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| Foto: Pedro Danthas

Com estreia oficial no país marcada para o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, e chegada às lojas prevista para o início do próximo ano, a versão nacional do T-Cross será sutilmente maior e mais espaçosa do que a europeia. A informação foi revelada pela Volkswagen em uma apresentação prévia do carro esta semana.

O modelo brasileiro terá 4,19 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, além de 1,56 m de altura. O europeu mede 4,11 m de comprimento e 1,55 de altura, além de ter entre-eixos de 2,56 cm. Com essas medidas, o modelo supera o espaço interno de seus concorrentes no país, como Ecosport, Hyundai Creta, Honda HR-V e Jeep Renegade. 

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Apesar dos centímetros a mais para os ocupantes do veículo, ele terá porta-malas menor que o europeu, com capacidade variando entre 373 e 420 litros, dependendo da posição dos bancos traseiros. Na Europa, o modelo é vendido com bagageiro de 455 litros. 

Motores e visual 

Vai ser apenas com motores turbo que o T-Cross chegará às ruas do país. As opções disponíveis ao mercado nacional serão o motor 1.0 de três cilindros a etanol e 128 cv (200 TSI - o mesmo do Polo) e o 1.4 de quatro cilindros flex e 150 cv (250 TSI - o mesmo do Jetta). 

O primeiro virá acompanhado de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis, enquanto o segundo será apenas automático. 

Pedro Danthas

Apesar de não ter revelado o carro por completo - ele foi apresentado meio camuflado, a fabricante adiantou que ele terá um visual exclusivo para o mercado brasileiro, com grade ampla e faróis de LED integrados

Nas versões do T-Cross com faróis halógenos, a luz de condução diurna será integrada no módulo dos faróis de neblina, enquanto no caso de faróis full-LED, a luz de condução diurna ficará acima, na carcaça do farol. 

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Outra característica já revelada pela marca é de que o modelo terá teto solar panorâmico como opcional e luzes ambientes, comumente encontradas em carros mais caros. 

No que diz respeito a equipamentos, o modelo contará com tela sensível ao toque de oito polegadas e o painel virtual de Polo e Virtus, som com alto-falantes da Beats, e controle eletrônico de estabilidade.

Pedro Danthas

A Volks adiantou ainda que o SUV terá seis airbags (dianteiros, laterais e do tipo cortina), sensores de estacionamento, e os sistemas “Frenagem Automática Pós-Colisão” e “Detector de Fadiga” (detecta perda de concentração do motorista e recomenda pausa para descanso). 

O T-Cross será produzido na fábrica de São José dos Pinhais. A fabricante também produzirá uma versão do modelo com o motor 1.6 aspirado de 117 cv, mas para outros países da América do Sul.

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