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Toyota Corolla ganha reestilização no Brasil, fica mais jovem e aumenta o nível de equipamentos para manter a liderança no segmento de sedãs . | Toyota/Divulgação
Toyota Corolla ganha reestilização no Brasil, fica mais jovem e aumenta o nível de equipamentos para manter a liderança no segmento de sedãs .| Foto: Toyota/Divulgação

O Corolla já entrou para a história automotiva como um fenômeno. No mundo, nenhum outro carro vende mais que o modelo da Toyota. No Brasil, fechou 2016 como o 5.º modelo mais emplacado do país, mesmo beirando os R$ 90 mil nas versões mais procuradas.

Prestes a completar 50 anos de existência, parece que o fôlego do veterano sedã (também hatch e perua lá fora) está longe de acabar. A reestilização em cima da 11.ª geração foi lançada na Europa no ano passado e agora chega às lojas brasileiras.

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A atualização visual deixou o carro mais jovem e com novos itens de segurança e tecnologia. Mesma custando mais caro na sua linha 2018, o sedã deve continuar nadando de braçadas no mercado.

A tabela agora parte de R$ 69.690 na versão 1.8 GLi (manual e CVT) ante os R$ 68.740 do anterior - configurações estas destinadas a frotistas e portadores de necessidades especiais.

A versão 2.0 XEi CVT, a mais vendida do gama, sai por R$ 99.990 - era R$ 96.990. Já a topo de linha Altis pulou de R$ 110.990 para R$ 114.990.

A diferença nos preços, segundo a Toyota, se deve, principalmente, a oferta maior de equipamentos. Ele passa a contar com controles de tração e estabilidade, assistente de saída em rampa e sete airbags, presentes em todas as versões.

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Outra novidade é o retorno da versão XRS, que tinha saído do catálogo em 2014 com a última mudança na geração. Ela se posiciona abaixo da Altis, ao preço de R$ 108.990.

Confira a seguir as novidades trazidas pelo novo Corolla. Dividimos em oito quesitos que mostram que o sedã médio deverá fechar 2017 olhando os rivais pelo retrovisor pelo quarto ano consecutivo.

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1. CARA NOVA

Versão XEi: luz diurna com quatro pontos de led.

Por fora, as principais alterações estéticas se concentram na dianteira. Os faróis ganharam um desenho mais afilado; a grade frontal ficou mais estreita e com apenas um filete cromado; e os para-choques receberam novo recorte com a base frisada e vincos mais profundos

Versão Altis: luz diurna em led com feixe mais longo e fluido.

Os acabamentos GLi e XEi trazem iluminação halógena, com quatro pontos de led para a luz diurna no XEi. Já no XRS e Altis o facho é em led, com nivelamento automático, e a luz diurna é maior e fluida, posicionada na base dos faróis. Os faróis auxiliares (neblina) são de série desde o XEi.

Na traseira, a mudança mais perceptível é a barra cromada acima da placa. Ele está mais fina e esticou até o interior das lanternas, que ganhou iluminação de posicionamento em led.

2. LATERAL MAIS ALTA E RODAS MAIORES

A lateral está com uma linha de cintura mais elevada, dando um ar mais robusto ao sedã. A partir da versão XEi, o Corolla incorpora a antena no estilo barbatana.

A Toyota também resolveu atender às reclamações dos donos da versão XEi, incomodados com as rodas desproporcionais ao tamanho do veículo (eram aro 16). A linha 2018 calçou a configuração com rodas aro 17.

3. VERSÃO ‘PERSONALIZADA’

A opção XRS volta a compor o catálogo do carro. Ela traz um visual personalizado, com detalhes como acabamento interno na cor preta; defletor traseiro com luz de freio de led; saias laterais, frontal e traseira, ponteira do escapamento cromada, faróis dianteiros em led e com regulagem de altura, rodas diamantadas aro 17 e acabamento preto brilhante.

4. UM ‘TAPA’ NO INTERIOR

Na cabine, a mudança foi mínima. Até o reloginho digital ‘estilo Del Rey’ foi mantido, saindo do topo do painel e indo parar ao lado da central multimídia. De novidade, o quadro de instrumentos ganha grafismo mais moderno e a tela de TFT de 4,2”, disponível a partir da XEi, passa a ser colorida.

As saídas de ventilação adotam formato circular e acabamento cromado. Já a central multimídia, presente na XEI, XRS e Altis, virou totalmente sensível ao toque, com tela de 7”, enquanto o ar-condicionado digital, a partir da XEi, traz uma nova interface.

O interior da versão Altis traz acabamento em couro em tom claro.

O sistema de navegação por GPS, por sua vez, continua a apresentar um certa confusão na hora de traçar as rotas, apesar do manuseio simples dos comandos.

5. ENFIM, CONTROLE DE ESTABILIDADE

O Corolla 2018 passa a contar com controle de estabilidade e de tração, dispositivos que garantem mais segurança, especialmente nas aceleradas mais fortes em curvas e frenagem e desvio abruptos de direção em piso escorregadio.

Além disso foram adicionados assistente de subida (é o fim daquele recuo nas paradas), e sete airbags para toda a linha

6. MAIS CONFORTO, MESMO MOTOR

Houve uma nova calibração dos amortecedores dianteiros e traseiros e as suspensões foram elevadas em 5 mm. A mudança visa manter o equilíbrio entre o conforto e a estabilidade. Com a alteração na suspensão, o software do módulo de controle da direção elétrica também foi recalibrado.

Ao contrário dos rivais Honda Civic e Chevrolet Cruze, que adotaram a motorização turbo, o Corolla não teve alteração na sua mecânica. Permanecem os propulsores aspirados 1.8, de até 144 cv e 18,6 kgfm, e 2.0, de 154 cv e 20,7 kgfm.

A versão de entrada 1.8 GLI (frotistas) é gerenciada pelo câmbio manual de seis marchas, enquanto as demais são administradas pela caixa automática CVT, que simula sete velocidades e traz a opção de trocas sequenciais por ‘borboletas’ no volante e botão de modo esportivo.

Consumo

Motor 1.8 manual

Cidade: 7,4/ 10,7 km/l (etanol/ gasolina)

Estrada: 9,1/ 13,2 km/l (etanol/ gasolina)

Motor 1.8 CVT

Cidade: 7,8/ 11,4 km/l (etanol/ gasolina)

Estrada: 9,2/ 13,2 km/l (etanol/ gasolina)

Motor 2.0 CVT

Cidade: 7,2/ 10,6 km/l (etanol/ gasolina)

Estrada: 8,8/ 12,6 km/l (etanol/ gasolina)

7. SILÊNCIO NA CABINE

Os engenheiros da Toyota melhoram a acústica do carro. Houve a adição de uma camada de borracha no revestimento do painel corta-fogo e colocação de feltros nos painéis das portas.

O resultado é a redução no nível de ruído da cabine, contribuindo para o bem-estar no ambiente.

8. ACESSÓRIOS NOVOS

O cliente Corolla terá 45 itens à disposição para incrementar seu sedã. Dez deles são lançamentos, como sensor de estacionamento frontal, alarme ultrassônico, lâmpada branca para os faróis dianteiros e luzes de led para os de neblina, e gravador de vídeo digital.

O que ele traz

Corolla GLi

R$ 69.690 (manual e CVT)

Direção elétrica; ar-condicionado manual; chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados; computador de bordo; coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; sistema de som com USB e bluetooth; vidros e retrovisores elétricos; e volante multifuncional.

Corolla XEi

R$ 99.990

Acrescenta ar-condicionado digital; chave presencial e botão de partida do motor; retrovisor interno eletrocrômico; controle de velocidade de cruzeiro; rodas de liga leve aro 17; antena barbatana de tubarão; faróis de neblina; acendimento automático dos faróis; painel de instrumentos com tela TFT colorida de 4,2”; sistema multimídia com tela LCD de 7” sensível ao toque, DVD player, navegação GPS, TV digital e câmera de ré.

Corolla XRS

R$ 108.990

Agrega acabamento interno na cor preta; defletor traseiro com luz de freio de led; saias laterais, frontal e traseira; ponteira do escapamento cromada; faróis dianteiros de led com regulagem de altura; e rodas diamantadas aro 17 com acabamento preto brilhante.

Corolla Altis

R$ 114.990

Adiciona ar-condicionado de duas zonas; limpador do para-brisa com sensor de chuva; banco do motorista com regulagem elétrica; retrovisores com rebatimento elétrico; e rodas diamantadas aro 17 com acabamento na cor cinza.

ANTES E DEPOIS

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O jornalista viajou a convite da Toyota
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