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O Tiggo 5X é o primeiro veículo com a marca Chery a ser feito na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). | Caoa Chery / Divulgação
O Tiggo 5X é o primeiro veículo com a marca Chery a ser feito na fábrica da Caoa em Anápolis (GO).| Foto: Caoa Chery / Divulgação

Tiggo 5X chega às concessionárias Caoa Chery na segunda quinzena de dezembro com a missão de conquistar espaço num dos segmentos mais concorridos do mercado: a de utilitários esportivos

Apesar de o modelo mostrar a evolução da marca chinesa com um desenho arrojado, uma lista generosa de itens de série, bom desempenho e sistemas de segurança modernos, poderá enfrentar resistência em relação à etiqueta: R$ 86.990 na versão T e R$ 96.990 na TXS. 

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O SUV é equipado com motor 1.5 turboflex, que rende 150/ 147 cv e (etanol/gasolina) e 21,4 kgfm de torque máximo.Renyere Trovão / Divulgação

Tiggo 5X disputará a preferência do consumidor na mesma faixa de preço que SUVs já consagrados como Hyundai CretaJeep RenegadeHonda HR-V Nissan Kicks

Embora seja montado na planta da Caoa em Anápolis (GO), e nem de longe lembrar os primeiros modelos chineses à desembarcarem no país, o Tiggo 5X ainda pode se deparar com a desconfiança que muitos brasileiros têm em relação à marca asiática e ausência de uma rede numerosa de concessionários. 

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A invasão de SUVs da Caoa Chery continua em janeiro com o Tiggo 7 e em meados do ano é a vez do Tiggo 8, fechando quatro modelos do segmento de utilitários - iniciado com o Tiggo 2 em março.

Motor turbo garante bom torque

SUV compacto é equipado com motor 1.5 turboflex, que rende 150/ 147 cv e (etanol/gasolina) e 21,4 kgfm de torque máximo. É o mesmo propulsor do sedã Arrizo 5, sem injeção direta de combustível.

Na pista de teste na fábrica foi possível perceber o bom nível de torque despejado pela turbina. Cerca de 80% já aparece a 1.750 rpm e permanece estável até a 4.000 rpm, proporcionando bom desempenho para o carro, principalmente nas acelerações e retomadas de velocidades. 

O lançamento para a imprensa foi na fábrica da Caoa em Anápoles (GO).Abilene Rodrigues / Divulgação

Tudo administrado por uma transmissão automatizada de dupla embreagem (DCT), com seis velocidades - exclusiva do segmento. Há a opção da troca manual por meio da alavanca no console central. 

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Tiggo 5X conta com dois modos de condução: Eco, que privilegia o consumo de combustível, e Sport, que oferece uma dirigibilidade mais arisca. 

Nas curvas, o modelo se saiu bem, amparado pelos controles de estabilidade e de tração, suspensões independentes tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira. 

Os freios são a disco nas quatro rodas, ventilados nas dianteiras e sólidos nas traseiras, o que ajudam nas frenagens. 

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Para jovens ousados 

O painel de instrumentos mescla mostradores digital e analógico. A tela do multimídia de 9 polegadas.Caoa Chery / Divulgação

Segundo a Caoa Chery, o visual tem forte apelo para conquistar o público jovem e aventureiro.

As saias laterais possui detalhes cromados; para-choque dianteiro, traseiro e molduras dos para-lamas são pintados na cor preta, deixando o carro com um aspecto mais robusto. 

A versão topo de linha conta ainda com os pneus 225/55 e rodas de liga aro 18, além de um teto solar panorâmico (vidro fixo). Uma cortina de acionamento elétrico isola o compartimento do calor com apenas um toque.

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Tiggo 5X mede 4,3 m de comprimento e 2,63 m de distância entre-eixos. O porte é um pouco maior que HR-VKicksCreta, por exemplo.

Mas o porta-malas é menor que o dos concorrentes, com capacidade de 340 litros (expansível para até 1.100 l com o rebatimento dos bancos traseiros). 

Espaçoso e bem equipado

Caoa Chery / Divulgação

Por dentro, a cabine é espaçosa e confortável. Os bancos são forrados em tecido na versão T e em couro na versão TXS - este com seis ajustes elétricos, mais lombar, para o banco do motorista. 

O volante multifuncional em couro traz os comandos do piloto automático, funções do computador de bordo e controle do multimídia. 

No painel de instrumentos 100% digital, entre o velocímetro e conta-giros, está localizada uma tela de LCD de 4,8”, que apresenta as informações do computador de bordo. 

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Já central multimídia, com tela de 9” sensível ao toque, vem com câmera de ré, projeção da câmera de 360º, conexões Apple Car Play e Android Auto, e comandos do ar-condicionado. 

Entre os itens de conforto, o veículo vem equipado com direção elétrica, abertura das portas com chave de aproximação, saída de ar para os ocupantes da 2.ª fileira, e  controle de pressão e temperatura dos pneus. 

O freio de estacionamento é automático e equipado com o sistema Auto Hold, que segura o carro nas paradas em subida. 

Tiggo 5X tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Inicialmente, será ofertado nas cores branco (perolizada), preto, cinza e prata (metálicas). A partir de março de 2019, o vermelho (metálico) entra no catálogo.

O QUE TRAZ CADA VERSÃO:

Tiggo 5X T: R$ 86.990

  • Direção elétrica; ar condicionado; controles de estabilidade e de tração; freio e estacionamento eletrônico com Auto Hold; ignição do motor por botão; abertura das portas com chave de aproximação; faróis com DRL em led e ajuste de altura; sensor para acendimento automático dos faróis; retrovisor com rebatimento elétrico; rodas de liga leve aro 17"; lanterna de neblina; Isofix para fixação de cadeirinhas infantis; sensor de pressão dos pneus; câmeras 360º; quadro de instrumentos digital; multimídia com tela de 9", conexões Apple Car Play e Android Auto e câmera de ré; assistente de partida em rampas; controle de velocidade cruzeiro; computador de bordo com monitor de 4,8"; e  volante multifuncional. 

 Tiggo 5X TXS: R$ 96.990

  • Adiciona bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista; teto solar panorâmico; rodas de liga com aro 18; faróis de neblina; luz de boas-vindas projetada no chão; e airbags laterais e de cortina.
*A jornalista viajou a convite da Caoa Chery
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