O Porsche Taycan é o primeiro movimento da Porsche em carros elétricos de produção geral (o 918 Spyder híbrido não conta). E vai desempenhar um papel crucial na linha da Volkswagen, à medida que a VW executa um plano para se tornar mais ágil enquanto enfrenta grandes mudanças na indústria automobilística. A estratégia centra-se em simplificar as operações para obter lucros em bilhões de dólares ao longo de oito anos – tudo isso enquanto a VW fabrica carros elétricos caros como o Taycan, sem repassar os custos adicionais aos consumidores.
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É também o primeiro desafio direto da marca para a Tesla, que dominou o mercado elétrico de luxo desde que o Model S estreou. Do ponto de vista do produto, o Taycan promete algumas capacidades excepcionais. Os executivos da Porsche afirmam que a bateria terá um alcance de 400 km/h, após ser carregada em menos de 20 minutos. Espera-se que tenha uma potência total do sistema de mais de 600 cavalos de potência e acelere a 100 km/h em menos de 3,5 segundos.
Em teoria, chegará em um momento em que os potenciais consumidores da Tesla estão menos pacientes com baixa qualidade de construção, tempos de espera intermináveis ââe as mais recentes palhaçadas do fundador da Tesla, Elon Musk. Ele também precisará se defender de outros competidores nesta frente, incluindo a linha Polestar da Volvo, os veículos Vision iNext da BMW e o excelente I Pace SUV da Jaguar.
A Taycan não será o único ataque preparado pelo Grupo Volkswagen: a Porsche está investindo mais de 6 bilhões de euros (US$ 6,9 bilhões) até 2022 em mobilidade elétrica. Para 2025, metade dos veículos que a Porsche produz, como a versão elétrica do Macan, será totalmente elétrica ou híbrida – até mesmo a próxima versão do 992 tem espaço para um powertrain híbrido.
A Audi, também, estará compartilhando o mesmo powertrain elétrico e 60% dos componentes de Taycan em seu próximo GT. Mas como o primeiro, é o mais importante.
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Além de gastar todo esse dinheiro, a Porsche juntou-se a concorrentes como BMW, Daimler e Ford para desenvolver infraestruturas de carregamento rápido na Europa. Eles estão usando corridas como a Fórmula E como plataforma de testes para desenvolver a tecnologia que usam nas corridas de carros elétricos que podem vender aos consumidores. Cinco anos atrás, eu nunca esperaria ver isto acontecer.
O maior desafio que a Porsche enfrenta pode ser entre seus próprios seguidores. Leia qualquer menção à sobre o próximo projeto elétrico da Porsche nas mídias sociais e você terá que encarar inimigos, trolls e puristas de marca que condenam o veículo.
Estes dizem que um Porsche elétrico não é um Porsche. Precisa ser aspirado com ar ou água ou algo assim, dizem eles, e o motor precisa roncar e estourar. Mas se parece um Porsche e dirige bem, eu não penso que os consumidores em geral se importarão com isso.
Uma coisa é certa: este será o veículo mais importante que a Porsche lançou. E você provavelmente verá o Taycan chegando antes de ouvir. Enquanto isso, preciso dirigir aquele carro!
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