marcha, das seis disponíveis, é possível passar fácil dos 160 km/h, com o giro de corte a 7.100 rpm. Nem foi necessário usar a sexta marcha, que funciona mais como um overdrive. Na versão R, os engates são mais curtos e precisos, que estimulam a condução mais arrojada. Mesmo nas curvas mais acentuadas, o arisco japonês gruda no asfalto e tem pouco inclinação da carroceria devido à eficiente suspensão e aos controles de estabilidade e tração, que ajudam a manter o veículo sempre à mão.

  • A versão R traz combinações de tons que diferenciam teto e retrovisores do restante da carroceria
  • As rodas da Sport são aro 16
  • Na versão R, o Swift Sport pode receber como opcional a central multimídia com GPS (R$ 4 mil)
  • Swift GTI - O Suzuki Swift foi vendido pela primeira vez no Brasil de 1991 a 1995. Era a terceira geração do modelo, equipada com motores 1.0 de três cilindros e 1.3 de quatro cilindros – este na esportiva versão GTI, de 100 cv, potência quase compatível ao 2.0 do Kadett e Escort, os hatches nacionais de mais alto desempenho da época

Alguém se lembra do pequeno Swift importado pela Suzuki nos anos de 1990? Ele foi um dos primeiros ‘hot hatches’ vendidos no Brasil, e são assim chamados pela diversão ao dirigir e o apetite esportivo. Pois a marca japonesa volta a investir neste nicho de mercado e começa a trazer no fim de setembro a quinta geração do modelo, na versão topo de linha Sport.

A novidade chega como uma espécie de cartão de visitas para propagar a imagem Suzuki, que ainda tem pouca visibilidade no mercado brasileiro apesar de estar por aqui há décadas. A japonesa tem apenas três modelos à venda atualmente: o SUV médio Grand Vitara, o jipinho Jymny e o hatch médio SX4.

O Swift Sport entrará na briga de concorrentes tradicionais no segmento, como o Audi A1, MINI Cooper e Citroën DS3. O trunfo para emplacar 100 unidades mês, como prevê a marca, e assim entrar na média de vendas dos rivais, é o preço mais em conta para o segmento premium, a partir de R$ 74.990. Além disso, o modelo aposta no baixo peso para oferecer desempenho de gente grande. O motor 1.6 16V a gasolina, de 142 cv e 17 kgfm de torque, faz o Swift Sport ir de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e alcançar 210 km/h. O câmbio é manual de seis marchas.

De série, o pequeno japonês oferece ar-condicionado digital, direção elétrica, volante multifuncional, faróis bi-xenônio, piloto automático, bancos em formato de concha, partida sem chave, sistema de som com conexões bluetooth e USB, Isofix para cadeira infantil, escapamento com dupla saída, além de freios ABS de 9ª geração com EBD e BAS, controles de estabilidade e de tração e seis airbags.

Por R$ 81.990, a Suzuki do Brasil criou para o mercado nacional a versão Sport R, que adiciona rodas de alumínio aro 17"(a do Sport é 16"), sensor de estacionamento traseiro, câmbio de relações mais curtas e pneus de alta performance. Como opcional, um kit multimídia com GPS integrado, que encarece o modelo em R$ 4 mil.

Por fora, o design do carro tem personalidade própria, mas ainda longe de arrancar suspiros como o dos rivais. O interior da cabine também segue o estilo mais modesto, sem grandes revoluções na posição e no desenho dos botões de comando. A sofisticação dá lugar a traços esportivos, como pedaleiras em alumínio e a costura vermelha no volante em couro, de ótima empunhadura, e nos bancos, que "abraçam" o corpo. O cluster que mescla informações digitais e analógicas é de fácil leitura.

O Swift Sport estará disponível nas cores amarelo, vermelho, azul, branco, preto e grafite, além das combinações da versão R, que unem amarelo com teto preto, preto com teto vermelho, grafite com teto vermelho e branco com teto grafite.

O jornalista viajou a convite da Suzuki

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